Sinalização noturna: Importância de evitar acidentes com a baixa iluminação
A sinalização noturna é um item muito conhecido no setor viário, a fim de delimitar trajetos e garantir a segurança das pessoas que viajam durante a noite.
Contudo, não é apenas nas ruas e estradas que a sinalização noturna é muito adotada.
A sinalização noturna também é muito importante para o seu uso em fábricas, empresas e, principalmente, na construção civil.
Adotar os itens apropriados para a sinalização noturna faz com que as pessoas que trabalham em um local durante o período da noite tenham a noção ideal de quais espaços podem ou não atravessar sem riscos de sofrer acidentes, além de delimitar rotas de fuga com o máximo de segurança.
A sinalização noturna também permite que os funcionários que operam máquinas ou veículos dentro da indústria tenham o conhecimento de qual o espaço no qual pode utilizar estes equipamentos e onde se deve evitar, a fim de que não ocorram acidentes.
O principal é que a sinalização noturna permita que o funcionário conheça os ambientes da empresa, principalmente em locais com baixa luminosidade, a fim de que possa estar preparado e com os equipamentos adequados a cada situação.
Diante disso, vale salientar que a sinalização noturna é uma forma de comunicação visual muito importante, a fim de que não ocorram acidentes ou outras formas de problemas que possam lesar a saúde e qualidade de vida do trabalhador.
Qual a lei que fala sobre?
Mais do que um item importante para garantir a saúde e bem estar do trabalhador, o uso da sinalização noturna está presente na lei de segurança do trabalho.
Embora seja um item de proteção coletiva, a sinalização noturna é encaixada como um equipamento de proteção individual.
Isso porque, além das placas, os tradicionais coletes reflexivos também são encaixados como itens para a sinalização noturna, já que evitam que haja problemas, pois permite uma rápida visualização dos trabalhadores, mesmo com baixas quantidades de luz, e evita que ele seja exposto a empurrões, batidas, entre outros fatores.
Diante disso, a sinalização noturna está presente na Norma Reguladora 6, no qual especifica sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e também fala sobre o seu cuidado e manutenção.
Quais são os itens?
Agora que você conhece a legislação vigente que engloba também o uso dos itens de sinalização noturna pode se perguntar quais são os itens que englobam este segmento.
Primeiramente, devemos destacar que, como o próprio nome diz, sinalização noturna são os produtos que podem ser utilizados para garantir a segurança e bem estar do trabalhador no período noturno.
Assim sendo, os itens que possuam faixas reflexivas e outros dispositivos que permitam a rápida visualização das pessoas em longas distâncias e sigam com as recomendações e regulamentações vigentes são consideradas sinalização noturna.
Só para exemplificar, alguns dos exemplos de equipamentos que compõem a estão:
Cones;
Barreiras;
Coletes reflexivos;
Placas refletivas;
Entre outros.
Contudo, se você possui dúvidas sobre quais equipamentos deve adquirir é importante conversar com um especialista em segurança do trabalho, para que ele siga o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da empresa e, a partir daí, possa adotar os equipamentos e materiais para sinalização noturna que mais combinem com as necessidades da sua empresa.
Também conhecido como PPRA, este programa é obrigatório e analisa todos os possíveis problemas e riscos que os trabalhadores da sua instituição possam sofrer na realização das atividades e, a partir disso, desenvolver alternativas, que englobam também na escolha dos itens ideais para a sinalização noturna para que você possa adotar na sua empresa.
Agora que você conhece a importância do uso da sinalização noturna, mas não sabe onde adquirir os itens necessários com o máximo de cuidado e seguindo as normas vigentes, nós queremos lhe apresentar uma alternativa.
O nosso cuidado com os trabalhadores na confecção de itens de qualidade nos garantiu a conquista do Certificado de Aprovação, item indispensável para qualquer equipamento de proteção individual e coletivo, seja ele de sinalização noturna ou não e que atesta que o equipamento passou por todos os testes que medem a sua durabilidade, segurança, resistência e conforto, a fim de que os operários estejam prontos para realizar as suas atividades sem nenhuma preocupação.
Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento para os equipamentos de sinalização noturna.
Com certeza, ao conversar com os nossos consultores, você não pensará em outro lugar para fechar negócio, se não com a R3EPI.
A R3epi atende e entrega seus equipamentos em todo território nacional Sul; Sudeste; Centro-Oeste; Norte e Nordeste, verifique a baixo algumas cidades que a R3epi atende.
Sul: Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis entre outras cidades da Região.
Sudeste: São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte, Vitoria e outras cidades da Região.
Centro-Oeste: Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Brasília e outras cidades da Região.
Norte: Manaus, Macapá, Boa Vista, Belém, Porto Velho, Rio Branco e outras cidades da Região.
Nordeste: Fortaleza, Natal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa e outras cidades da Região.
Visite também outras de nossas categorias de equipamentos para EPI e encontre aquele modelo que se encaixa perfeitamente!
Sobretudo invista na segurança dos seus colaboradores através dos nossos equipamentos de proteção como Cinto Paraquedista de Segurança.