Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Descartáveis

A realização de trabalhos utilizando equipamentos de segurança descartável nos últimos tempos tem sido uma medida indispensável para a manutenção da integridade física dos colaboradores. Desta forma, é imprescindível que empregados e empregadores tenham a consciência de que o seu uso não se trata de algo sem fundamento, mas comprovado cientificamente que garante a saúde do trabalhador, evitando a possibilidade de riscos para sua vida e para a vida de outros que estiverem no mesmo ambiente também. Mas não é só, a utilização de alguns equipamentos também envolve questões de higiene sanitária, o que não deixa de abarcar a segurança do consumidor.

Manga de Segurança Descartável

Manga de Segurança Descartável

SKU: R3013426

A consultar

Capa Impermeável Polietileno

Capa Impermeável Polietileno

SKU: R3013427

A consultar

Cinto Abdominal Lombar

Cinto Abdominal Lombar quando os trabalhadores estão realizando trabalhos que exigem desl...

SKU: R3013422

A consultar

Colete Imobilizador Dorsal (KED)

COLETE IMOBILIZADOR DORSAL (KED) é utilizado na imobilização do coluna vertebral e extr...

SKU: R3013329

A consultar

Luva Descartável Nitrílica

Luva Descartável Nitrílica produzida em ambiente controlado, no qual há baixa concentra...

SKU: R3012254

A consultar

Luvas de Vinil Descartável

Luvas de Vinil Descartável transparente com Amido Anti-Alérgico, ambidestra, com ISO 900...

SKU: R3012256

A consultar

Touca De Rede Descartável

Touca De Rede Descartável touca Capilar confeccionada em TNT (Tecido Não Tecido) na cor...

SKU: R3012305

A consultar

Capa de Chuva com Touca

Capa de Chuva com Touca confeccionada em PVC forrada, capa de chuva com capuz, disponíve...

SKU: R3012463

A consultar

Mascara Descartável Multiuso

Mascara Descartável Multiuso confeccionada em duas camadas, sendo a externa 100% de polip...

SKU: R3012303

A consultar

1 2

 

Formalmente convencionou-se a sigla EPI’s que significa “Equipamentos de Proteção Individual’, que na prática mantém a integridade física dos trabalhadores e também, garante a mesma condição para os envolvidos na relação com o empregado. Esses instrumentos podem ser utilizados apenas para proteger o empregado dentro da sua função ou até mesmo para proteger a higiene sanitária em situações que exigem tal condição, como é o caso das profissões na área da saúde.

 

descartaveis

 

São muitos os casos em que os empregados podem precisar desse tipo de proteção em suas atuações no trabalho. Os casos que mais se destacam, dizem respeito a utilização de materiais que envolvem procedimentos químicos ou que de alguma maneira podem ferir o corpo do empregado.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS DESCARTÁVEIS

Os descartáveis têm destaque na sua principal função porque o custo é baixo para sua utilização em massa. No entanto, conforme o próprio nome já aduz, só pode ser usado uma vez e após a utilização, deve ser descartado no lixo adequadamente.

Na área da saúde, por exemplo, os cuidados devem sempre ser relacionados a manutenção da saúde do paciente e do profissional. Essa segurança se perpetua até o descarte do objeto, que por sua vez, pode contar com micróbios e bactérias dos procedimentos realizados.

Os resquícios podem de alguma forma comprometer a higiene sanitária da qual ele foi descartado. Por isso, recomenda-se que a conservação e o descarte sigam um parâmetro rígido, tanto para uso, tanto para após uso.

Os descartáveis podem evitar, tanto riscos biológicos, quanto riscos químicos, tais como vírus, névoas, bactérias, dentre outros elementos que podem comprometer a saúde do colaborador, como também, o objeto trabalhado.

Dentre os itens de descartáveis, os mais conhecidos são:

  • Aventais;
  • Toucas;
  • Máscaras respiratórias;
  • Sapatos de segurança;
  • Óculos de segurança;
  • Luvas de Segurança.

Esses itens são mais utilizados nos serviços envolvendo procedimentos de saúde, procedimentos industriais ou químicos que muitas vezes em contato com a pele do operador, podem causar dano ou contaminação.

 

COMO MANTER OS DESCARTÁVEIS CONSERVADOS

 

Esses materiais devem ser conservados em locais afastados dos ambientes de trabalho do profissional, sobretudo para que os resquícios do objeto trabalhado não venham ter contato com os descartáveis.

Ambientem limpos e arejados, em que a temperatura do ambiente não esteja sobremaneira elevada ou baixa, de forma que comprometa a composição do material descartável. Além disso, o ambiente de conservação deve ser seguro, considerando que, caso o objeto venha rasgar ou quebrar, terá sua função totalmente comprometida.

 

descartaveis-2

 

Lembrando que, em caso de deterioração, os descartáveis não podem ser aproveitados de maneira alguma. Na mesma proporção que o material pode garantir a segurança do utilizador, pode também comprometer toda a sua função, se utilizado de maneira incorreta.

Para facilitar a conservação e manuseio, recomenda-se que os materiais descartáveis estejam armazenados sempre em máxima proximidade o ambiente em que ele efetivamente será utilizado, assim como, os instrumentos de descarte próximos da mesma forma, para que ao finalizar qualquer procedimento, o utilizador possa jogá-lo fora.

RECOMENDAÇÕES DE USO

A principal regra diz respeito ao local de uso. É indispensável que a sua utilização seja limitada à apenas o local de trabalho. Assim que finalizadas as atividades, é totalmente proibido e arriscado transitar em locais comuns com os descartáveis.

As luvas descartáveis, por exemplo, não podem ser lavadas ou reutilizadas, pois a sua composição descartável, não permite tal funcionalidade.

Jalecos e aventais descartáveis, devem ser ajustáveis/reguláveis ao corpo, a fim de garantir a proteção integral da área que se quer proteger.

No caso das toucas, em todo o caso, recomenda-se a utilização com elástico, pois, desta forma, pode ser auto ajustável à cabeça, não permitindo que haja possibilidade de contaminação no material utilizado.

Normalmente esses produtos são fabricados em material plástico ou de TNT, contudo, nem sempre esse material consegue atingir sua finalidade de proteção, em contato com material cuja reação química pode ser efetivada em contato com a composição do material descartável.

 

descartaveis-3

 

De todo modo, em cada caso, exige-se um produto específico, podendo ser descartável ou até mesmo impermeável. Da mesma forma, deve ser analisada a compatibilidade com o material que será trabalhado, para que não haja complicações e comprometimento com a condição física do colaborador.

Demais recomendações de uso, conservação e descarte, podem ser consultadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

 

Open chat