TALABARTE EM Y COMO UMA ALTERNATIVA DE DUPLA SEGURANÇA
Talabarte em Y não é preciso se esforçar muito para perceber que o trabalho em altura é um dos ramos de trabalho mais perigosos que existem. Isso porque, todos os serviços e funções são desenvolvidos em grandes alturas e, muitas vezes, sobre edificações.
Assim, qualquer acidente pode se tornar em um grande trauma, ou, em casos mais sérios, uma fatalidade maior para o trabalhador, já que, para ser considerado trabalho em altura, a função deve ser exercida a mais de dois metros do chão.
Por isso, normas regulamentadoras existem para garantir medidas mínimas de segurança que certifiquem a integridade física dos indivíduos que exercem funções em altura.
Entre elas, está a NR35, que, entre outras coisas, define como obrigatório o uso de equipamentos de proteção individuais pelo trabalhador, fornecidos pelo empregador. Além disso, o empregador deve fornecer também capacitação para o uso dos equipamentos.
Entre esses equipamentos, está o cinto de segurança paraquedista que não pode ser utilizado sem um bom talabarte em Y, ou o talabarte duplo. Quer saber mais? Continue lendo!
POR QUE O TALABARTE NÃO É CONSIDERADO UM EPI?
Para que o instrumento de proteção possa ser chamado de equipamento de proteção individual, ou EPI, é necessário que cumpra requisitos.
Assim, um equipamento de proteção individual é caracterizado por possuir um certificado de aprovação, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O talabarte, assim como o trava quedas, não possui esse certificado.
Por esse motivo, nenhuma das espécies de talabarte, nem nenhuma das espécies de trava-quedas, são consideradas como equipamentos de proteção individuais.
A falta do certificado torna o uso dispensável?
Absolutamente não! O uso do talabarte continua sendo indispensável e, inclusive, o MTE recomenda que seja utilizado sempre em conjunto com o cinto de segurança paraquedista, desde que ambos sejam da mesma marca e do mesmo fabricante.
Tanto o talabarte, como o trava quedas, nesse caso, são considerados como acessórios do cinto de segurança paraquedista. A venda deve ser feita conjugada, assim como o uso desses equipamentos.
Agora que você sabe que o talabarte é indispensável para o Ministério do Trabalho, iremos analisar a fundo a função do talabarte em Y.
O talabarte em Y tem como principal funcionalidade conferir mobilidade e segurança ao mesmo tempo para o trabalhador. Com ele, o trabalhador pode intercalar os ganchos, se movimentando horizontalmente pelo espaço em que realiza o trabalho.
Além disso, acumula a função de todo talabarte, que é fazer a ligação entre o cinturão paraquedista e o ponto de ancoragem, diminuindo assim a possibilidade de queda. No infeliz caso de queda, o talabarte em Y atua como neutralizador do impacto.
Por possuir um duplo sistema, o talabarte em Y pode apresentar um custo maior do que os outros modelos, porém, nesse caso, a análise de custo x benefício deve ser feita com o acréscimo de uma nova variante: segurança!
Mas não vá pensando que o preço é a única diferença entre o talabarte em Y e o talabarte simples. Esses instrumentos dividem o nome e a função precípua, mas, no fundo, possuem utilizações diferentes.
Explicaremos mais no próximo tópico!
TALABARTE EM Y X TALABARTE SIMPLES: QUAL A DIFERENÇA?
Como dito anteriormente, o talabarte em Y possui algumas diferenças quando comparado ao seu modelo mais simples. Nesse tópico, iremos abordá-las de forma mais aprofundada.
Talabarte simples:
Esse modelo de talabarte é indicado para aquelas funções do trabalho em altura com menor periculosidade (se é que elas existem!).
Esse modelo de talabarte possui conexão simples;
Apenas um ponto de conexão com o ponto de ancoragem e um ponto de conexão com o cinto de segurança paraquedista;
O talabarte simples acaba sendo utilizado como limitador de distância;
Indicado para os casos em que o indivíduo não precisa se movimentar vertical ou horizontalmente, como em plataformas, por exemplo.
Talabarte duplo ou em Y:
Como falamos antes, essa espécie de talabarte preza pela mobilidade e pela segurança do trabalhador.
Possui como característica marcante os dois ganchos que ficam conectados ao ponto de ancoragem, duplicando a conexão;
É conectado ao cinto de segurança paraquedista por apenas um gancho;
O talabarte em Y é utilizado como, além de limitador de distância, neutralizador de impacto no momento da queda;
Esse modelo de talabarte é altamente indicado nos casos em que o trabalhador precisa se movimentar enquanto realiza o trabalho em altura.
Obrigatório para uso em algumas estruturas, como andaimes, por exemplo.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o talabarte em Y, suas funções e modos de utilização.
Não esqueça que a vida útil de todo equipamento (e acessórios) depende não só da qualidade do material que os constitui, mas, também, de manutenção constante e cuidado durante o uso.
Opte sempre por materiais de qualidade e marcas renomadas na hora de escolher qual produto comprar e lembre de fornecer aos trabalhadores o treinamento necessário para utilização dos equipamentos.
Até a próxima!
Fale agora com um de nossos colaboradores!
Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!