Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Ponto de ancoragem

Aqui na R3EPI você encontra as melhores opções de ponto de ancoragem do mercado. Confira abaixo alguns modelos que trabalhamos

Ponto de ancoragem 4 furos

Ponto de ancoragem 4 furos, com carga de rupturas de 2200 Kg, fabricada em aço carbono, z...

SKU: R3013730

A consultar

Ponto de ancoragem 1 furo

Ponto de ancoragem 1 furo, carga de ruptura de 1.500 kg, fabricada em aço carbono, zincad...

SKU: R3013729

A consultar

Ponto de ancoragem

Classificada como ponto de ancoragem tipo A1/C para aplicação de cargas de até 40KN. Pr...

SKU: R3013728

A consultar

Ponto de ancoragem: o que é?

O ponto de ancoragem é um dos métodos mais importantes para trabalho em altura. A razão para isso é a função protetora da ferramenta, que evita quedas dos trabalhadores durante o serviço. Por esse motivo, é fundamental ter atenção ao cumprimento desse elemento.

O que é ponto de ancoragem para trabalho em altura?

O ponto de ancoragem é um dispositivo responsável por suportar as forças de queda durante serviços em altura. Através de um sistema, o trabalhador é capaz de manter-se estável por meio das cordas e cabos. Essa sustentação fixa é fundamental para prevenir quedas e outros acidentes.

Por conta da sua importante função, os pontos de ancoragem são obrigatórios durante o trabalho em altura, segundo a NR-35 e é imprescindível na regulamentação do acesso por corda.

Além de reduzir o impacto da queda, o ponto de ancoragem é útil durante o resgate de vítimas. Durante trabalhos em espaços de difícil acesso também é importante que essa ferramenta seja utilizada. Geralmente, eles conseguem suportar uma alta carga de peso, para que o carregamento de duas pessoas de forma simultânea seja possível.

Quando um ponto de ancoragem é resistente?

Segundo o item 18.15.56.2 da NR sobre Trabalho em Altura, o ponto de ancoragem deve atender algumas especificações. Assim, poderá ser usado com segurança. Como:

  • estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
  • ser capaz de suportar uma carga de 1.500 quilogramas-força;
  • suportar a carga pontual de 1.200 quilogramas-força.

Quais são as medidas de segurança?

A alta importância do ponto de ancoragem torna necessária a realização de inspeções constantes. Afinal, qualquer tipo de defeito pode facilitar a ocorrência de graves acidentes.

Normas

Atualmente, normas técnicas nacionais ou internacionais são responsáveis por definir as condições ideais para o sistema. Durante a projeção do ponto de ancoragem, um profissional deve ser responsável pela tarefa, para que essas regras sejam cumpridas.

Ponto-de-ancoragem

De acordo com as normas estabelecidas, inspeções devem ser realizadas antes, durante e após o uso. Também é importante que essas revisões sejam feitas anualmente. O resultado dessas inspeções deve ser sempre registrado, principalmente em caso de defeitos no sistema. Durante o procedimento, instruções do fabricante devem ser seguidas de forma padrão.

É importante ressaltar também que o sistema de ancoragem deve ter elementos visíveis em sua estrutura. Entre eles está o número de fabricação, indicação da carga suportada e material utilizado na construção. Lembre-se que esse material deve ser resistente às mudanças climáticas para garantir um longo tempo de vida útil.

Recomendações

O ideal é que o ponto de ancoragem atenda de forma completa o perímetro da edificação. Dessa forma, os serviços serão realizados de forma mais segura e ágil. Também é recomendado que a estrutura da ancoragem seja fixa e imóvel. Afinal, não será possível estabelecer um equilíbrio durante o trabalho se a estrutura se movimentar.

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!