Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Varas de Manobra

As varas telescópicas ou também chamadas Varas de Manobra são equipamentos que têm como função auxiliar os colaboradores a realizarem trabalhos em ambientes de grande altitude.

Vara de Manobra

Vara de Manobra fabricada em fibra de vidro de alta resistência com resina epóxi, atende...

SKU: R3013048

A consultar

Bastão de Manobra

As Varas de Manobra, também conhecidas como Bastão de Manobra oferecidas pela R3 epi sã...

SKU: R3013033

A consultar

Varas de Manobra

A R3 epi tem grande satisfação em oferecer aos seus clientes a melhor linha de < strong>...

SKU: R3013035

A consultar

Capa para Vara de Manobras em Lona

Capa para Vara de Manobras em Lona confeccionado em lona impermeável, reforço no fundo d...

SKU: R3011939

A consultar

VARAS DE MANOBRA

 

Elas podem ser utilizadas de diferentes formas. O que vai depender da função do colaborador e do trabalho em que o seu uso vai ser aplicado. Podem ser usadas para auxiliar no trabalho em altura e para fazer a manutenção de rede elétrica.

No trabalho em altura, as Varas de Manobra podem desempenhar inúmeras funções. Sendo a principal delas, servir como ferramenta para montar o elemento de ancoragem do colaborador, quando paramentada de um gancho ligado a uma corda, a linha de vida. 

 

varas-de-protecao

 

Seu comprimento pode variar de acordo com o modelo e o fabricante. Na maioria das vezes ela conta com uma altura média de 5,5 metros de comprimento, distribuídos ao longo de 3 ou 4 sessões e uma base.

FUNCIONALIDADES DO EQUIPAMENTO

O uso das Varas de Manobra podem variar de acordo com as necessidades do colaborador, sua especialidade, fator de risco imposto pelo trabalho e o ambiente. No entanto as principais aplicações deste equipamento são:

  • Montagem do sistema de ancoragem do colaborador

As Varas de Manobra no trabalho em altura podem ser usadas para auxiliar na montagem de sistemas de ancoragem do colaborador. 

Em algumas situações, existe a necessidade de o colaborador buscar apoio no ambiente de trabalho, como uma viga de sustentação, por exemplo. A montagem do sistema é feita da seguinte forma:

Na extremidade das Varas de Manobra coloca-se um gancho de ancoragem unido de uma corda, que vai servir como linha de vida. 

No corpo da corda é colocado um dispositivo  trava-quedas, que por sua vez acompanha um gancho, que é colocado na argola dorsal, localizada no cinto tipo paraquedista do colaborador. 

Por fim, com a ajuda das Varas de Manobra o gancho de ancoragem é encaixado na viga de sustentação. Depois disso é feito o engate do trava-quedas no cinto do colaborador. A partir disso ele já pode começar a escalar a estrutura.

  • Manutenção de rede elétrica

O uso mais comum das Varas de Manobra é na realização da manutenção de instalações elétricas que oferecem grande risco para o colaborador devido à alta voltagem, como postes urbanos. No que se refere à manutenção elétrica, elas podem ser usadas para fazer o bloqueio da corrente elétrica, ampliação ou redução da força.

Para efetuar o bloqueio da corrente elétrica, é colocado um gancho do tipo âncora na extremidade da vara. O colaborador deve então ajustar a altura da vara de modo que o gancho alcance as travas dos disjuntores elétricos, localizados no topo do poste. 

 

varas-de-protecao-2

 

É indicado que mesmo usando uma vara de manobra, o colaborador use uma escada. Assim, consegue visualizar melhor as travas responsáveis pelo bloqueio da corrente elétrica.

Depois de localizar as travas, o colaborador deve então fazer o encaixe do gancho na trava responsável pelo fluxo de energia que pretende bloquear. E então deve puxá-la. E assim efetuar o bloqueio. 

Esse bloqueio pode ser feito por inúmeras razões, desde ampliação da rede à cortes por falta de pagamentos. Contudo, também existe a hipótese do bloqueio elétrico para fazer a reposição de fios.

COMPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO

As Varas de Manobra podem ser encontradas no mercado em diversas variações, que vão desde o tamanho, modelo e o material em que são fabricadas. 

Porém, o modo como é feita a sua utilização é o mesmo. Atualmente podemos encontrar Varas de Manobra com o tamanho mínimo de 2,58 m quando estendida. 

Sendo de 1,43 quando recolhida e com 2 seções. Em quanto ao tamanho máximo disponível no mercado é de 12,04 m quando estendida e 1,77 m quando recolhida e com 9 seções.

Em relação ao material em que as Varas de Manobra são fabricadas, podemos dizer que a maioria delas são feitas de fibra de vidro. No entanto, materiais como liga metálica e madeira também são bastante utilizados. 

Esses materiais foram escolhidos para confeccionar este equipamento por oferecerem uma boa resistência e serem leves, quando transportados. Independentemente do material ele deve ser liso. Sendo sem nervuras ou bolhas de ar e envernizados, para facilitar então a movimentação.

 

varas-de-protecao-3

 

De modo geral as Varas de Manobra são compostas por base, elementos ou seções e travas. A base é a parte mais grossa da vara de manobra, tem como função armazenar as seções, quando a ferramenta está fechada. 

Contudo, os elementos, mais conhecidos como seções são as divisórias da vara de manobra. Elas servem para aumentar o comprimento da ferramenta. As travas têm como função limitar o comprimento da vara e impedir acidentes durante o uso do equipamento. Normalmente são feitas de material emborrachado e devem ser acionadas sempre que uma nova seção for exposta.

A manutenção das Varas de Manobra deve ser feita pelo fabricante a cada dois anos ou então se caso haja alguma avarias.

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!