Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Sinalização

Confira no site da R3Epi a linha completa de produtos de sinalização para serem utilizadas em ruas, hospitais, empresas comércio entre outros. Destaque para: Cones, Coletes Refletivos, Placas de Sinalização, Fitas de Sinalização entre outros.
Confira abaixo os produtos de Sinalização disponibilizados pela R3epi e solicite seu orçamento online:

Sinalização noturna

Sinalização noturna

Adotar os itens apropriados para a sinalização noturna faz com que as pessoas que trabal...

SKU: R3013762

A consultar

placas

Placas

Placas com certeza, em toda a sua vida, as placas estiveram presentes para alertar sobre o...

SKU: R3013763

A consultar

Colete

Colete

Quando falamos em colete, a pessoa logo vem a mente da peça de roupa que compõem ternos...

SKU: R3013761

A consultar

Lanterna BT2

Lanterna BT2 LED compacto de ângulo certo com capacidade superior de atravessar fumaça....

SKU: R3013757

A consultar

Giroflex

GiroflexInformações Técnicas: Lente: Policarbonato de alta resistência Cores: Âmbar...

SKU: R3013409

A consultar

Bastão Sinalizador

Bastão Sinalizador

Bastão Sinalizador eletrônico para trânsito, resistente a impactos medindo 545mm de com...

SKU: R3013410

A consultar

Sinalizador Solar

Sinalizador Solar em tempo integral para todas as obras rodoviárias, construções e muit...

SKU: R3013411

A consultar

Sinalizador de Trafego

Sinalizador de Trafego

Sinalizador de Trafegoem tempo integral para todas as obras rodoviárias, construções e...

SKU: R3013412

A consultar

Sinalizador para Cone

Sinalizador para Cone de transito unilamp. Utilizado como acessório para sinalização em...

SKU: R3013413

A consultar

1 2 3

Sinalização: Como garantir a melhor visualização para a segurança do trabalho

 

Um dos principais pontos na hora de se pensar na segurança do trabalho diz respeito à sinalização e como oferecer um auxílio visual melhor, tanto para os trabalhos que são realizados dentro como fora das empresas. Só para exemplificar, imagine você que está procurando a saída de um local que não possui nenhuma placa. O tempo pode ser maior do que seria se houvesse a sinalização adequada.

 

Diante disso, é importante ficar atento aos tipos de sinalização e também quais os materiais necessários para compor estes projetos, a fim de que não ocorram problemas e que haja uma melhor locomoção das pessoas pelo espaço. 

 

sinalizacao

 

Primeiramente, é necessário frisar que a sinalização deve ser feita de forma que siga com as normas vigentes, principalmente a Associação Brasileira de Normas e Técnicas. Além disso, a sinalização deve seguir também o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 

 

O uso da sinalização, inclusive, está presente na Norma Regulamentadora 26, no qual está prescrito como e onde deve ser utilizada a sinalização dentro dos ambientes de trabalho. Entre alguns dos locais nos quais a sinalização está sendo bem adotada, podemos citar:

 

  • Empresas;
  • Manutenção;
  • Indústrias químicas;
  • Manutenção predial;
  • Construção Civil;
  • Manutenção de vias;
  • Entre outros. 

 

Entre algumas das principais funções da sinalização está a orientação de locais perigosos, rotas de fuga e também espaços que possuem a movimentação restrita, a fim de evitar que aconteçam acidentes.

 

A ausência de sinalização ou itens que não estejam em conformidade com as normas e regulamentações previstas nos órgãos de segurança do trabalho podem ocasionar em punições para a sua empresa e, inclusive, na paralisação das atividades. 

 

Confira os tipos e modelos de sinalização adequados para cada situação

 

Contudo, se você acredita que a sinalização está reduzida apenas ao uso de placas, está enganado. Existem diversos equipamentos que devem ser adotados a fim de garantir uma melhor sinalização. Por conta disso é importante ficar atento e tomar os cuidados adequados. 

 

Cones

Os cones são um dos principais itens e mais conhecidos no segmento de sinalização de segurança do trabalho. A sua principal função é na demarcação de áreas, com destaque para os espaços em obras ou nos quais correm o risco de quedas de itens ou pessoas na execução das atividades. 

 

Os cones também podem ser utilizados para a sinalização de rotas de fuga ou espaços seguros nos quais devem ser atravessados. Existem diferentes tipos de cones que podem ser adotadas nas mais variadas finalidades, não apenas aqueles tradicionais.

 

Os cones são divididos em modelos rígidos e flexíveis, e contam com tamanhos grandes, no qual podem ser complementados com barreiras e auxílios sonoros, assim também como outros mais finos, nos quais podem ser instaladas faixas sinalizadoras. Existem ainda os que permitem ser preenchidos com areia, para que eles não voem com o vento. 

 

As cores fortes para a sinalização de segurança, os cones geralmente são laranja e branco ou preto e amarelo, com refletores, a fim de possibilitar uma melhor visualização, principalmente, no período noturno, e também serem produzidos com um material resistente a intempéries, como o sol e a chuva. 

 

Barreiras, correntes e pedestais

 

Além dos cones, outro produto de sinalização muito procurado são as barreiras. Produzidas de um material semelhante aos cones, este produto conta também com faixas reflexivas e tem como uma das principais vantagens o seu grande tamanho, o que o faz ser perfeito para locais amplos, como vias, por exemplo. 

 

Já no caso dos que necessitam de itens de sinalização que são menores se comparados com as barreiras, as correntes e pedestais podem ser uma outra opção muito procurada é adotada, principalmente, para a demarcação de espaços e também na orientação de filas, tais como:

 

  • Bancos;
  • Filas de mercado;
  • Comércios;
  • Entre outros.

 

Placas e coletes

 

Outro tipo de sinalização no trabalho são as placas, que apresentam auxílios visuais com a finalidade de orientar as pessoas para locais perigosos ou possíveis rotas de fuga. O principal motivo para seu uso é porque permite que sejam visualizadas a longas distâncias, o que as torna uma das principais formas de sinalização.

 

Embora tenhamos apresentado, até aqui, os modelos de equipamentos de sinalização coletiva, o colete é um direcionado para a proteção do trabalhador. A sua cor forte e presença de placas refletivas permite que a pessoa possa visualizar os profissionais no exercício das atividades, o que faz com que a sinalização evite que aconteçam acidentes, que vão desde os atropelamentos, entre outros acidentes. 

 

IMPORTANTE: É necessário ressaltar que as placas para a sinalização devem ser constituídas em metal com os tamanhos padronizados e serem instaladas em locais com boa visibilidade, com bom entendimento e sem nenhum objeto para atrapalhar a visão. Nos casos em que o risco desaparece do ambiente, a remoção da placa de sinalização é importante. 

 

Existem modelos de placas de sinalização que podem ser adicionadas com brilhos ou sinais acústicos, tais como alarmes ou luzes noturnas. Contudo, o seu uso deve ser decidido de acordo com o PPRA da sua empresa, a fim de que siga com todas as normas e protocolos adequados. 

 

Sinalização noturna

 

Por fim, temos outro ponto importante que é a sinalização noturna: são itens muito conhecidos no setor viário. O seu objetivo principal é a delimitação de trajetos e garantir a segurança das pessoas que viajam a noite por conta das faixas refletivas. 

Contudo, não é apenas nas ruas e estradas que a sinalização noturna é muito adotada. A sinalização noturna também é muito importante para o seu uso em fábricas, empresas e, principalmente, na construção civil, além de outros estabelecimentos. 

Existem outros modelos de sinalização como as luzes e sinais acústicos. Contudo, é necessário lembrar que estes tipos de alertas devem seguir com determinações a fim de garantir a segurança dos funcionários e também com a determinação dos órgãos vigentes. 

No caso das luzes, elas devem estar em sinal contínuo e/ ou intermitente para alertar perigo extremo ou emergência. Já no caso da duração da intermitência assegura a boa recepção da mensagem e evitar confundir com outros sinais.

Por fim, no caso da sinalização de sinais acústicos devem ser nitidamente superiores aos ruídos do ambiente, o que inclui as máquinas, por exemplo, porém sem agredir a audição de modo doloroso e excessivo. Os ruídos sonoros devem ser facilmente reconhecidos e lembrados quando tocados posteriormente.

Contudo vale lembrar que o uso da sinalização sonora ou por luzes deve estar atrelada com outros elementos, que vão desde as placas, cones, ou outros dispositivos. 

Saiba mais sobre a NR26 e o seu papel na sinalização

Antes de já sair às compras para adquirir os itens para realizar a sinalização da sua empresa, um dos fatores essenciais é ter o conhecimento acerca da Norma Regulamentadora 26, no qual aborda acerca da utilização da sinalização de segurança. 

O documento, que teve a sua última revisão em 2011, traz informações importantes acerca da utilização das cores para a segurança do estabelecimento, além de outros fatores tais como a rotulagem preventiva, classificação e a ficha de dados de segurança e produto químico. 

Embora a norma seja bem resumida e com fácil compreensão, ter o conhecimento dela não é o único ponto que merece atenção. Mas sim também a conscientização tanto da empresa quanto dos funcionários, por meio de treinamentos e trabalhos de orientação constante, com a finalidade de garantir que os profissionais saibam orientar a todos sobre o seu papel e também questões simples sobre a sinalização da empresa. 

Só para exemplificar, um dos pontos que merece total atenção diz respeito aos treinamentos em caso de incêndio e as rotas nas quais os colaboradores devem se dirigir no caso deste sinistro. Com isso, a sinalização é mais um complemento, a fim de garantir que as pessoas possam deixar o local com o máximo de cuidado e ordem possível. 

Toda a empresa precisa de diversos tipos de sinalização a fim de propiciar um bom trânsito no ambiente e também uma melhor comunicação entre os funcionários, visitantes entre outros. Só para exemplificar, alguns dos principais que não podem faltar são:

  • Bloqueio de energia elétrica
  • Bloqueio de energia pneumática
  • Bloqueio de energia hidráulica
  • Bloqueio de energia residual
  • Direcional
  • Indicativa de Locais
  • Máquinas
  • Produtos Químicos
  • Prevenção e Combate a Incêndio
  • Restrição de Acesso
  • Rota de Fuga
  • Segurança Viária (trânsito interno)
  • Tubulações
  • Uso correto de EPI’s

Como é feita a classificação das placas de sinalização de segurança?

Além de ficar atento aos locais no qual precisa de uma sinalização de segurança é importante também fazer uma classificação onde ficará cada tipo de placa. Por conta disso, é necessário que sejam analisados os espaços e, a partir disso, delimitar qual tipo de aviso será colocado neste espaço. 

Entre alguns dos modelos de placas ou itens de segurança para a sinalização podemos citar:

  • Sinalização de perigo;
  • Sinalização de proibição;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de emergência;
  • Sinalização de combate a Incêndio;
  • Sinalização de locais perigosos ou obstáculos.

No caso da sinalização de perigo, estão presentes os alertas de ações ou objetos que podem resultar em danos nas instalações ou ferimentos para as pessoas. Por sua vez, a proibição tem o objetivo de evitar certos comportamentos ou atitudes que podem colocar em risco a segurança do colaborador. 

Já no caso da sinalização de obrigação destina-se a prescrever um comportamento específico, enquanto os de emergência indicam rotas de fuga para locais com dispositivo de socorro, assim como também os de incêndio que apresenta os equipamentos que devem ser usados para evitar a propagação das chamas. 

Por fim, a sinalização de obstáculos e locais perigosos visa alertar sobre locais que possam levar a possíveis acidentes e que devem ser rotulados com dispositivos adequados. 

 

sinalizacao-2

 

Existe tabela de cores para a sinalização de segurança?

A resposta para esta pergunta é sim!. O uso das cores é bastante adotado desde a infância para alertar sobre locais perigosos ou não e a sinalização na segurança do trabalho não seria diferente. 

Existe uma grande variedade de cores para apresentar sobre aspectos importantes para garantir a saúde e bem estar de todos os colaboradores. Entre eles, podemos destacar: 

Vermelho: Pode ser indicado como proibição ou também combate a incêndio;

Laranja: Traz a periculosidade ocasionada por partes móveis de equipamentos e máquinas, assim como interior de caixas protetoras para dispositivos elétricos e acúmulo de ácidos;

Amarelo: Assim como na orientação do semáforo de trânsito, esta coloração apresenta o sinal de atenção. Ela é indicada para situações arriscadas, no qual é preciso que a pessoa tome um cuidado maior. 

Verde: Apresenta a indicação de segurança e está presente em  avisos, guias de localização, macas, entrada de sala de emergência e saídas de emergência.

Azul: A coloração azul traz informações e ações necessárias. Também pode ser utilizada para advertir contra o uso ou movimentação de determinados equipamentos. 

Branco: Faixas de localização, circulação, proteção. 

Sobre a PPRA para a sinalização

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA, são medidas desenvolvidas pela própria empresa com a finalidade de garantir a saúde e qualidade de vida do seu estabelecimento, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o bem estar e o ambiente de trabalho. O uso da sinalização com a PPRA deve ser feito caso o número de trabalhadores envolvidos seja de até 19 pessoas. 

 

São elaboradas no PPRA não apenas as técnicas, como também os equipamentos de proteção individual e coletivo. A criação, desenvolvimento e aplicação do PPRA são obrigatórios para as empresas e deve ser desenvolvido, sob pena de sofrer punições dos órgãos de defesa do trabalhador caso não seja cumprido ou não siga as normas e determinações dos órgãos de proteção. 

 

O PPRA está amparado na NR-9, no qual estabelece a implementação e obrigatoriedade do programa e é válido para todas as empresas que manuseiam produtos que podem ocasionar o risco para a integridade do ser humano e contem com trabalhadores em regime de CLT. 

Para destacarmos a importância do PPRA, separamos um trecho presente na NR9 no qual destaca importância dela para a saúde e bem estar de todos os funcionários a empresa: “Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

Sobre o Certificado de Aprovação Nacional para a sinalização

A obtenção do Certificado de Aprovação Nacional está regulamentada na Norma Regulamentadora-6 que deve estar presente em qualquer equipamento de proteção individual, tanto para o uso quanto para a comercialização. Segue, abaixo, o trecho que denota a importância deste certificado para o equipamento:

 

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego.

Com este certificado, você tem a comprovação de que o equipamento de proteção individual passou por todos os testes e exames necessários a fim de que ele possa receber a aprovação para ser utilizado pelo trabalhador. 

Essa importância é ainda maior no caso da obtenção da sinalização, o que evitará o número de acidentes e aumentará a segurança dos trabalhadores. Os testes verificam a eficácia e assertividade da proteção do equipamento, bem como sua durabilidade e conforto de uso.

Agora que você conhece mais sobre o C.A. – Certificado de Aprovação Nacional para contar com os melhores materiais para compor a sua sinalização com o máximo de qualidade, entre em contato com a R3EPI e confira os modelos que possuímos, com o máximo de cuidado e qualidade, a fim de que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para a sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo que demonstrará a importância da saúde dos seus funcionários. 

Onde encontrar os melhores equipamentos para os sinalização? Conheça a R3EPI 

Agora que você conhece a importância e como procurar por uma empresa referência no segmento de equipamentos para sinalização, mas não sabe onde encontrar o fornecedor adequado para os seus projetos queremos lhe apresentar uma sugestão que vai fazer com que você não queira pensar em outro fornecedor.  

A R3EPI é uma empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual e coletivos, uniformes e ferramentas, além de ter como um dos seus principais carros forte a produção dos equipamentos para sinalização com todos os itens necessários para cada tipo de ação, seja fixa ou móvel.

 

sinalizacao-3

 

A instituição conta com as melhores soluções no mercado, sempre prezando pelo cuidado na qualidade e a segurança das pessoas como os seus maiores compromissos a fim de surpreender os seus parceiros com o que existe de melhor no segmento de manter a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores. 

Os profissionais da R3EPI são altamente capacitados e focam no cuidado e no bem estar das pessoas na fabricação de itens de segurança, o que inclui os materiais para os projetos de sinalização, fez com que a instituição conquistasse diversas condecorações.

Entre os prêmios e certificados adquiridos pela R3EPI, estão o Certificado de Aprovação, e o prestígio de diversos parceiros no mercado, o que garantiu que o seu espaço fosse crescendo cada vez mais e tornar-se uma das referências quando o assunto é segurança do trabalho.

Se você deseja adquirir os melhores itens para sinalização com o máximo de proteção, agilidade e com os profissionais especialistas no segmento de segurança do trabalho, amplo conhecimento no mercado, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou no portal e faça um orçamento, que você vai se surpreender com os resultados. 

Contamos com os melhores profissionais no segmento de segurança no trabalho que estão à disposição para ajudá-los na busca dos itens necessários para sinalização e sanar todas as suas dúvidas para que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para os funcionários da sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo e também individual, que demonstrará a importância da saúde dos seus colaboradores, com o máximo de conforto para exercerem as suas atividades e que mantenham o ótimo ritmo do seu estabelecimento. 

Confira o nosso portfólio com os principais produtos direcionados para sinalização e tire todas as suas dúvidas, pois, a partir do primeiro contato com os nossos consultores para a criação dos materiais adequados para a sinalização você se surpreenderá com o retorno a curto, médio e longo prazo. 

Agora que você conhece mais sobre a importância da sinalização e deseja adquirir os melhores itens para assegurar a saúde e bem estar dos seus funcionários entre em contato com a R3EPI e solicite um orçamento, sem compromisso, pois mostrar que a sua empresa se preocupa com a qualidade de vida dos seus colaboradores é uma excelente maneira de diminuir o número de acidentes e demonstrar a preocupação com a instituição com a saúde dos seus profissionais. 

Com isso, a sinalização pode ser uma maneira de fazer com que aumente o rendimento dos seus funcionários dentro da sua instituição, já que vai agilizar o dia a dia do estabelecimento, além de facilitar a organização e cuidados em caso de acidentes, como encontrar os itens para impedir um incêndio ou equipamentos de primeiros socorros, o que pode salvar vidas e diminuir o estrago proveniente de um sinistro. 

Tire todas as suas dúvidas com os consultores e, a partir disso, aliado com o que foi discutido para a sinalização, você terá em mãos os melhores equipamentos para garantir a proteção dos seus funcionários para exercerem as suas funções com o máximo de segurança e cuidado com os detalhes. 

Conheça o nosso site e também as redes sociais que verá a satisfação dos nossos parceiros que confiaram no nosso trabalho e tiveram em mãos os melhores equipamentos de sinalização do mercado.

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!