Equipamentos EPI
Manter o ambiente de trabalho seguro deve ser uma prioridade para as empresas que se preocupam com o bem estar físico e com a saúde mental dos seus seus funcionários. Porém, nem todos os empregadores sabem a importância do EPI no dia a dia de alguns profissionais.
Trava Quedas de Cabo de Aço João Pessoa
Trava Quedas de Cabo de Aço João Pessoa Equipamento confeccionado em aço inox, com mosq...
SKU: R302000
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Recife
Trava Quedas de Cabo de Aço Recife Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetão...
SKU: R301999
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Maceió
Trava Quedas de Cabo de Aço Maceió Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetã...
SKU: R301998
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Natal
Trava Quedas de Cabo de Aço Natal Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetão...
SKU: R301997
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Rio Branco
Trava Quedas de Cabo de Aço Rio Branco Equipamento confeccionado em aço inox, com mosque...
SKU: R301996
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Porto Velho
Trava Quedas de Cabo de Aço Porto Velho Equipamento confeccionado em aço inox, com mosqu...
SKU: R301995
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Belém
Trava Quedas de Cabo de Aço Belém Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetão...
SKU: R301994
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Boa Vista
Trava Quedas de Cabo de Aço Boa Vista Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquet...
SKU: R301993
A consultar
Trava Quedas de Cabo de Aço Macapá
Trava Quedas de Cabo de Aço Macapá Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetã...
SKU: R301992
A consultar
Os equipamentos de proteção individual são cruciais em determinadas profissões de risco e reduzem as chances de mortes causadas por imprudência ou acidente.
O que é EPI?
Equipamentos EPI é um Equipamento de Proteção Individual utilizado individualmente por um trabalhador durante sua atividade laboral. O objetivo é proteger o funcionário de qualquer risco à sua saúde no ambiente de trabalho.
O uso desse item é obrigatório, pois ele elimina os riscos de incidentes durante o desenvolvimento de alguma atividade. Quando os equipamentos não são utilizados ou não oferecem uma proteção completa, pode-se aumentar a chance de ocorrer algum acidente de trabalho ou doença profissional.
Sendo assim, se você possui funcionários atuando sem equipamentos de proteção, é hora de rever as práticas dentro da sua empresa! Veja como melhorar a qualidade de vida e segurança dos seus colaboradores.
Para que servem os EPIs de segurança?
Os Equipamentos EPI servem para neutralizar a ação do agente agressivo contra uma pessoa. Por exemplo, se uma ferramenta leve cair de um local alto sob um trabalhador com capacete, certamente o material será danificado. Porém, o funcionário que o está usando sairá ileso ou com uma lesão mínima.
Sem dúvidas, o capacete evita acidentes graves, que podem levar a pessoa a óbito, assim como outro item de proteção individual. O EPI também protege o organismo do funcionário contra substâncias com propriedades alérgicas, tóxicas e agressivas, que podem desencadear doenças.
Vale salientar que os equipamentos de proteção individual não possuem uma classificação específica. Sendo assim, eles podem ser identificados pelo local de proteção, como:
- Cabeça;
- Tronco;
- Vias respiratórias;
- Membros superiores e inferiores;
- Etc.
Então, fique atento pois falaremos mais adiante sobre os tipos de EPIs.
Quais os principais tipos de Equipamentos EPI?
Os principais são os protetores de cabeça, como capacetes, protetores faciais e oculares, como máscaras, viseiras e óculos. Além disso, existem os auriculares, como protetores auditivos, abafadores e tampões.
Você também verá os aventais como proteção para o tronco, os respiradores como protetores respiratórios. Por fim, existem luvas para as mãos, sapatos protetores, como botas e coturnos e sistemas anti-quedas, além do conhecido cinto de segurança.
Como é possível perceber, os EPI são divididos por área do corpo que precisa de proteção. Por isso, é muito importante que o empregador saiba exatamente quais itens precisa adquirir para o seu colaborador.
Segurança e saúde no trabalho
Como já foi dito, é obrigação do empregador fornecer Equipamentos EPI que sejam adequados, além de instruir o colaborador sobre o uso deles. Por isso, o RH deve fiscalizar, repor os itens quando estiverem danificados e exigir o uso. Ele deve garantir que todos estejam desempenhando seu trabalho de acordo com as normas de segurança.
Ou seja, não adianta apenas entregar os EPI segurança, é necessário também cuidar de outros detalhes que impactam na saúde dos colaboradores. Ao atender as necessidades de segurança de cada trabalhador, você verá um impacto positivo em toda a empresa.
Em seguida, ofereça programas de treinamento para que cada colaborador possa utilizar o equipamento de forma correta. Esse período é importante para que o trabalhador entenda a importância dos EPIs e possam atuar de forma efetiva, com base nas regras e normas de segurança. Eles saberão:
- Como utilizar corretamente o maquinário;
- Os EPIs que deverão usar;
- Movimentação das cargas.
Aliás, apoie-se em boas práticas, que podem reduzir os problemas no ambiente de trabalho, como:
- Manter o local arejado e organizado;
- Utilizar placas sinalizadoras que identifiquem as vias de acesso e as saídas de emergência;
- Deixe os produtos químicos bem guardados e longe do acesso de pessoas que não sabem manipulá-los;
- Evite deixar o chão molhado ou úmido;
- Mantenha as áreas de circulação livres;
- Faça uma manutenção preventiva em todos os equipamentos de segurança.
Fale agora com um de nossos colaboradores!
Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!