Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Ar Mandado

Ar mandado e o seu uso para a saúde das vias respiratórias dos funcionários

As doenças respiratórias são um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Agora imagine para quem necessita estar exposto a produtos e radicais livres que podem potencializar ou ocasionar doenças no pulmão e vias aéreas. Neste caso, é importante em investir em produtos de proteção para garantir uma respiração saudável, como é o caso do ar mandado. 

Conjunto Facial Fluxo Continuo

Conjunto Facial Fluxo Continuo sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contamina...

SKU: R3013404

A consultar

Conjunto Facial para Ar Mandado

Conjunto Facial para Ar Mandado sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contamina...

SKU: R3013405

A consultar

Conjunto Semi Facial

Conjunto Semi Facil Sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contaminados por aero...

SKU: R3013406

A consultar

Mangueira Atóxica

Mangueira Atóxica confeccionado em material atóxico, destinado a utilização em sistema...

SKU: r3013407

A consultar

Engates Rápidos

Engates Rápidos pneumáticos de dupla trava para diversas aplicações. Engate Rápido C...

SKU: R3013408

A consultar

Respirador com Cilindro

Equipamento Autônomo utilizado em ambientes Imediatamente Perigosas a Vida e a Saúde. R...

SKU: R3013397

A consultar

Respirador Autônomo com Cilindro

Equipamento Autônomo utilizado em ambientes Imediatamente Perigosas a Vida e a Saúde. R...

SKU: R3013398

A consultar

Respirador com Cilindro Portátil

Ideal para acesso a espaços confinados, pequenas jornadas de trabalho ou como sistema aux...

SKU: R3013399

A consultar

Respirador de Fuga Portátil

Respirador de Fuga Portátil é um equipamento autônomo de respiração de circuito abert...

SKU: R3013400

A consultar

1 2

Só para exemplificar, uma pesquisa realizada pelo Ibope nos últimos anos apresenta que 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias, tais como a asma e bronquite crônica em sua maioria. 

Agora, imagine as pessoas que sofrem com estas enfermidades terem elas potencializado pela falta de equipamento adequado para a execução das suas atividades e estarem expostas em ambientes com produtos químicos, gases nocivos ou poeiras que podem aumentar essas doenças? 

Por conta disso, o ar mandado é um importante produto para garantir a saúde dos seus funcionários, já que ela consiste em um sistema de alimentação da máscara por meio de ar comprimido, a fim de que o profissional possa respirar tranquilamente sem ter o risco de inalar possíveis materiais nocivos para a sua saúde. 

O uso do ar mandado é utilizado, principalmente, em espaços confinados, a fim de oferecer a oxigenação adequada para a realização de diversos tipos de atividades. Por conta disso, o uso do ar mandado é bastante adotado em:

  • Manutenção de máquinas;
  • Limpeza em locais de difícil acesso;
  • Laboratórios químicos;
  • Serralherias e madeireiras;
  • Almoxarifados com grande concentração de poeiras;
  • Entre outros. 

O que diz a lei sobre o uso do ar mandado?

Antes de falarmos especificamente do ar mandado e se existe uma legislação específica para ele, vale destacar que este é um equipamento de proteção individual. Ou seja, a Norma Regulamentadora 6 já apresenta todas as determinações necessárias sobre o uso adequado do EPI. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração, principalmente em casos de trabalhos em espaços confinados, diz respeito a NR33, que também traz detalhes importantes a cerca do uso do ar mandado e outros tipos de equipamentos para a respiração em locais de difícil acesso. 

Caso queira saber mais sobre outros assuntos relacionados ao uso do ar mandado, existem outras diversas regulamentações específicas, tais como as NR15 e NR 32, nos quais tratam de serviços específicos e também da saúde do funcionário.

É importante salientar que, caso o funcionário que necessite do uso do ar mandado não esteja utilizando o equipamento ou o adote de forma inadequada, além de aumentar consideravelmente o risco de acidentes, a empresa pode sofrer com punições dos órgãos de fiscalização do trabalho. 

Por conta disso, é necessário ficar atento não apenas no ato da compra, mas na manutenção e conservação do sistema de ar mandado, a fim de que ele esteja cumprindo o seu papel de maneira eficiente e sem nenhum tipo de problema. 

Como consiste o equipamento do ar mandado?

O ar mandado conta com alguns equipamentos, a fim de realizar o serviço de fornecer o ar de forma segura para os trabalhadores durante a execução das atividades. Entre alguns dos equipamentos que formam o sistema de ar mandado podemos citar: 

  • Máscara Facial Panorâmica, que é composta de silicone ou neopreme. Este item pode ser inteiro ou semifacial e vem com visor translúcido de policarbonato, além de contar com uma membrana acústica. 
  • A válvula de demanda automática é outro ponto importante, pois ela fica conectada à máscara facial e  fornece, de maneira automática, a quantidade de ar necessária para a inalação por conta de um sistema de compensação de pressão. 
  • Bypass;
  • Cinto antichama, que é utilizado para a conexão da mangueira de linha de ar mandado para o espaço confinado. 

Sistema de ar mandado deve ser adquirido por uma empresa reconhecida no mercado

Antes de já sair às compras para adquirir o sistema de ar mandado é importante procurar por empresas que sejam mais do que apenas reconhecidas no mercado. Um dos pontos que devem ser levados em consideração como um requisito importante é se o sistema de ar mandado conta com o Certificado de Aprovação.

Este documento é o que autoriza a empresa a produzir os equipamentos de proteção individuais e coletivos e demonstra que o sistema de ar mandado passou por todos os testes que levam em consideração a sua resistência, durabilidade, praticidade e conforto para o trabalhador. 

Com estes passos, você poderá ter a tranquilidade adequada ao adquirir o seu sistema de ar mandado para a sua empresa. Além disso, procure por instituições como a R3EPI, que conte com os profissionais mais capacitados e ferramentas que possam produzir os modelos de ar mandado mais eficientes e modernos, a fim de que não haja a necessidade de reposição do material em um curto espaço de tempo.

Entre em contato com um dos consultores da R3EPI e solicite um orçamento que, a partir desta primeira conversa, você não pensará em procurar por outro local. 

Ibope (https://veja.abril.com.br/saude/44-dos-brasileiros-sofrem-com-problemas-respiratorios/ )

Norma Regulamentadora 6 (http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm)

NR33 (LINK: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr33.htm)

NR15 (LINK: https://www.gov.br/trabalho/pt-br)

NR 32.(LINK: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr32.htm)

Open chat