O ponto de ancoragem é um dos métodos mais importantes para trabalho em altura. A razão para isso é a função protetora da ferramenta, que evita quedas dos trabalhadores durante o serviço. Por esse motivo, é fundamental ter atenção ao cumprimento desse elemento.
O que é ponto de ancoragem para trabalho em altura?
O ponto de ancoragem é um dispositivo responsável por suportar as forças de queda durante serviços em altura. Através de um sistema, o trabalhador é capaz de manter-se estável por meio das cordas e cabos. Essa sustentação fixa é fundamental para prevenir quedas e outros acidentes.
Por conta da sua importante função, os pontos de ancoragem são obrigatórios durante o trabalho em altura, segundo a NR-35 e é imprescindível na regulamentação do acesso por corda.
Além de reduzir o impacto da queda, o ponto de ancoragem é útil durante o resgate de vítimas. Durante trabalhos em espaços de difícil acesso também é importante que essa ferramenta seja utilizada. Geralmente, eles conseguem suportar uma alta carga de peso, para que o carregamento de duas pessoas de forma simultânea seja possível.
Quando um ponto de ancoragem é resistente?
Segundo o item 18.15.56.2 da NR sobre Trabalho em Altura, o ponto de ancoragem deve atender algumas especificações. Assim, poderá ser usado com segurança. Como:
- estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
- ser capaz de suportar uma carga de 1.500 quilogramas-força;
- suportar a carga pontual de 1.200 quilogramas-força.
Quais são as medidas de segurança?
A alta importância do ponto de ancoragem torna necessária a realização de inspeções constantes. Afinal, qualquer tipo de defeito pode facilitar a ocorrência de graves acidentes.
Normas
Atualmente, normas técnicas nacionais ou internacionais são responsáveis por definir as condições ideais para o sistema. Durante a projeção do ponto de ancoragem, um profissional deve ser responsável pela tarefa, para que essas regras sejam cumpridas.
De acordo com as normas estabelecidas, inspeções devem ser realizadas antes, durante e após o uso. Também é importante que essas revisões sejam feitas anualmente. O resultado dessas inspeções deve ser sempre registrado, principalmente em caso de defeitos no sistema. Durante o procedimento, instruções do fabricante devem ser seguidas de forma padrão.
É importante ressaltar também que o sistema de ancoragem deve ter elementos visíveis em sua estrutura. Entre eles está o número de fabricação, indicação da carga suportada e material utilizado na construção. Lembre-se que esse material deve ser resistente às mudanças climáticas para garantir um longo tempo de vida útil.
Recomendações
O ideal é que o ponto de ancoragem atenda de forma completa o perímetro da edificação. Dessa forma, os serviços serão realizados de forma mais segura e ágil. Também é recomendado que a estrutura da ancoragem seja fixa e imóvel. Afinal, não será possível estabelecer um equilíbrio durante o trabalho se a estrutura se movimentar.
Fale agora com um de nossos colaboradores!
Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!