Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Bloco de Polia

O bloco de polia é um conjunto de equipamentos utilizados para realização de atividades em ambientes confinados.

Esses ambientes são caracterizados pela impossibilidade ou dificuldade da permanência física em razão da baixa concentração de oxigênio ou partículas químicas suspensas no ar, que podem comprometer durante a inalação por muito tempo, a saúde e a vida do colaborado. O bloco de polia, permite que o deslocamento vertical do colaborador, de cargas ou do colaborador com cargas, possa ser realizado de forma confortável e segura para o colaborador, durante a execução de suas atividades. 

Bloco de Polia 3 por 1 em Z descida e subida

Com formatos exclusivos a linha de polias oferece dinâmica e funcionalidade em peças que...

SKU: R3013149

A consultar

Bloco de Polia 3 por 1 em Z Subida

Com formatos exclusivos a linha de polias oferece dinâmica e funcionalidade em peças que...

SKU: R3013150

A consultar

Bloco de Polia 4 por 1 em Bloco Subida

Com formatos exclusivos a linha de polias oferece dinâmica e funcionalidade em peças que...

SKU: R3013151

A consultar

Bloco de Polia 4 por 1 Moitão com nó Prussik

Bloco de Polia 4 por 1 Moitão com Nó Prussik, sistema simples e eficaz para diversos tra...

SKU: R3013278

A consultar

Bloco de Polia 5 por 1 em Bloco Subida e Descida

Com formatos exclusivos a linha de polias oferece dinâmica e funcionalidade em peças que...

SKU: R3013152

A consultar

Mosquetão Industrial

Mosquetão Industrial. Dispositivo ideal para os mais variados modos de ancoragem de linha...

SKU: R3012072

A consultar

Mosquetão em Aço Formato D

Mosquetão em Aço Formato D. Dispositivo ideal para variados modos de ancoragem de linhas...

SKU: R3012073

A consultar

Cordas Poliamida 12mm

Cordas Poliamida 12mm Corda trançada com alma torcida e capa em poliamida, ideal para pr...

SKU: R3011933

A consultar

Polias para Corda até 13mm

Polias para Corda Até 13mm Polia para cordas de até Ø13mm, com placas oscilantes em aç...

SKU: R3011979

A consultar

1 2 3

 

A utilização do bloco de polia como ferramenta auxiliar para o resgate e deslocamento do colaborador durante a realização da sua atividade laboral, precisa ser muito cautelosa, considerando que o risco em decorrência da altura e das condições do espaço confinado, podem comprometer a realização do serviço e até mesmo, em situações de uso inadequado, causar acidentes. 

Fazendo uma análise prévia da atividade a ser desenvolvida, é possível escolher qual o melhor equipamento para melhor aproveitamento das atividades dos colaboradores, de forma segura e confortável. 

FUNCIONALIDADES DO BLOCO DE POLIA

As polias são ferramentas muito simples, mas com um impacto significante em trabalhos complexos, sobretudo, em trabalhos realizados em espaços confinados. Essa ferramenta permite a realização do deslocamento vertical, reduzindo o esforço necessário para levantar ou empurrar pessoas ou objetos. 

Essencialmente, esse equipamento funciona em trabalhos com sistema de subida e descida em atividades verticais, com limite de altura de até 10 metros. Pode funcionar para a realização as seguintes atividades: 

  • Resgates; 
  • Içamento de carga;
  • Trabalhos em Espaços Confinados. 

Esse equipamento é utilizado na maior parte dos casos na construção civil e em espaços industriais. Mas em casos excepcionais, como por exemplo, de resgate, ela também pode ser bastante funcional. 

TIPOS DE POLIA

O mercado de equipamentos de segurança atualmente comercializa dois tipos de polia. Polia móvel e polia fixa. Para os espaços confinados, é utilizado a polia móvel, que possui uma característica essencial para essa atividade: a polia móvel é capa de reduzir pela metade o peso do objeto ou da pessoa em deslocamento vertical. 

Por outro lado, na polia fixa, o peso do objeto não é alterado. Por isso, essa modalidade só é recomendada para casos em que se tem prioridade o posicionamento do objeto em um local específico desejado. 

No caso das polias móveis, a cada aumento de polias no sistema de deslocamento, o peso vai diminuindo pela metade durante o deslocamento do objeto. 

Por exemplo, em um bloco de polias 4/1, diminui-se o peso em 4 vezes no deslocamento vertical do objeto ou pessoa.

Esse equipamento tem um impacto muito importante na construção civil e em outros setores empresariais, em que o esforço físico é necessário para o desenvolvimento de atividades. 

Assim, se esses equipamentos tiverem uma utilização adequada, os usuários estarão livres de problemas na sua saúde, como por exemplo, na coluna, lombar ou músculos, considerando que o peso é diminuído em quantidade significante. 

EQUIPAMENTOS ACESSÓRIOS DA SUA COMPOSIÇÃO

O bloco de polia funciona com um Kit de equipamentos acessórios, essenciais para o seu desempenho. 

  • Freio;
  • Polias Duplas;
  • 50 metros de corda; 
  • Mosquetões. 

Esses equipamentos auxiliares, servem como acessórios tanto para execução de deslocamento de cargas ou deslocamento vertical de pessoas. Contudo, sua utilização deve ser bastante cautelosa, considerando que é um equipamento perigoso, pois envolve alturas com consideráveis condições de causar acidentes. 

O formato desses equipamentos acessórios é desenvolvido para garantir o deslocamento vertical com segurança, por isso, o material é bastante resistente para suportar pesos em situações de movimentação em posições verticais muito altas. 

RECOMENDAÇÕES DE USO

As recomendações de uso são prescritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem o objetivo de garantir que os usuários possam realizar suas atividades sem comprometer sua saúde ou sofrer acidentes. Por isso, recomenda-se em todos os casos, a atenção total a essas recomendações. 

Em primeiro momento, verificar se os equipamentos adquiridos possuem certificado de aprovação pelo INMETRO, órgão responsável por confirmar a segurança, integridade e pleno funcionamento do equipamento. 

Em seguida, é necessário observar as condições dos usuários que irão operar o equipamento, a fim de conhecer previamente suas condições físicas e reações à altura e a espaço confinado. 

Recomenda-se da mesma forma, que seja observado as condições do local e quais elementos integrarão o deslocamento vertical. O espaço precisa ser compatível com os equipamentos, e essa análise precisa ser realizada com antecedência. 

É norma obrigatória que os equipamentos que façam o deslocamento de cargas sejam diferentes dos equipamentos para o deslocamento de pessoas. Em caso de descumprimento, o responsável pela utilização pode ser penalizado administrativamente e judicialmente. 

E por fim, é necessário que todos os usuários estejam conscientes da necessidade de desenvolver todas as atividades de maneira segura e equipada, ou seja, utilizando todos os equipamentos de segurança obrigatoriamente. 

Open chat