Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Guarda corpo

A necessidade em oferecer uma proteção maior para as pessoas e, paralelamente, não afetar no design da estrutura das grandes edificações tem feito com que as empresas possam investir em alternativas.

Passarela com guarda corpo

Passarela com guarda corpo em aço carbono tubular reto.

SKU: R3013739

A consultar

Estrutura metálica guarda corpo

Guarda corpo reto em aço carbono tubular. 

SKU: R3013738

A consultar

Guarda corpo: O que é e o seu papel para garantir a segurança das pessoas

 

Uma das alternativas é no uso do guarda corpo, que consiste em uma estrutura que evita a queda de adultos, crianças e animais, por conta do desnível e que pode ocasionar sérios problemas.

Só para exemplificar sobre a importância de se investir no uso do guarda corpo, a morte ocasionada por quedas quadruplicaram em São Paulo nos últimos 16 anos e chegou a se aproximar do número de homicídios. Estes números foram apresentados pelo Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) divulgada pela Secretaria o Estado da Saúde 

 

Entre os anos de 2000 a 2016, foi apresentado um aumento de mais de 100% no número de quedas fatais. No total, o salto foi de 422% no período analisado, o que ligou o sinal de alerta e demonstrou uma preocupação das instituições, principalmente as relacionadas com segurança do trabalho e também do público em geral.

 

guarda-corpo

 

Por conta disso, o uso do guarda corpo para garantir a segurança das pessoas, independente da idade e também do segmento, tornou-se mais do que obrigatório e também um aliado importante para evitar que aconteça o aumento no número de acidentes de trânsito.

 

Guarda corpo e o seu uso na segurança das pessoas

 

Agora que você conhece a importância do uso de equipamentos de segurança individual e coletivo para evitar que ocorra um aumento ainda maior nos casos de quedas, devemos apresentar mais informações sobre o guarda corpo.

 

Como dito acima, o guarda corpo é um equipamento de proteção coletiva, que tem por objetivo garantir a proteção das pessoas, sejam elas crianças, adultos ou, inclusive, animais, do risco de tombos por conta de desníveis ou ambientes mais altos. O guarda corpo também pode ser chamado de parapeito, de acordo com o local no qual é aplicado.   

 

guarda-corpo-2

 

Existem casos no qual o guarda corpo também pode ser adotado como um corrimão em apartamentos e residências, com a finalidade de aumentar a segurança das pessoas e também oferecer um toque a mais no design, já que o guarda corpo tornou-se um item que pode ser utilizado para oferecer um toque personalizado cada vez maior. 

 

Sobre a regulamentação do uso do guarda corpo

 

Embora seja um item que conquistou as pessoas por sua utilização estética nos empreendimentos, você sabia que adquirir um guarda corpo deve seguir uma regulamentação adequada, a fim que você tenha mais do que um item com um belo design, mas prático e com o máximo de segurança?

 

A lei que determina as regras sobre o uso e a instalação do guarda corpo é a ABNT NBR 14.718. Esta norma da Associação Brasileira de Normas e Técnicas foi criada em 2001 e revisada em 2008, para que houvesse algumas determinações necessárias para garantir o máximo de segurança para o público. 

 

A norma também ressalta os tipos de materiais que devem ser adotados para a confecção do guarda corpo. Ele deve ser produzido em aço inoxidável, que seja resistente à exposição no ambiente, para que não ocorra o seu desgaste com o tempo. 

 

A ABNT NBR 14.718 utiliza como regulamentos o conceito presente nas normas estrangeiras para zonas de recepção e estacionamento, com a finalidade de oferecer ao público um item que seja mais do que prático, mas ofereça um guarda corpo de qualidade para o seu público. 

 

O guarda corpo também deve ser submetido a testes, que demonstram o esforço estático vertical e horizontal, além-no de impacto, para que analise a segurança e resistência do guarda corpo para evitar que o equipamento de segurança coletiva se desmonte ou quebre, ocasionando na queda da pessoa.

 

Em segundo lugar, outro ponto essencial na hora de se escolher o guarda corpo que será adotado em seu empreendimento ou como equipamento de proteção coletiva para os funcionários diz respeito à manutenção. Isso porque este item, independente se for produzido de ferro ou alumínio, deve ser analisado para evitar que folgas nos parafusos ou outros tipos de problemas possam ocasionar em acidentes. 

 

guarda-corpo-3

 

A norma regulamenta que o próprio usuário é o responsável pela manutenção deste equipamento. Por conta disso é de extrema importância que você fique ciente e analise periodicamente o guarda corpo, com a finalidade de escolher o melhor para o seu projeto. 

Ao conhecer agora que o guarda corpo é mais do que apenas um item estético, leve em consideração a segurança no uso do guarda corpo para o seu projeto. Isso porque este produto pode salvar vidas, garantir o bem estar de todos que estarão envolvidos no projeto e diminuir este triste gráfico dos acidentes ocasionados por quedas em alturas.

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat