Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Construção Civil

Conheça o nosso portfólio e tire as suas dúvidas, pois, a partir do primeiro contato com os nossos consultores para a criação dos materiais adequados para a construção civil você se surpreenderá com o retorno a curto, médio e longo prazo.

Kit para Obra

Kit para Obra, preparado pela R3 EPI para atender aos trabalhadores que executam tarefas n...

SKU: R3013466

A consultar

Kit Proteção

A R3 EPI desenvolveu o Kit Proteção para trabalhadores que executam tarefas onde haja ri...

SKU: R3013467

A consultar

Luva de Corte Tricotada com Fio Spectra

Luva de Corte Tricotada com fio Spectra

SKU: R3013429

A consultar

Luva de Segurança Térmica

Luva de segurança térmica, tricotada em fibras térmicas de poliéster e spandex, sem em...

SKU: R3013420

A consultar

Luva Tricotada em Fio de Poliamida

Luva Tricotada em Fio de Poliamida

LUVA TRICOTADA EM FIOS DE POLIAMIDA

SKU: R3013421

A consultar

Placa Vibratória

Placa Vibratória

Placa Vibratória à Gasolina Base de 500 x 595mm c/motor, Motor Lifan. Força centrífug...

SKU: R3200166

A consultar

Mangote para Vibrador de Concreto

Mangote para Vibrador de Concreto 1,5m, Para uso com vibrador de cocreto GVC 20 EX. Garra...

SKU: R3200168

A consultar

Proteção Luva Látex

Proteção Luva Látex Luva de látex com forro flocado de algodão, punho com virola e pa...

SKU: R3013100

A consultar

Luva de Látex Epi

Luva de Látex Epi Luva R3EPI em Látex com forro em verniz Silver. Nas cores Azul e Amare...

SKU: R3013101

A consultar

1 2 3 7

Construção Civil: Como realizar a escolha dos itens para cada situação

 

O segmento da construção civil é um dos setores de maior risco para o trabalhador, de acordo com o mais recente Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), que mostra que em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho em todo o país.

 

Apenas no segmento da construção civil, este valor equivale a 5,46% do valor, ou seja, 30.025 de todos os casos. Além disso, o número de afastamentos do emprego por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil foi de 142.782.

 

Este número, inclusive, poderia ter sido maior se não fosse pelo uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, o que diminuiu as mortes e garantiu uma maior proteção das pessoas na construção civil, a fim de, inclusive, evitar problemas de saúde e acidentes de trabalho.

 

O uso dos materiais para garantir a segurança dos profissionais que trabalham, inclusive, é obrigatório e, caso não siga todos os protocolos e cuidados adequados, existe o risco de que a obra seja fechada e multas, além do pagamento de indenizações caso ocorra acidentes e, na esfera criminal, o processo de homicídio doloso e culposo.

 

Por conta disso, apresentaremos, neste artigo, os principais motivos que fazem com que você possa escolher, com cuidado, os equipamentos de proteção individual e também os coletivos para o segmento de construção civil.

 

construção-civil

 

 

Quais os 10 acidentes mais comuns no segmento da construção civil?

 

Antes de enumerarmos sobre a importância em se investir nos itens para garantir a segurança na construção civil é necessário saber a cerca dos principais acidentes neste segmento para que você tenha o conhecimento das maneiras de evitá-los.

 

  • Quedas de alturas;
  • Picadas de animais peçonhentos (ocasionado por escorpiões, aranhas e cobras, que podem aproveitar os locais úmidos e frios localizados entre os materiais para se abrigar, como também as secreções de ratos e baratas, que são presas fáceis para os bichos listados acima);
  • Lesão por esforço repetitivo (Também conhecido como LER ou tendinite, que ocorre devido a realização de um trabalho repetitivo por um longo período de tempo sem uma pausa nem preparação adequada);
  • Impacto e colisões ocasionadas por veículos (Que podem ser causados enquanto ocorre o carregamento ou descarregamento ou na correria do local);
  • Exposição contínua e intensa a ruídos (barulho de máquinas sem o equipamento auditivo adequado pode ocasionar em lesões no ouvido e, a longo caso, problemas de surdez);
  • Choques elétricos;
  • Tombos;
  • Distensões musculares;
  • Cortes e lacerações.

 

Vale lembrar que os exemplos citados a cima são apenas os mais comuns, mas existem outros tipos de acidentes de trabalho na construção civil que podem ocasionar uma série de problemas.

 

Diante destes fatores é necessário que haja o máximo de cuidado para garantir a saúde e bem estar dos seus trabalhadores, além de manter o máximo da segurança das pessoas que estarão envolvidas no decorrer da obra.

 

Construção civil e a legislação sobre os equipamentos de segurança.

 

Mais do que apenas uma maneira de manter o andamento da obra e a qualidade de vida dos funcionários na execução dos trabalhos na construção civil, o uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos, além de materiais para manter a qualidade de vida de todos é obrigatório e está escrito na Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

 

A Norma Regulamentadora 6 também estabelece os cuidados para a escolha dos melhores EPI’s para serem utilizados na construção civil.

 

Embora as normas não sejam propriamente ditas uma lei, elas possuem a força de uma. Ou seja, quem não seguir corre o risco de sofrer com sanções, multas, pagamento de indenizações, entre outras punições que conhecerá no decorrer deste artigo.

 

Contudo, é importante salientar que, antes de já partir para as compras existe uma série de cuidados e normas que devem ser seguidos, com a finalidade de garantir a proteção e também o bem estar dos seus operários.

 

Construção civil: A importância do PPRA para adquirir as EPI’s

 

O primeiro passo para adquirir os equipamentos de proteção individual é o desenvolvimento de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA para o seu projeto na construção civil.

O PPRA são medidas desenvolvidas pela própria empresa com a finalidade de garantir a saúde e qualidade de vida do seu estabelecimento, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o bem estar e o ambiente de trabalho.

No PPRA são elaborados não apenas técnicas, como também os equipamentos de proteção individual e também o coletivo, no qual se encaixa também os materiais que estarão presentes também na construção civil, perfeitos para cada setor. A criação, desenvolvimento e aplicação do PPRA são obrigatórios para as empresas e deve ser desenvolvido.

Caso não seja feita de maneira correta ou nem desenvolvida a PPRA no seu projeto, os responsáveis podem sofrer punições dos órgãos de defesa do trabalhador caso não seja cumprido ou não siga as normas e determinações dos órgãos de proteção, que inclui desde sanções, fechamento da obra e, caso tenha acontecido o acidente, inclusive investigações na esfera criminal e pagamento de multa para todos os envolvidos que saíram machucados ou os familiares que tiveram o óbito do empregado.

A PPRA está amparada na Norma Regulamentadora 9, que estabelece a implementação e obrigatoriedade do programa e é válida para todas as empresas que manuseiam produtos que podem ocasionar risco para a integridade do ser humano e contem com trabalhadores em regime de CLT.

Para destacarmos a necessidade da implementação do PPRA, separamos um trecho presente na NR9 no qual destaca importância dela para a saúde e bem estar de todos os funcionários a empresa: “Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

Como procurar por empresas que contam com os equipamentos para construção civil?

Agora que você conhece todas as recomendações e passos para desenvolver na construção civil, chegamos a um dos principais aspectos para que você tenha sucesso e o mínimo de riscos para os seus colaboradores.

Este ponto é a busca pelos materiais necessários, o que inclui tanto os equipamentos de proteção individual, coletivos, como também os materiais que serão adotados para manter a segurança de todos..

Diante disso, é necessário ficar atento a alguns pontos, para que você possa ter em mãos os melhores produtos e recomendáveis para cada situação. Primeiramente, é importante que seja feita uma lista com todos os itens de proteção que não podem faltar em seu projeto para a Construção civil.

Esta lista de itens para a segurança de todos os envolvidos no trabalho deverá ser feito pelos profissionais adequados e especializados em segurança do trabalho.

Em segundo lugar, é necessário procurar e fazer o orçamento com as empresas especializadas que tenham reconhecimento no mercado. Buscar por fornecedores de itens relacionados ao setor  é uma maneira de adquirir um maior custo benefício, pois o valor chega a ser mais em conta se comparado com revendedores.

Por conta disso, faça uma pesquisa aprofundada não apenas na empresa, mas também em seu reconhecimento no mercado e se possui muitas reclamações dos clientes, além de também focar na história e também se ela está regularizada pelos órgãos de defesa do trabalho. Para saber disso, continue lendo este artigo que, abaixo, explicaremos como.

Qual a importância do C.A para a construção civil?

Analisar se o fornecedor é devidamente certificado é um dos fatores de extrema necessidade para adquirir os equipamentos de proteção individual e coletiva. Um dos certificados principais e que podemos destacar é o C.A. , também conhecido como Certificado de Aprovação Nacional.

O documento em questão é muito importante e atesta que os equipamentos para construção civil, além de outros itens produzidos que estão qualificados como equipamentos de proteção individual passaram por todas as análises e testes necessários a fim de poder ser comercializado para o público.

É muito importante salientar que este documento, inclusive, é requisito obrigatório e está presente na Norma Regulamentadora 6. Esta NR atesta que a sua empresa relacionada à construção civil ou obra e principalmente o fornecedor que está comercializando estes itens estão preocupados com a saúde e bem estar das pessoas para os fiscalizadores que representam o direito dos funcionários.

 

construção-civil-3

 

 

Com a finalidade de apresentar a importância do Certificado de Aprovação, apresentamos o trecho da norma que destaca a necessidade da sua presença nos equipamentos de proteção individuais, o que pode incluir também os itens: “6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego”.

 

O Certificado de Aprovação não serve apenas para analisar o funcionamento dos equipamentos para a construção civil, como também realiza outra variedade de testes distintos que também são muito importantes, tais como a resistência, durabilidade, conforto ao uso e proteção, entre outros diversos critérios para que ele possa estar disponível para o uso do público.

 

Mais do que apenas um item prático, os equipamentos que serão adotados devem ser confortáveis e oferecer o mínimo de incômodo possível para o trabalhador. Caso sejam materiais que causem problemas, além do operário não exercer a sua função de maneira tão ágil e eficiente, existem casos em que poderá ocasionar sérios problemas de saúde devido ao uso em longo prazo.

 

Por fim, é necessário que os equipamentos para a construção civil sejam mais do que apenas práticos, mas moderno para que não haja a necessidade de substituição depois de um período. Só para exemplificar esta situação, imagine adquirir uma lâmpada ou tomada de um modelo antigo, o que pode gerar a necessidade de adquirir gastos com adaptadores ou a mudança para tipos novos com o passar dos meses, o que vai comprometer o orçamento.

 

Por conta disso, procure por tecnologias mais avançadas, para que você tenha o que existe de melhor no segmento para facilitar o seu trânsito e também o orçamento da empresa.

 

Existem riscos em adquirir os equipamentos para construção civil que não são certificados?

 

A resposta desta pergunta é: Claro que sim. É de extrema necessidade salientar que o uso de itens para a construção civil que não possuam o Certificado de Aprovação Nacional, além de não funcionarem adequadamente, pode colocar em risco a saúde e bem estar de todos os envolvidos da sua obra.

 

O Certificado de Aprovação é um item obrigatório e deve estar presente nos seus materiais, inclusive nos direcionados para a construção civil. Caso não seja encontrado, os fiscais da segurança do trabalho podem colocar punições e, como dito acima, na esfera criminal.

 

Além disso, os produtos que não são autorizados podem ocasionar em problemas para o trabalhador em médio e longo prazo, além de uma diminuição do rendimento no desenvolvimento dos projetos.

 

Outro ponto importante e que merece a atenção é adotar o uso de equipamentos que não são apropriados para determinadas funções. Utilizar, por exemplo, um sapato de segurança em uma atividade direcionada para a bota de PVC pode ocasionar em problemas a longo prazo para o operário e também em multas caso seja constatada a falha pelos fiscais da segurança do trabalho.

Caso você possua dúvidas sobre a escolha dos itens que vão compor os seus equipamentos a fim de serem utilizadas pelo seu estabelecimento, entre em contato com um técnico em segurança do trabalho ou engenheiro, pois, a partir do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que consiste em processos a serem realizados com a finalidade de evitar que ocorram acidentes de trabalho e garantam a saúde e bem estar dos trabalhadores.

Quais equipamentos em preciso para a construção civil?

A PPRA vai ser um grande auxílio na escolha dos equipamentos de proteção individual, coletivos e também em como apresenta-los para os seus funcionários. Embora exista uma grande variedade de EPI’s, cada um possui uma característica distinta e é necessário ter esse conhecimento para direcionar ao funcionário do posto adequado.

Só para exemplificar, vamos pegar o exemplo de um capacete para ser usado durante a reforma de um prédio. Atualmente, existem três modelos distintos que podem ser utilizados na construção civil:

  • Capacete alpinista;
  • Capacete aba reta;
  • Capacete aba total.

Por conta disso, você não vai adquirir todos os capacetes aba reta para os seus funcionários, sendo que eles não contam com as especificações necessárias para quem vai trabalhar com altura, por exemplo.

Por conta disso, é de extrema importância que haja uma avaliação feita por um profissional especialista em segurança do trabalho, a fim e que ele possa apresentar todos os tipos de EPI’            s e para quais setores ou departamentos da construção civil eles serão destinados.

Após adquirir estes materiais, outro ponto de muita necessidade é como estes equipamentos de proteção individual serão direcionados para os seus funcionários.

É importante que haja momentos de instrução e treinamento com todos os funcionários da construção civil, além de direcionar a responsabilidade da fiscalização e conservação dos EPI’s para os seus colaboradores, a fim de que se evitem danos e problemas por desleixo.

A orientação constante e também a periodicidade na análise dos equipamentos é essencial a fim de se evitar que os itens estejam com baixa qualidade ou com rachaduras, o que pode impedir que aconteçam os acidentes.

É necessário também salientar a importância de que os funcionários não busquem personalizar ou adotar o uso dos equipamentos de proteção individual ou coletivos e uniformes de forma inadequada. Para exemplificar, voltemos ao caso do capacete.

Usar o capacete na construção civil como um recipiente para armazenar água, banco, travesseiro durante a folga, tambor ou outras funções, além de comprometer a integridade estrutural do material pode também colocar em risco a saúde da pessoa no momento em que ocorrer o acidente.

Além disso, colocar tocas, chapéus ou outros itens que cobrem a cabeça por baixo do capacete no exercício das suas atividades também é uma outra maneira de aumentar os danos ocasionados por um possível acidente na construção civil que tenha atingido a cabeça da pessoa.

Por conta disso, é importante que essas orientações sejam feitas de forma periódica e, caso haja o menor sinal de problemas no equipamento, ele seja substituído de forma imediata, a fim de que garanta a saúde e bem estar das pessoas durante o trabalho na construção civil.

A sinalização adequada também é uma forma de aumentar a segurança na construção civil, determinando os espaços que podem ter risco de queda de objetos e a obrigatoriedade no uso de itens com a finalidade de evitar problemas.

Locais que oferecem o risco de explosões ou incêndios, por contar com materiais inflamáveis ou químicos requer uma maior atenção. Estes postos são chamados de áreas classificadas e merecem um cuidado todo especial, principalmente na execução das atividades, a fim de que não ocorra incêndios acidentais.

Onde encontrar os melhores equipamentos para a construção civil? Conheça a R3EPI

Agora             que você conhece a importância e como procurar por uma empresa referência no segmento de equipamentos para todos os segmentos, com evidência para a construção civil, mas não sabe por onde começar queremos lhe apresentar uma dica de uma excelente alternativa que fará com que você não queira pensar em outro fornecedor.  

A R3EPI é uma empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual, uniformes e ferramentas com experiência no mercado e um amplo portfólio para atender a todas as necessidades. Além de ter como um dos seus principais carros forte a produção dos equipamentos para construção civil com todas as temperaturas e itens necessários, contamos também com outros tipos de produtos de segurança para os mais variados segmentos.

A instituição conta com as melhores soluções no mercado quando o assunto é segurança no trabalho, sempre prezando pelo cuidado na qualidade e a proteção das pessoas como os seus maiores compromissos a fim de surpreender os seus parceiros e torná-los fiéis por muitos anos.

Os profissionais da R3EPI são altamente capacitados e focamos no cuidado e o bem estar das pessoas na fabricação de itens de segurança, o que inclui os materiais para construção civil.

 

construção-civil-2

 

O nosso cuidado em desenvolver os melhores equipamentos, uniformes e EPI’S, principalmente para a construção civil fez com que a instituição conquistasse diversas condecorações, o que inclui também o Certificado de Certificado de Aprovação, e o prestígio de diversos parceiros no mercado.

Se você deseja adquirir os melhores itens para construção civil com o máximo de proteção, agilidade e solucionar todas as suas dúvidas com os profissionais especialistas no segmento de segurança do trabalho, com o amplo conhecimento no mercado, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou no portal.

 

Contamos com os melhores especialistas no segmento que estão à disposição para ajudá-los na busca dos itens necessários para construção civil e tirar todas as suas dúvidas para que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para os funcionários da sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo e também individual, que demonstrará a importância da saúde dos seus colaboradores, com o máximo de conforto para exercerem as suas atividades e que mantenham o ótimo ritmo do seu estabelecimento.

 

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!