Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Guinchos

Os Guinchos são um equipamento integrante dos itens de segurança, utilizados em espaços confinados. Esses espaços são categorizados como locais de difícil permanência física, em razão do ar (contaminação ou baixa concentração de oxigênio), difícil locomoção e impossibilidade de permanência duradoura do colaborador. No entanto, para o desenvolvimento de atividades nesses espaços, recomenda-se que sejam realizadas análises técnicas antes do início dos trabalhos, a fim de garantir a segurança e integridade física do colaborador.

Guincho Resgatador em Corda

Guincho Resgatador em Corda, acoplável a linha de tripés e Monopés, o guincho resgatado...

SKU: R3013279

A consultar

Guincho de Resgate em Cabo Aço

Guincho de Resgate em Cabo Aco, acoplável a linha de tripés e monopés R3EPI, o guincho...

SKU: R3013028

A consultar

Guincho para Tripé

Guincho para Tripé, para trabalhos em espaços confinados para a movimentação de cargas...

SKU: R3013056

A consultar

Trava Quedas Resgatador

Trava quedas Resgatador, Equipamento de segurança para trabalhos em espaços confinados c...

SKU: R3013057

A consultar

Trava Quedas para Espaço Confinado

Trava Quedas para Espaço Confinado Especialmente indicado para trabalho em espaço confin...

SKU: R3012012

A consultar

Guincho Tripé de Resgate

Guincho Tripé de Resgate os guinchos da R3 EPI combinam perfeitamente na utilização em...

SKU: R3012966

A consultar

Guincho Tripé de Resgate

Guicho Tripé de Resgate Espaço Confinado os guinchos da R3 EPI podem ser utilizados em c...

SKU: R3012967

A consultar

O guincho funciona como um instrumento acessório que tem como principal função, o resgate do colaborador no espaço confinado. Existe uma série de modelos desse equipamento, sendo que análise prévia da atividade a ser realizada no espaço, será determinante para a escolha do guincho específico. Os modelos podem variar entre peso e estrutura física.

FUNCIONALIDADES DO EQUIPAMENTO

Os guinchos podem ser acoplados a outros equipamentos de segurança, como tripés, monopés, além de poder equipar instrumentos de segurança com objetivo de auxiliar a subida ou descida de colaboradores em espaços confinados, ou, em último caso, realizar o seu resgate.

Em detalhes, são essas suas funcionalidades:

  • Auxilia em trabalhos e resgates em espaço confinado:

Nos espaços confinados, funciona como facilitador para entrada e saída do colaborador, de forma que em caso de emergência pode sair rapidamente, e devido à natureza do espaço, de difícil permanência, o guincho favorece que o colaborador possa ficar suspenso através da utilização dos cabos de aço, que mantém o colaborador seguro e confortável para realizar suas atividades, pelo tempo que for preciso.

  • Içamento e remoção de cargas:

Os guinchos podem ser normalmente utilizados para ajudar os colaboradores no desenvolvimento de suas atividades, mas é totalmente possível a sua utilização para transporte de cargas nesses espaços. No entanto, é importante analisar o ambiente a que se deseja fazer o transporte das cargas e também, o peso máximo que o guincho consegue suportar.

  • Movimentação vertical:

A movimentação vertical é a funcionalidade mais comum do guincho. Nessa modalidade, o equipamento é funcional com o auxílio de outros instrumentos, que permitem a movimentação segura e confortável do colaborador. Essa movimentação é feita com o auxilio de outro colaborador que induz a decida e a subida através da manivela que compõe o guincho. Não é necessário se preocupar com o peso, pois o equipamento é desenvolvido para que o operador da manivela não se sinta sobrecarregado com a função.

COMPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO

Os guinchos feitos para movimentação vertical do colaborador ou para resgaste normalmente podem chegar até 10kg de peso. Sua capacidade de armazenamento de cabo, pode chegar até 50m e 4,8 mm de diâmetro.

Todo o material da sua composição é testado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sua respectiva NBR 14751, que determina as observâncias no que diz respeito a composição do material para criação do guincho.

Os cabos integrantes do guincho, são criados exatamente para garantir a segurança nesses espaços. Por isso, seu material é de aço galvanizado ou inoxidável, podendo ter outro modelo com aço galvanizado revestido de nylon.

O revestimento dos cabos vai depender da função e do espaço em que a atividade for realizada. Se for em ambientes industriais e farmacêuticos, por exemplo, recomenda-se um revestimento com material inoxidável. Se for em espaços confinados, com atmosfera na qual o oxigênio é baixo ou contém elementos químicos explosivos, recomenda-se o revestimento de nylon.

O guincho possui normal funcionamento através de manivela, criado para funcionamento fácil e seguro, com a utilização de uma técnica na qual, o colaborador auxiliar não precisa realizar esforço desmedido para par movimentação vertical do colaborador ou resgate.

Esse equipamento tem capacidade de suportar e movimentar-se com segurança e conforto o colaborar e material de trabalho, com no máximo 140kg. Ultrapassado esse peso, é proibida a utilização do equipamento, pois a vida do colaborador pode se encontrar em risco, porque pesos acima do permitido podem comprometer o funcionamento adequado do equipamento.

RECOMENDAÇÕES DE USO

Antes da utilização do guincho, a ABNT recomenda alguns procedimentos para garantir a segurança durante as atividades.

Para a realização de qualquer procedimento utilizando o guincho, recomenda=se os seguintes passos:

  1. Checar o Certificação de aprovação dos equipamentos de segurança;
  2. Avaliação do Ambiente que será utilizado o guincho;
  3. Treinamento dos Colaboradores que vão operar na manivela ou na decida/subida da movimentação vertical;
  4. Testar todos os equipamentos antes do uso.

Além desses procedimentos, é importante inspecionar o material de composição do guincho, a fim de verificar se ele não possui partes gastas ou quebradas e se todas as travas e cabos estão em perfeito funcionamento. Também é importante manter o equipamento em locais secos, limpos e adequados para conservação.

A observância desses procedimentos de segurança garante um serviço seguro e livre de prejuízos, tanto para o empreendimento do empregador, quanto para a vida e saúde do colaborador.

Open chat