Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Escada Marinheiro

A escada marinheiro é um equipamento de proteção coletiva, que consiste em uma grade circular que envolve a escada e serve de apoio caso haja um possível desequilíbrio. Isso é de extrema importância para evitar o risco de acidentes ocasionados por quedas.  

Estrutura metálica guarda corpo

Estrutura metálica guarda corpo redondo em aço carbono tubular. 

SKU: R3013737

A consultar

Estrutura metálica tampa em L

Tampa em L com chapa para restrição de acesso para escada marinheiro. 

SKU: R3013736

A consultar

Estrutura metálica tampa em aço

Tampa em aço, tampa em arco com restrição de acesso para escada marinheiro.

SKU: R3013735

A consultar

Escada com lance duplo

Estrutura metálica escada com lance duplo, escada de acesso com lance duplo

SKU: R3013734

A consultar

Patamar com guarda corpo

Patamar com guarda corpo e escada marinheiro para trabalhos em tanques. 

SKU: R3013733

A consultar

Estrutura metálica Escada marinheiro

Escada marinheiro com patamar para acesso a torre de resfriamento. 

SKU: R3013732

A consultar

Estrutura metálica escada marinheiro

Escada marinheiro padrão a norma com ou sem tampa de restrição.

SKU: R3013731

A consultar

Kit Escada Marinheiro

Kit Escada Marinheiro, Linha de vida para acesso a escada marinheiro, facilita na subida e...

SKU: R3013705

A consultar

Escada Marinheiro

Escada Marinheiro. Equipamento usado para sustentar ou evitar a queda do trabalhador duran...

SKU: R3012075

A consultar

Escada marinheiro e a importância de escolher a melhor para os seus funcionários

 

Se você é leigo no segmento de segurança do trabalho e ouviu o termo escada marinheiro com certeza já imaginou aquelas escadarias utilizadas em navios e barcos. Embora o conceito seja o mesmo, a escada marinheiro é um item que tem uma função distinta para ser utilizada em indústrias e fábricas. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) divulgado pela Secretaria de Saúde de São Paulo, aconteceu um aumento preocupante no estado durante os últimos 16 anos. 

Entre os anos de 2000 a 2016, foi apresentado um aumento de mais de 100% no número de quedas fatais. No total, o salto foi de 422% no período analisado, o que ligou o sinal de alerta e demonstrou uma preocupação das instituições, principalmente as relacionadas com segurança do trabalho e também do público em geral.

 

escada-marinheiro

 

O uso da escada marinheiro tem sido bastante procurado, principalmente em diversos ramos do segmento industrial e fabril. Só para exemplificar, alguns dos exemplos que podemos citar no qual a escada marinheiro é bastante adotado, estão:

 

  • Infraestrutura de fábricas, oficinas e empresas;
  • Acesso à casa de maquinaria;
  • Torres de iluminação;
  • Silos ou tanques de armazenamento;
  • Acessos a caixas d’água;
  • Redes de tratamento de esgoto.

 

Existe regulamentação específica para o uso da escada marinheiro?

 

Além de ser um produto de proteção coletiva, a escada marinheiro existe uma regulamentação específica, com a finalidade de garantir o máximo de cuidado na escolha da melhor escada marinheiro para o máximo de segurança dos seus colaboradores. 

 

A norma regulamentadora que define sobre a escolha da escada marinheiro é a Norma Regulamentadora 12, que diz respeito sobre a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos e apresenta todas as informações para o desenvolvimento de equipamentos e dispositivos para estes ambientes e garantir o máximo de proteção e qualidade de vida para os trabalhadores. 

 

Outras NR’s que também evidenciam o melhor uso da escada marinheiro para os trabalhadores são a NR-18 e a NR-35, que tratam também tanto do projeto quanto o uso da escada marinheiro. 

 

escada-marinheiro-2

 

Não existe um formato padrão para a escada marinheiro, mas são construídas várias formas e modelos de escada marinheiro que atendam as normas regulamentadoras citadas acima, com a finalidade de que possa se adaptar a cada necessidade do seu público alvo. 

 

Alguns cuidados que devem ser tomados ao escolher a escada marinheiro 

 

É importante que as escadas marinheiro fixas contem com uma estrutura de plataformas intermediárias caso o equipamento tenha a altura superior a nove metros. Esse sistema deve ser subdividido em vários lances para que, caso ocorra uma queda acidental os lances possam interromper a queda, o que diminui consideravelmente o risco de acidentes. 

 

Ainda de acordo com essa gaiola de proteção, caso possua uma altura superior a 3,5 metros deve ser instalada a partir de 2 metros do piso, ultrapassando, pelo menos, 1,10 m ou 1,20 m da plataforma de descanso ou piso superior. É importante salientar que deve contar com um corrimão ou continuação dos montantes da escada marinheiro ultrapassando a plataforma de descanso ou piso superior. 

 

Em terceiro lugar, pelo fato da escada marinheiro ser inclinada, o usuário deve estar apoiado nos pés nas barras inferiores e nas mãos ao subir ou descer a escada marinheiro. Com a finalidade de oferecer uma maior resistência, alguns critérios como o uso de guarda corpo, também conhecida como gaiola de proteção, são essenciais para fazer parte da estrutura. 

 

Como escolher a melhor empresa que comercialize a escada marinheiro?

 

Agora que você conhece sobre as normas e regulamentos, além da importância de se investir no uso da escada marinheiro é necessário que seja procurado por uma empresa regulamentada e que siga com todos os cuidados, a fim de oferecer um equipamento de qualidade para o seu consumidor. 

 

Adquirir uma escada marinheiro que não esteja em conformidade com as NR’s pode ocasionar em punições dos órgãos regulamentadores. Diante disso, faça uma pesquisa no mercado e procure por empresas que sejam reconhecidas e possuam experiência, a fim de que a sua empresa tenha um item que vai diminuir ou praticamente anular o risco de acidentes no seu uso.

 

escada-marinheiro-3

 

Se você procura por uma empresa reconhecida no mercado, uma alternativa excelente é a R3EPI, empresa com ampla experiência no mercado e que comercializa uma grande base de equipamentos de proteção individual e coletivo, uniformes e ferramentas, a fim de que a sua instituição possa estar protegida e com o máximo de materiais necessários para os seus colaboradores. 

 

Entre em contato com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas, para que você possa adquirir os melhores modelos de escada marinheiro. 

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat