Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Dutos Para Insuflador

O Dutos Para Insuflador  é responsável pela transferência do ar para o ambiente confinado, como medida de segurança, a fim de garantir que o ar não esteja contaminado ou insuficiente para o colaborador. Os espaços confinados, são caracterizados pela NR 33 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o descumprimento dessas normas pode acarretar sanções administrativas. Por isso, é indispensável a utilização desse equipamento auxiliar para realização de trabalhos em espaços confinados.

 

Duto Standard

Dutos Standard Área classificada / Área não classificada, confeccionado em PVC, Alta fl...

SKU: R3013290

A consultar

Duto Preto

Dutos Preto Área Classificada Explosive-Proof, Confeccionado em PVC com tratamento a prov...

SKU: R3013291

A consultar

Duto Silicone

Duto Silicone

Dutos Silicone para utilização com Exaustor / Insuflador destinado para áreas não clas...

SKU: R3013292

A consultar

Duto Alta Temperatura

Dutos Alta Temperatura para utilização com Exaustor / Insuflador destinado para áreas n...

SKU: R3013293

A consultar

Esse equipamento (Dutos Para Insuflador ) é desenvolvido com material leve e exerce função essencial para atender as necessidades respiratórias dos trabalhadores. Recomenda-se, no entanto, que sejam obedecidas algumas diretrizes no que diz respeito ao seu uso. O material precisa ser conservado em ambiente com boas condições, para não danificar sua estrutura e sempre ser testado antes do uso, para evitar surpresas desagradáveis e até mesmo acidentes.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL DOS DUTOS PARA INSUFLADOR

Os dutos são desenvolvidos com materiais específicos para que na sua utilização não venha causar nenhum acidente, muito menos, apresentar riscos aos usuários. Isso é muito importante, considerando que normalmente esse equipamento é utilizado em ambientes industriais e, por isso, alguns materiais podem ser incompatíveis com a sua utilização.

Alguns ambientes confinados, por exemplo, contém partículas inflamáveis suspensas no ar, o que pode causar acidente, em caso de utilização de equipamento que possa causar alguma reação química com essas substâncias.

Esse equipamento é desenvolvido de forma leve e retrátil, a fim de garantir eficiência máxima na transferência de ar. A composição do seu material é de vinil e poliéster, a fim de tornar o equipamento mais flexível e maleável, além de não ser emendado, o que nesse caso, poderia favorecer a ocorrência de rasgo no material.

Os dutos são altamente resistentes e podem resistir a temperaturas de até 82ºC, graças a composição do seu material que permite essa mudança de temperatura.

Eles também podem funcionar sem a necessidade de transferência de energia elétrica, podendo ser alimentado por bateria de carro ou caminhão por corrente contínua.

FUNCIONALIDADE DOS DUTOS

Sua funcionalidade possui maior especificidade para utilização em espaços confinados. Nesse ambiente, cuja necessidade de transferência de ar é maior, os dutos podem tornar a circulação de ar melhor e evitar danos aos usuários em razão da contaminação do ar ou baixa concentração de oxigênio.

O equipamento tem funcionalidade acessória, considerando que irá possibilitar a transferência do ar, produzida pelo insuflador. Por isso, recomenda-se verificar a compatibilidade de cada equipamento com o duto específico para a atividade desenvolvida.

FORMAS DE USO

Ao adquirir o equipamento, recomenda-se que o uso seja em obediência as normas técnicas e também, observado as recomendações dos fornecedores. Tem-se como principal recomendação de queo duto seja conectado ao insuflador, de modo que não haja fuga de ar, o que resultaria em um mau funcionamento do equipamento.

Da mesma forma, é importantíssimo que seja observado as características do ambiente, antes de utilizar o equipamento, a fim de verificar a necessidade do espaço confinado em relação a distribuição de ar. É preciso confirmar que a transferência de ar através do dudo atenderá as necessidades do espaço, garantindo suficientemente a inalação de ar saudável para os colaboradores presentes no espaço confinado.

TIPOS DE DUTOS PARA ESPAÇOS CONFINADOS

No mercado de equipamentos auxiliares de segurança, especificamente no que diz respeito a equipamentos desenvolvidos para espaços confinados, existe uma boa variedade de dutos. No entanto, como alertado no parágrafo anterior, recomenda-se que se faça uma análise das necessidades do ambiente, antes de adquirir o produto, a fim de verificar, qual o melhor duto específico para determinado espaço e também de acordo as necessidades dos colaboradores.

Há dutos flexíveis térmicos, dutos flexíveis em PVC, dutos flexíveis em alumínio, dutos flexíveis aluminizados, dutos termo acústico e dutos especiais.

Os dutos termo acústicos, possuem um diferencial em relação às outras categorias, considerando que eles atenuam o ruído do ar. Dessa forma, o equipamento se apresenta como mais favorável ao trabalho do operador, pois não irá sofrer com o incomodo no ouvido.

Os dutos de alumínio podem ser essenciais para trabalhos cuja temperatura ultrapasse o 100ºC. Da mesma forma pode suportar temperaturas abaixo de 0ºC.

Em situações em que se deseje manter a temperatura do ambiente controlada, sugere-se o uso de dutos térmicos, que tem essa funcionalidade específica.

Observe que cada funcionalidade vai depender da temperatura que se deseja trabalhar no ambiente e também, a temperatura que se deseja manter. Por isso, é imprescindível um estudo prévio das condições do ambiente.

RECOMENDAÇÕES DE USO

Além de se observar as diretrizes da ABNT, recomenda-se que seja feito um estudo prévio do ambiente e das condições físicas dos trabalhadores.

Da mesma forma, sugere-se que todos os equipamentos de segurança sejam testados antes da sua utilização, para evitar falhas de funcionamento quando efetivamente for necessária à sua utilidade.

Por fim, sempre que for adquirir o produto, sugere-se que seja conferido o Certificado de Aprovação, que garante a qualidade e funcionamento adequado do produto.

Open chat