Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Kit Epi Espaço Confinado

KIT EPI ESPAÇO CONFINADO

A qualidade e contínua produtividade em uma organização, depende essencialmente da forma que seu ambiente é conservado e de um bom kit EPI Espaço Confinado. Integra as normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que a execução de procedimentos operacionais em espaços confinados, devem atentar-se a segurança e bem-estar dos trabalhadores. 

Conjunto Facial Fluxo Continuo

Conjunto Facial Fluxo Continuo sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contamina...

SKU: R3013404

A consultar

Conjunto Facial para Ar Mandado

Conjunto Facial para Ar Mandado sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contamina...

SKU: R3013405

A consultar

Conjunto Semi Facial

Conjunto Semi Facil Sistema desenvolvido para trabalhos em ambientes contaminados por aero...

SKU: R3013406

A consultar

Mangueira Atóxica

Mangueira Atóxica confeccionado em material atóxico, destinado a utilização em sistema...

SKU: r3013407

A consultar

Engates Rápidos

Engates Rápidos pneumáticos de dupla trava para diversas aplicações. Engate Rápido C...

SKU: R3013408

A consultar

Conjunto Ar Mandado

O Cavalete de Conjunto Ar Mandado, é utilizado para a filtragem de ar proveniente de comp...

SKU: R3013403

A consultar

Suspensor

Suspensor, confeccionado em aço inox com 5mm de espessura, desenhada de forma que o mesmo...

SKU: R3013306

A consultar

Suspensor de Resgate

Suspensor de Resgate, dispositivo de ancoragem para suspensão por pontos nos ombros para...

SKU: R3013306

A consultar

Suspensor para Espaço Confinado

Suspensor para Espaço Confinado, possui mosquetões triangulares para fácil inserção n...

SKU: R3013307

A consultar

1 2 3 7

O Brasil está no ranking mundial de países que mais possuem vítimas de acidentes de trabalho. Esse número é mais significante quando se faça em trabalhos desenvolvidos em espaços confinados. 

Os espaços confinados requerem maior atenção, exatamente porque segundo dados oficiais do governo brasileiro, esses ambientes são os que mais registram acidentes de trabalho e que comportam possíveis riscos a integridade física dos colaboradores. 

Isso considerando que as características específicas dos ambientes confinados, não comportam a presença física de pessoas. Assim, para que a atividade possa ser exercida dentro das necessidades requeridas, é necessário obedecer a essas normas e utilizar os equipamentos necessários e indispensáveis para essas atividades. 

As normas gerais regulamentadoras para esses ambientes podem ser consultadas na NR 33 do MTE, que dispõe de diretrizes obrigatórias para todas as empresas e empregados que desenvolva suas atividades em espaços desta natureza. 

Observar essas diretrizes indispensáveis, torna-se obrigatório 

O QUE PODE CARACTERIZAR UM ESPAÇO CONFINADO

Antes de se preocupar com os equipamentos adequados a serem utilizados nesse tipo de espaço, a necessário saber quais características determinam a condição de confinamento do ambiente. 

Uma caracterização básica, diz respeito a condição para a qual esse espaço foi criado, ou seja, espaços que não possuem estrutura para comportar a permanência de colaboradores. 

As principais características são as seguintes: 

  • Espaços com baixa concentração de oxigênio;
  • Ambientes com muita concentração de substância tóxicas e produtos químicos, como sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono e metano; 
  • Espaços com baixa iluminação ou visibilidade;
  • Lugares com ventilação natural abaixo do que o recomendável pelas normas técnicas; 
  • Ambientes apertados, com espaços cuja mobilidade é precária e sem vias de escape.

Essas características são exemplificativas, podendo haver vários outros ambientes cuja segurança do colaborador esteja em risco, caso não utilize um bom kit epi espaço confinado

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA AMBIENTES CONFINADOS

Pelo que já foi mencionado sobre as características dos ambientes confinados, não restam dúvidas a respeito de como é indispensável e essencial a utilização de equipamentos de proteção individual, especificamente para esse tipo de ambiente. 

Dentre as ferramentas mais conhecidas, pode-se destacar as seguintes: 

  • Calçados fechados (botas); 
  • Capacete de segurança; 
  • Cinturão de Segurança; 
  • Respirador; 
  • Trava-quedas e acessórios;
  • Luvas de segurança;
  • Equipamentos que podem ser usados para resgate; 
  • Tripés; 
  • Guinchos;
  • Exaustores e Insufladores de Ar. 

BOTAS DE SEGURANÇA

As botas de segurança são de fato essenciais para a utilização em espaços confinados, considerando que protege a extensão do corpo, pés e pernas. Pelas condições dos ambientes confinados serem muito peculiares, muitas vezes o colaborador pode se arriscar em derrapagens e também, contato com elementos químicos prejudiciais. 

Por isso, não se recomenda, por exemplo, em hipótese alguma, a utilização de sandálias abertas ou até mesmo, sapatos comuns, como tênis ou botas não apropriadas para determinada função. 

Esses itens, apesar de cobrirem os pés de certa forma, podem não resistir a circunstâncias inesperadas, podendo, inclusive, causar acidentes maiores, como escorregões ou torços nos membros inferiores do colaborador. 

CAPACETES

Os capacetes, especialmente os desenvolvidos com jugular, podem conferir aos trabalhadores diversas formas de proteção. Esse equipamento, pode proteger o operador em situações relacionadas a quedas de objetos, choques elétricos, grandes impactos, dentre outras circunstâncias que envolvem ambientes confinados. 

CINTOS DE SEGURANÇA

Ambiente confinados, normalmente, envolvem descidas e subidas em alturas consideráveis. Por isso, os cintos de segurança são extremamente importantes para que os riscos de queda sejam evitados. 

RESPIRADORES

A principal característica dos ambientes confinados é a ausência de pouca circulação de oxigênio. Por isso, sem a sua utilização, os riscos de falta de ar, dentre outras questões respiratórias, podem colocar violar a integridade física das condições de trabalho. 

Além de tudo, especialmente em ambientes cujas atividades industriais envolvem o trabalho com compostos químicos, que também podem prejudicar a saúde do trabalhador na manipulação. Por isso, os respiradores também impedem que o trabalhador possa ter contato com agentes nocivos, inalando essas composições por muito tempo. 

TRAVA-QUEDAS E ACESSÓRIOS

Esse equipamento também faz parte do desenvolvimento de atividades que envolvam altura, de forma a prevenir possíveis acidentes. Ele funciona para a retenção de quedas, caso elas ocorram em falha de outros equipamentos utilizados na atividade. 

As normas reguladoras estabelecem que todos esses equipamentos são indispensáveis para utilização de trabalhadores que desenvolvam suas atividades em espaços caracterizados como confinados. 

O não observância dessas normas, permitindo que os trabalhos sejam desenvolvidos sem esses equipamentos, podem causar sérios problemas para o empregador, assim como, para os seus colaboradores. 

Além de evitar o risco de danos maiores, como acidentes fatais, a utilização desses equipamentos permite que a longo prazo, a saúde do colaborador não venha ser comprometida. 

Open chat