Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Passarelas

Quando falamos em trabalho em altura, nunca é demais zelar pela segurança dos envolvidos e as passarelas metálicas são um ótimo investimento nesse sentido! Não se descuide e permaneça atento!

Passarela de Alumínio para Telhados

Passarela de Alumínio para Telhados

Passarela de Alumínio para Telhados, com e sem degraus para trabalhos em telhados com inc...

SKU: R3013502

A consultar

Passarela para Telhados

Passarela para Telhados, com e sem degraus para trabalhos em telhados com inclinação sup...

SKU: R3013503

A consultar

Passarela-de-Alumínio-COM-Degrau

Passarela de Alumínio COM Degrau

Passarela de Alumínio COM Degrau, com degrau para trabalhos em telhados com inclinação...

SKU: R3013504

A consultar

Passarela de Alumínio SEM Degrau

Passarela de Alumínio SEM Degrau, sem degraus para trabalhos em telhados com inclinação...

SKU: R3013505

A consultar

Passarela de Alumínio

Passarela de Alumínio, com e sem degraus para trabalhos em telhados com inclinação supe...

SKU: R3013053

A consultar

PASSARELA METÁLICA COMO SOLUÇÃO PARA ACESSO A LUGARES COMPLICADOS

 

É considerado como trabalho em altura todo serviço desenvolvido a mais de 2 metros de altura do chão. Trata-se, sem dúvidas, de uma atividade perigosa, onde qualquer deslize e descuido com a proteção do colaborador pode acabar em um acidente.

Assim, se tem uma coisa considerada primordial para o desenvolvimento do trabalho em altura, esta é a segurança do trabalhador que executa o serviço. 

Por isso, é necessário que o empregador siga diversos cuidados dispostos na Norma Regulamentadora 35 e forneça, além de treinamento e capacitação para os trabalhadores, equipamentos de proteção individual específicos para o trabalho desenvolvido.

 

passarelas

 

E é sobre um desses equipamentos que falaremos hoje. Continue lendo para saber mais sobre a passarela metálica!

 

UMA FORMA SEGURA DE VENCER TRAVESSIAS DIFÍCEIS: POR QUE USAR AS PASSARELAS METÁLICAS?

 

Uma das maiores dificuldades em termos de trabalho em altura é, sem dúvidas, o acesso a lugares instáveis e com estrutura danificada. 

Isto porque, além da ameaça de prejuízo à integridade física do trabalhador, por conta do perigo de queda do alto da edificação, o risco de lesão aumenta também com o perigo de desabamento da estrutura.

Uma possível queda sobre os escombros de um desabamento pode ser ainda mais danosa à plenitude da saúde do colaborador do que uma queda sem este acréscimo.

Sendo assim, cresce necessidade de facilitar o acesso a esses locais sem arriscar a integridade física do trabalhador. O que nos leva à urgência em desenvolver tecnologias e equipamentos que evitem esse tipo de acidente.

É em consequência disso que foram criados instrumentos de defesa que ultrapassam a pessoa do trabalhador. Tratam-se de equipamentos de proteção coletivos, que podem ser compartilhados pelo grupo de colaboradores atuantes no espaço.

É o caso das protagonistas de nosso artigo: as passarelas metálicas, que tem uso recomendado em áreas elevadas a grandes alturas e de pouca estabilidade, como em telhados, por exemplo. 

 

ONDE USAR AS PASSARELAS METÁLICAS?

 

Como dito anteriormente, a maioria dos telhados são construídos com telhas de alumínio e barro e, por isso, não são capazes de tolerar grandes fardos de peso acumulados. 

Caso o peso nessas telhas se acumule, a chance de rompimento e, em consequência disso, de desabamentos, é alta, o que pode acarretar em sérios acidentes. Por esse motivo, recomenda-se o uso de passarelas metálicas.

As passarelas metálicas dividem o peso dos trabalhadores, distribuindo a carga pela estrutura inteira. Elas, somadas à cabos e linhas de vida, ajudam a fornecer a proteção necessária para o trabalho em altura nesses ambientes.

 

passarelas-2

 

Mas fique atento! Todos os equipamentos envolvidos, incluindo as passarelas metálicas, devem ser revestidos por materiais antiderrapantes e, se possível, constituído por matérias primas isolantes.

Trata-se de uma camada a mais de proteção nesses equipamentos. Segurança nunca é demais, certo?

 

LINHA DE VIDA: QUAL A NECESSIDADE DESSA EXTENSÃO?

Utilizadas com o intuito de aumentar ainda mais a segurança do trabalhador, as linhas de vida são acrescentadas às passarelas metálicas, principalmente quando a utilização do equipamento ocorre em locais com aclive.

Mas quais são as características de uma linha de vida?

  • A linha de vida é formada por um conjunto de cabos e cordas;
  • Funciona como um ponto de ancoragem para as passarelas metálicas;
  • Pode ser utilizado tanto em estruturas horizontais, quanto nas verticais;
  • Aguenta grande quantidade de carga;
  • Serve como apoio para equipamentos de proteção, como as passarelas metálicas.

Por esses motivos, não esqueça de acrescentar a linha de vida enquanto estiver fazendo uso das passarelas metálicas. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA PASSARELA METÁLICA PARA ACESSO AO TELHADO?

Já sabemos que as passarelas metálicas representam formas de andar seguramente em terrenos instáveis e inclinados, como telhados, por exemplo. Agora, iremos falar sobre outras formas de utilização e mais vantagens das passarelas metálicas:

  • Em telhados com formato de arco – chamados de abaulados –, as passarelas metálicas podem ser utilizadas na transversal, para facilitar o acesso a essas estruturas;
  • As passarelas metálicas também podem ser utilizadas como acesso a estruturas, facilitando a distribuição do peso. Uma alternativa muito melhor quando comparada à tábuas de madeira e superfícies improvisadas;
  • Quando utilizadas com a função comum, as passarelas metálicas garantem estabilidade e equilíbrio no acesso a telhados. Além disso, podem ser usadas e depois retiradas, de acordo com as necessidades de cada obra;
  • Por fim, como já dito anteriormente, as passarelas metálicas tem função principal de evitar quedas causadas por telhas quebradas, possíveis desabamentos e, até mesmo, evitar que o trabalhador escorregue dos telhados onde executa o trabalho.

 

passarelas-3

 

Viu? Agora você já sabe tudo sobre as passarelas metálicas, sua importância e como utilizá-las! 

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat