Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Lava Olhos

Lava Olhos são equipamentos de proteção coletiva imprescindíveis a todos os laboratórios. São destinados a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos e/ou face e em qualquer parte do corpo.

Lava Olhos de Emergência

Lava Olhos de Emergência em ferro galvanizado.

SKU: R3013387

A consultar

Lava Olhos para Obras

Lava Olhos para Obras Lava-olhos de emergência em aço inox.

SKU: R3013388

A consultar

Lava Olhos

Lava Olhos,/strong> da R3EPI, a melhor opção do mercado em Lava-olhos de emergência em...

SKU: R3013389

A consultar

Lava Olhos de Emergência para Obra

Lava Olhos de Emergência para Obra

Lava Olhos de emergência em aço inox e acionamento por pedal. Lava Olhos de Emergência...

SKU: R3013390

A consultar

Lava-Olhos-de-Emergência-em-Aço-Inox

Lava Olhos de Emergência em Ferro Galvanizado

Lava Olhos de Emergência em Ferro Galvanizado

SKU: R3013391

A consultar

Lava-Olhos-de-Emergência-em-Aço-Inox

Lava Olhos de Emergência em Aço Inox

Lava Olhos de Emergência em Aço Inox

SKU: R3013392

A consultar

Lava olhos: Equipamento de proteção coletiva e o seu uso na segurança do trabalho

O lava olhos é um item que poucas pessoas conhecem, mas é um produto essencial para o uso em diversos estabelecimentos que fazem a manipulação de produtos químicos ou agentes biológicos que podem ser nocivos ao corpo humano.

O lava olhos é considerado pelas leis de segurança do trabalho como um equipamento de proteção coletiva. Ou seja, este item é adotado por um grupo de trabalhadores, principalmente caso haja o contato destes agentes externos na região ocular da pessoa.

O lava olhos é um produto que está regulamentado nas normas de segurança do trabalho, principalmente pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), por meio da Norma ABNT NBR 16291:2014 no qual especifica não apenas os tipos de lava olhos, como também a regulamentação para os chuveiros de emergência.

 

Lava olhos como funciona?

O lava olhos funciona por meio de um acionamento por botão ou alavanca, no qual é direcionado o fluxo de água no meio dos glóbulos oculares, a fim de higienizar esta região caso o colaborador tenha tido contato com diversos agentes externos que podem causar doenças ou outros tipos de danos para a saúde da pessoa, como o fumo, poeira, corpos estranhos, resíduos, produtos químicos e similares.

Lava-Olhos

São muitos os estabelecimentos que tem adotado o uso do lava olhos mesmo que, em alguns casos, não haja a obrigatoriedade da utilização deste item. Entretanto, os casos nos quais o lava olhos de emergência é um item obrigatório e essencial são:

 

Construção e reparação naval;

Abatedouros e processamento de carne e derivados;

Hospitais e centros de saúde;

Laboratórios;

Indústrias químicas;

Oficinas que lidem com produtos químicos;

Entre outros.

 

Os lava olhos podem ser encontrados como itens fixos, por meio dos chuveiros pequenos, assim como também os modelos portáteis, compostos por pequenos frascos com água.

Lava olhos como escolher o melhor?

Agora que você conhece o que é o lava olhos e também a sua importância para o uso na segurança do trabalho, é primordial levar em consideração alguns dos principais fatores, a fim de que você possa ter em mãos um item de qualidade e que não causará problemas nas horas mais necessárias.

Primeiramente, devemos ressaltar que os lava olhos são completamente diferentes das pias que encontramos nos banheiros e devem ser desenvolvidos atendendo a uma série de critérios e normas específicos, a fim de oferecer o máximo de agilidade e eficácia nos momentos mais difíceis.

O lava olhos é um item que deve ser produzido com materiais resistentes, tais como o aço inox, e possa ser instalado de maneira adequada, a fim de que haja uma maior resistência e evite rachaduras ou danos, principalmente durante o uso, a fim de estar sempre à disposição nos momentos importantes.

Em segundo lugar, outro ponto importante diz respeito à sinalização. Diante disso, é necessário que o lava olhos esteja com cores que destoem da identidade visual ou da coloração do espaço, além de contar com placas de sinalização a fim de oferecer o máximo de informações possíveis para que a pessoa que necessite deste item possa utilizá-lo o mais rápido possível.

Além disso, outro fator importante é a localização do lava olhos de emergência. É necessário de que ele esteja instalado próximo ao local no qual haverá o contato com os produtos contaminantes, seja reagentes químicos ou biológicos, a fim de que diminua o tempo de transição entre a exposição a estes agentes até a higienização.

lava-olhos-2

Por fim, outro fator de extrema importância diz respeito à manutenção do lava olhos, já que é necessário que este item esteja sempre em bom estado e que seja analisado sempre o seu funcionamento, com a finalidade de que não ocorram falhas nos momentos mais importantes.

Existe uma grande variedade de lava olhos, inclusive as que estão acopladas com os chamados chuveiros de emergência, que são adotados em locais nos quais possui um maior contato com agentes biológicos ou químicos que oferecem danos ao ser humano.

Diante destes aspectos, é necessário analisar o que diz a ABNT como também as normas de segurança do trabalho. Isso é muito importante para que você possa escolher o tipo de lava olhos que mais combine com a sua proposta e possa impactar positivamente o seu estabelecimento.

Com estes passos, não deixe a segurança dos seus funcionários para depois. Invista no uso do lava olhos mais apropriado para o seu estabelecimento, pois o cuidado com os colaboradores faz com que haja um melhor desempenho e também evita acidentes, que pode ocasionar em problemas ao seu negócio.

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!