Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Insuflador / Exaustor

O Insuflador / Exaustor são equipamentos determinados para uso em espaços confinados. Ambientes dessa natureza são caracterizados pela Norma Regulamentadora (NR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é entendido como espaços cuja permanência e ocupação da pessoa humana pode ser prejudicial a sua integridade e segurança física. Essa impossibilidade é determinada pelo ar poluído ou baixa concentração de oxigênio. Por isso, é imprescindível a utilização de equipamentos de segurança para execução de determinadas atividades.

 

Ventilação Portátil V202

Ventilação Portátil V402

Ventilação Portátil V402 Sistema de ventilação portátil insuflador / Exaustor indic...

SKU: R3013286

A consultar

Ventilação Portátil V202

Ventilação Portátil V202E

Ventilação Portátil V202E Sistema de ventilação portátil insuflador / Exaustor indi...

SKU: R3013287

A consultar

Ventilação Portátil V202

Ventilação Portátil V302E

Ventilação Portátil V302E Sistema de ventilação portátil insuflador / Exaustor indi...

SKU: R3013288

A consultar

Ventilação Portátil V202

Ventilação Portátil V402E

Ventilação Portátil V402E Sistema de ventilação portátil insuflador / Exaustor indi...

SKU: R3013289

A consultar

Duto Standard

Dutos Standard Área classificada / Área não classificada, confeccionado em PVC, Alta fl...

SKU: R3013290

A consultar

Duto Preto

Dutos Preto Área Classificada Explosive-Proof, Confeccionado em PVC com tratamento a prov...

SKU: R3013291

A consultar

Duto Silicone

Duto Silicone

Dutos Silicone para utilização com Exaustor / Insuflador destinado para áreas não clas...

SKU: R3013292

A consultar

dutos-para-insuflador

Dutos Para Insuflador

Dutos Alta Temperatura para utilização com Exaustor / Insuflador destinado para áreas n...

SKU: R3013293

A consultar

Ventilação Portátil V202

Ventilação Portátil V302

Ventilação Portátil V302 Sistema de ventilação portátil insuflador / Exaustor indic...

SKU: R3013285

A consultar

1 2

INSUFLADOR/EXAUSTOR

O Insuflador e o Exaustor são equipamentos determinados para uso em espaços confinados. Ambientes dessa natureza são caracterizados pela Norma Regulamentadora (NR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é entendido como espaços cuja permanência e ocupação da pessoa humana pode ser prejudicial a sua integridade e segurança física. Essa impossibilidade é determinada pelo ar poluído ou baixa concentração de oxigênio. Por isso, é imprescindível a utilização de equipamentos de segurança para execução de determinadas atividades. 

Esse insuflador/exaustor funciona para renovar e extrair o ar poluído de ambiente confinados e garantir que a inalação do ar pelo colaborador seja segura. Ele é desenvolvimento para fácil manuseio, mesmo tendo um sistema complexo de funcionamento, que garante a manutenção de um oxigênio adequado para o usuário. 

 

insuflador-exaustor

Os ambientes confinados em que há predominância de ar tóxico e contaminado por substâncias químicas, tais como galerias, biodigestores, reservatórios e tubulações, caracterizados como ambientes industriais, a utilização dos insufladores e exaustores como equipamentos de segurança é indispensável. 

Outra característica do ambiente que pode determinar a necessidade de se usar esses equipamentos, diz respeito a baixa concentração de oxigênio no espaço, requerendo a produção de ar de forma externa, para garantir a permanência física no ambiente. 

FUNCIONALIDADES DO EQUIPAMENTO

Além da sua função principal que é garantir um ar adequado para os usuários, principalmente em espaços confinados, outras funcionalidades podem ser observadas nesse equipamento. 

O insuflador/exaustor dilui os elementos químicos que estão presentes no ar em decorrência do exercício da atividade industrial. Assim, os danos para as vias respiratórias são dirimidos, permitindo uma inação do ar de forma mais segura. 

Além disso, faz com que o ar esteja termicamente confortável para o usuário, ou seja, nem muito seco, nem muito úmido. Logo, entende-se que funciona também como uma ferramenta que garante o equilíbrio da temperatura do ambiente através da ventilação. 

 CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO

Antes da sua utilização é preciso realizar dois procedimentos: 

  • Estudo da composição do ar no espaço confinado;
  • Avaliar se os equipamentos são compatíveis com o ar do espaço confinado. 

Esses procedimentos são imprescindíveis para que não haja risco de que no meio da utilização do equipamento possa haver incêndio, por exemplo, ou até mesmo o mau funcionamento do equipamento, considerando que ele funciona sob condições específicas. 

Sua característica principal é funcionar como ventilador portátil, ou como mais conhecido, ventilação mecânica, para que o ambiente se mantenha em condições razoáveis de permanência física e respiração. 

 

insuflador-exaustor1

 

O estudo da composição do ar é necessário, considerando que, em caso de ser o ar composto por elementos químicos, a ventilação de alguma forma, não venha causar nenhuma reação química no ambiente, e consequentemente, ocorrer um acidente. 

No entanto, esse estudo precisa ser realizado por um especialista na área que domine as especificidades químicas dos equipamentos e também do ambiente industrial. Da mesma forma, observar os pressupostos das normas gerais da ABNT. O descumprimento dessas normas pode ensejar punição para o empregador, e em caso de acidentes, riscos, inclusive fatais, para a vida do colaborador. Por isso, recomenda-se utilizar ao máximo todas as cautelas necessárias. 

COMPOSIÇÃO TÉCNICA DOS EQUIPAMENTOS

Como já foi explicado, é necessário que seja observado tecnicamente a estrutura do ambiente, antes de optar pela utilização do Insuflador/Exaustor de Ar, exatamente pela sua composição de matéria-prima que pode ser quimicamente incompatível com espaço a ser utilizado. 

O insuflador/exaustor são desenvolvidos através da utilização de alumínio para composição da sua carcaça. Esse material garante um equipamento mais leve, sobretudo para permitir um fácil manuseio pelo usuário e, ao mesmo tempo, ser altamente resistente a serviços pesados e até quedas. 

O motor elétrico que garante o seu funcionamento, é desenvolvido com uma corrente de 220V para aguentar uma boa duração no cotidiano. Externamente, o equipamento é composto por suportes de borracha para que eles possam sem fixados em superfícies planas e evitar trepidações. 

Existem três modelos de insufladores, de acordo as suas funções específicas: 

  • Diâmetro; 
  • Rotações por minuto;
  • Watts; e
  • Capacidade por hora. 

Após o estudo técnico do ambiente e das atividades a serem desenvolvidas no trabalho, será avaliado qual equipamento será mais adequado para utilização na atividade específica. 

Ele funciona através da energia elétrica, possuindo tomada específica para garantir o alto desempenho em um espaço de tempo razoável para realização das atividades laborais. 

OBSERVAR AS INCOMPATIBILIDADES DE USO

Apesar de ser um equipamento bastante simples para funcionamento e utilização, é necessário observar que existem também algumas contraindicações para o seu funcionamento em ambientes industriais. 

Por isso, eles não podem ser utilizados em áreas classificadas como extremamente incompatíveis com ventilação mecânica. Da mesma forma, não pode ser utilizado em caso de haver partículas químicas suspensas no ar, como por exemplo, partículas compostas de solda. 

 

insuflador-exaustor2

 

Por fim, antes de usar o insuflador/exaustor, verificar se ele possui Certificado de Aprovação pelo IMETRO e outros órgãos que analisam a segurança e confiabilidade dos instrumentos de segurança.

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat