Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Isolante Elétrico

Procurando por Isolante Elétrico na R3 epi você encontrá todo equipamento necessário para isolamento elétrico.
Os equipamentos para isolamento elétrico da R3 epi são atestados e aprovados pelas mais conceituadas instituições e órgãos regulamentadores.
Confira abaixo nossos produtos e peça já uma cotação.

Lençol de Borracha

SKU: R3013312

A consultar

Lenço de Borracha Pastilha

SKU: R3013335

A consultar

Placas de Borracha

Placas de Borracha tamanho 50x50cm de 8mm. KIT 1m2 4 peças 50cmx50cm x 8mm Pisos emborrac...

SKU: R3013330

A consultar

Estrado de Borracha

SKU: R3013332

A consultar

Estrado de Borracha Nitrilica

SKU: R3013332

A consultar

Bastão de Manobra

As Varas de Manobra, também conhecidas como Bastão de Manobra oferecidas pela R3 epi sã...

SKU: R3013033

A consultar

Varas de Manobra

A R3 epi tem grande satisfação em oferecer aos seus clientes a melhor linha de < strong>...

SKU: R3013035

A consultar

ISOLANTE ELÉTRICO

 

O isolante elétrico é o componente responsável pelo isolamento das cargas de energia de um determinado local, impossibilitando que essa carga seja dividida com outros sistemas, equipamentos ou que chegue a outras pessoas, causando sérios danos físicos.

 

isolante-eletrico

 

O isolante elétrico é uma importante parcela de um local de trabalho seguro. Já que foram desenvolvidos tanto para isolar um equipamento específico em um circuito elétrico quanto para solidificar a segurança dos profissionais trabalhando com esse circuito.

 

FUNCIONALIDADE DO EQUIPAMENTO

 

O isolante elétrico funciona como uma capa protetora contra cargas elétricas presentes em algum tipo de circuito elétrico. Essa proteção só é possível devido ao material que compõe esse isolante. 

 

Os materiais responsáveis pela composição do isolante possuem poucos elétrons livres. O que significa que eles conseguem resistir ao fluxo de energia proveniente dos fios elétricos. Dessa forma, o isolante consegue separar cargas distintas e protege os profissionais que trabalham diariamente com isso. 

 

Normalmente, materiais metálicos, como é o caso do cobre, por exemplo, são ótimos condutores elétricos devido a grande quantidade de elétrons livres presentes em sua composição. Por isso, é necessário que haja uma barreira entre esses materiais e o mundo exterior.

 

Alguns dos materiais responsáveis pelo isolamento são: borracha, vidro, cerâmica, madeira, plástico, entre outros. Nem todos os isolantes têm a mesma eficiência para todos os níveis de carga elétrica. Isto é, não possuem a mesma rigidez dielétrica. 

 

A rigidez dielétrica de uma substância é o limite máximo de carga elétrica que ela consegue lidar de uma única vez. A partir desse limite, o material começa a ser ionizado e pode deixar de ser um isolante elétrico. Vamos explicar um pouco mais sobre o assunto abaixo:

 

  • Borracha

 

A borracha é um produto proveniente do látex. Um componente encontrado na natureza em árvores de seringueira. Hoje em dia, também já existe a borracha sintética, que é produzida de componentes do petróleo. 

 

A borracha natural, antes de passar pelo tratamento industrial, é uma substância muito propensa a mudanças de temperatura, modificando sua forma física dependendo da temperatura do ambiente em que reside. 

 

Entretanto, após seu tratamento químico, a borracha torna-se uma substância sem seu traço volátil. Essa auxilia no processo de proteção e a tornando em uma das substâncias mais eficientes para o isolamento elétrico e térmico existentes. É por esse motivo que a maior parte dos equipamentos de segurança, como luvas e calçados, são feitos de borracha.

 

  • Vidro

 

O vidro é um material feito com alguns componentes principais, entre eles a areia, o calcário e a barrilha (carbonato de sódio). Para que esses materiais se tornem em vidro comum que conhecemos, eles precisam entrar em contato com altas temperaturas. Então, derretem e são moldados em vasos, copos, garrafas, entre outros. Existem inúmeros tipos diferentes de vidros, que servem para diversas finalidades. 

 

O vidro, por ser um material sem a presença de elétrons livres com a possibilidade de serem ionizados, não conduz eletricidade. Dessa forma, é um bom isolante elétrico, mas não pode entrar em contato com correntes elétricas muito potentes, já que não é resistente a altas temperaturas.

 

  • Cerâmica

 

A cerâmica é geralmente feita de materiais metálicos e não metálicos. Como, sílica, argila, quartzo e germânio. Existem os compostos de cerâmica tradicional, que é usada comumente em construções (azulejos, ladrilhos, tijolos etc.) e a cerâmica moderna, um avanço tecnológico desenvolvido por pesquisadores para utilizar em diversas áreas da ciência, como na criação de ônibus espaciais, por exemplo.

 

isolante-eletrico-3

 

A cerâmica, dependendo dos materiais utilizados em sua composição, pode ter como característica alta dureza e bom isolamento elétrico e térmico. Além disso, é usada com uma frequência elevada por ser um material de baixo custo e com um bom custo benefício.

 

RECOMENDAÇÕES DE USO

Como já vimos anteriormente, um isolante elétrico é de extrema importância para conter as cargas presentes em um circuito elétrico qualquer. Além disso, é imprescindível para a segurança dos profissionais que trabalham fazendo a sua manutenção.

 

Os isolantes elétricos são recomendados para todo equipamento, residência, indústria ou condomínio que tenha a presença de fiação. Especialmente em lugares onde o circuito elétrico seja grande e com uma potência elétrica elevada. Se a fiação não for isolada corretamente, pode causar acidentes ou curtos circuitos.

 

No momento da escolha do isolante elétrico ideal, você tem que levar em conta o local onde ele será usado. Por exemplo, isolantes elétricos para cozinhas precisam ser resistentes a altas temperaturas e a umidade. Já que é um cômodo onde temos a presença de pias, fornos e geladeiras. Assim, o isolante ideal precisa ter mica, que é um material altamente resistente à umidade e ao calor.

 

isolante-eletrico-2

 

Além de escolher o material correto, você precisa se certificar que está comprando um isolante elétrico seguro, que seja feito de materiais de qualidade e que tenha uma boa durabilidade, por isso sempre compre seu material em revendedores de confiança. Além disso, não se esqueça de fazer manutenções regulares em sua fiação, levando uma maior segurança para você e para seus colaboradores.

 

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat