Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Proteção Auditiva

Proteção auditiva: Sons podem ocasionar em sérias sequelas para o trabalhador

Já ficou exposto a pequenos ruídos ou sons que são considerados irritantes? Você já se afasta instintivamente para garantir a proteção auditiva e se livrar daquelas sensações ruins. Agora imagina quem deve ficar exposto a esses barulhos altos ou irritantes por grandes quantidades de tempo o que isso pode significar para os ouvidos, caso não haja nenhuma ou uma proteção auditiva baixa?

Protetor Auricular Plug

Protetor Auricular Plug

Protetor Auricular Plug Modelo de bolsa de ar avançado com estabilizadores internos de bl...

SKU: R3012790

A consultar

Protetor Auricular 3M

Protetor Auricular 3M Produto com todas as vantagens do 3M Pomp Plus, porém em sua haste...

SKU: R3012941

A consultar

Protetor Auditivo 3M

Protetor Auditivo 3M

Protetor Auditivo 3M . Os protetores 3M Millenium aliam facilidade de inserção com o con...

SKU: R3012944

A consultar

Protetor Auricular Pomp Plus – 3M

Protetor Auricular Pomp Plus – 3M - 3M Pomp Plus é um dos produtos mais conhecidos e be...

SKU: R3012945

A consultar

Abafadores de Ruido

Abafadores de Ruido Protetor tipo Concha com Haste fixa acima da cabeça. A 3M possui a ma...

SKU: R3012913

A consultar

Protetor Tipo Concha - 3M

Protetor Tipo Concha - 3M Protetor tipo Concha com Haste fixa acima da cabeça indicado pa...

SKU: R3012914

A consultar

Abafador de Ruido Tipo Concha 3M

Abafador de Ruido Tipo Concha 3M Protetor tipo Concha acoplável no capacete. A 3M possui...

SKU: R3012915

A consultar

Protetor Auditivo Tipo Concha

Protetor Auditivo Tipo Concha Protetor tipo Concha acoplável no capacete, indicado para a...

SKU: R3012916

A consultar

Protetor Concha

Protetor Concha Protetor Tipo Concha com Haste fixa acima da cabeça. A 3M possui a mais r...

SKU: R3012917

A consultar

1 2 3 4

Diante destes fatores é necessário ficar atento, pois embora possa não aparecer a exposição a ruídos é considerado algo essencial a ser analisado no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de uma empresa e necessita do máximo de atenção para que os funcionários não corram o risco de adquirir sequelas que podem incluir a perda da audição.

Tendo isso em mente, é importante conhecer os tipos de ruídos que existem atualmente, pois é a partir disso que poderá escolher os melhores modelos de proteção auditiva para atender a cada necessidade específica. Os modelos mais conhecidos são:

  • Ruído contínuo(este primeiro pode ser encontrado em fábricas têxteis e apresenta flutuações pequenas, como o barulho das máquinas de costura, por exemplo);

    • Ruído intermediário: (
    Neste caso, estepossui intervalos de níveis sonoros relativamente baixos, significa uma previsibilidade em relação ao som e deve ser analisado com mais atenção);• Ruído variável:(Locais nos quais são mais encontrados é em indústrias do ramo metal-mecânico, no qual é realizado os trabalhos de esmerilhamento, lixamento, entre outros).

Tendo estes pontos em vista, agora você pode se perguntar quais são os problemas que atuar nestas condições sem a devida proteção auditiva pode ocasionar. A longa exposição pode levar a perda auditiva, que é considerado por muitos especialistas como um dos riscos ocupacionais mais frequentes.

O maior problema da perda auditiva é que ela é lenta e geralmente não ocasiona na surdez total, mas sim uma redução significativa e irreversível. Os principais segmentos nos quais a ausência ou má utilização de política de proteção auditiva possa ocasionar em um maior número de casos dessa perda são:

  • Indústrias;
  • Siderurgicas;
  • Metalurgicas;
  • Confecções têxteis;
  • Madeireiras;
  • Empresas de reciclagem;
  • Aeroportos;
  • Restaurantes e boates com som alto;
  • Construção Civil;
  • Manutenção de máquinas pesadas;
  • Logística;
  • Agricultura
  • Entre outros.

O trabalhador que sofrer com a perda auditiva pode receber auxílio-doença caso fique afastado por período superior a 15 dias. Nessas condições, ele tem estabilidade de um ano após o retorno ao trabalho.

Contudo, apesar de ser um dos principais riscos de acidentes de trabalho, os problemas auditivos têm apresentado uma queda nos últimos anos. De acordo com a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), foram anotados 366 casos em todo o Brasil em 2017, sendo que 22 não foram alertados ao órgão. No ano anterior, foram 440 casos (399 com CAT e 41 sem CAT).

A queda é ainda mais significativa quando se incluem os dados de 2015. Naquele ano, houve 690 afastamentos por perda auditiva (639 com CAT e 51 sem CAT). O Brasil teve 2.838 casos – sendo 2.3617 com CAT e 221 sem CAT nos últimos cinco anos.

Para assegurar a saúde dos seus funcionários e também um bom rendimento no dia a dia, queremos lhe apresentar os principais passos para adquirir uma excelente política de proteção auditiva ao escolher os equipamentos que mais se encaixam com as necessidades do seu negócio e, com isso, assegurem um maior conforto para todas as situações.

Quais os equipamentos de proteção auditiva existem no mercado?

É importante ficar atento e analisar os principais equipamentos de proteção auditiva individual que existem no mercado. Para isso, é necessário avaliar as principais leis e normas que falam sobre este produto.

A principal e que deve ser levada em consideração é a Norma Regulamentadora 6, no qual fala sobre o uso de EPI’s para cada situação e deve ser um dos principais pontos nos quais deve ser levado em consideração. Entre os principais modelos de proteção auditiva que existem no mercado, podemos citar:

  • Abafador de ruído;
  • Protetor Auricular.

Cada modelo possui as suas características únicas e que devem ser analisadas com o máximo de cuidado e atenção. Para saber qual é o modelo que mais se encaixa com a sua necessidade, o ideal é se basear no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, no qual um profissional da segurança do trabalho avaliará todos os possíveis pontos que podem virar causas de acidentes de trabalho e os melhores equipamentos para cada situação, o que inclui também a proteção auditiva.

Tanto o protetor auricular quanto o abafador de ruídos são produtos que oferecem uma boa proteção auditiva a determinados níveis de decibéis, além de oferecer um excelente isolamento acústico para a realização de atividades em ambientes com um alto nível de ruídos.

Os dois produtos para a proteção auditiva são essenciais para coibir a Perda Auditiva Induzida por Ruídos (PAIR), que possuem sintomas gradativos e não tem cura. Só para exemplificar a necessidade da utilização dos itens de proteção auditiva, existem outros motivos importantes pelos quais é necessário utilizá-lo. Entre eles, podemos citar:

  • Quedas de objetos;
  • Lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Choques elétricos;
  • Risco de quedas;
  • Exposição a ruídos.

Isso demonstra que os equipamentos para a proteção auditiva não protegem apenas a região dos ouvidos, mas possui também uma função essencial que é a proteção de parte da região da cabeça, uma das mais sensíveis do corpo humano e que, caso sofra danos ou colisões, pode ocasionar em uma série de sequelas para o trabalhador. Por conta disso, deve-se ficar atento.

Confira cinco dicas para que o seu equipamento de proteção auditiva seja ideal para todas as ocasiões

Você sabia que pode aumentar ainda mais a eficácia do equipamento de proteção auditiva e adquirir um item que ofereça uma maior proteção e resistência para todos os momentos? Diante disso, é possível ficar atento a alguns passos importantes, a fim de que possa ter em mãos um item que seja mais do que apenas prático, mas confortável e fácil de utilizar durante o dia a dia.

Primeiramente, a vedação da região auditiva é essencial para garantir a proteção auditiva. O protetor de inserção é o responsável por realizar a vedação no canal auditivo. Por sua vez, existe também o tipo concha que está na lateral da cabeça, ao redor das orelhas. Por isso, é necessário assegurar que o modelo tenha o tamanho e formato adequado para cada funcionário.

A compatibilidade com outros equipamentos também é importante para os equipamentos de proteção auditiva, principalmente para os protetores tipo concha. Busquem evitar a interferência ao máximo, evitando colocar toucas, óculos, bonés, entre outros, se possível.

O item de proteção auditiva deve ser o item que vai melhor ase adaptar ao trabalhador e as suas atividades e não o contrário. Por conta disso, permita que ele possa fazer a escolha, dentre as opções tecnicamente adequadas, aquele EPI de proteção auditiva que ele se sente mais confortável e protegido.

O tema da conscientização é algo de muita importância na proteção auditiva. Converse com os seus funcionários e os ensine sobre os riscos de não utilizar os EPI’s ou adotá-los de forma não recomendável.

Um dos fatores que você pode mais se perguntar sobre o uso de itens de proteção auditiva diz respeito a cerca da dificuldade de comunicação no ambiente ruidoso e com o uso de protetor auditivo, o que pode ser uma causa da omissão do seu uso. Contudo, existem protetores que, além de protegerem, também se conectam a alguns dispositivos e permitem que o trabalhador esteja protegido e comunicável, ao mesmo tempo.

Manutenção dos seus equipamentos de proteção auditiva

Os equipamentos de proteção auditiva são EPI’s, ou seja, deve ter a manutenção em dia e a revisão feita pelo seu funcionário. Diante disso, é muito importante orientar o profissional sobre os cuidados que devem ser tomados com o seu equipamento, a fim de que ele ofereça a proteção auditiva adequada e não cause problemas durante o trabalho, além de oferecer uma longa vida útil.

Primeiramente, os itens de proteção auditiva devem ser higienizados com um pano úmido, com o mínimo de água possível. A região no qual possui a espuma responsável pelo isolamento acústico deve ser retirada, se possível, e não pode ser molhada sob nenhuma situação.

O equipamento de proteção auditiva tem que ser armazenado em um local arejado, sem contato com o sol ou umidade, a fim de que não seja afetado por mofo, bolor ou algum outro tipo de radical livre.

As inspeções nos materiais de proteção auditiva devem ser feitas diariamente, a fim de que possa analisar se os itens possuem rachaduras, trincados, deformidades ou algum outro problema que possa afetar o conforto e praticidade do item pelo trabalhador. Nestes casos, é essencial que haja a alteração do equipamento de proteção individual imediatamente.

Não é recomendável que se faça gambiarras ou o próprio funcionário tente consertar o item de proteção auditiva por conta própria. Além de não conseguir, pode ocasionar em sérios problemas burocráticos com a empresa.

É importante lembrar que o equipamento de proteção auditiva deve ficar sempre guardado e não exposto ao ambiente fora do local de trabalho. Por isso, evite de utilizar o pescoço para pendurar os itens de proteção auditivadurante o trajeto de sua residência para o trabalho, pois isso pode apenas aumentar o risco dele cair no chão e diminuir a sua vida útil.

Instrua os seus funcionários sobre a importância da proteção auditiva

Além de entregar os produtos de proteção auditiva é necessário que haja uma conscientização de todos os profissionais envolvidos, desde o momento da contratação, sobre a necessidade de cuidar da sua saúde e também como o uso dos EPI’s pode salvar vidas e garantir uma melhor qualidade de vida.

Por conta disso, é necessário realizar campanhas periódicas, no mínimo mensais ou bimestrais, sobre a importância da utilização e a maneira correta de cuidar dos equipamentos de proteção auditiva. Além de serem instruções rápidas e que não vão atrapalhar o dia a dia da empresa, estas medidas demonstram a preocupação com o bem estar físico dos seus colaboradores, o que pode reverter em um bom rendimento e funcionários mais felizes por desempenhar o seu papel na instituição.

Ou seja, investir na segurança e cuidado dos trabalhadores pode, além de anular ou coibir acidentes que coloquem a vida deles em risco é uma forma também de aumentar a sua satisfação com o andamento da empresa e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Sobre a PPRA e a sua importância para saber se necessita os proteção auditiva

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA, são medidas desenvolvidas pela própria empresa com a finalidade de garantir a saúde e qualidade de vida do seu estabelecimento, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o bem estar e o ambiente de trabalho, o que inclui também os proteção auditiva.

São elaboradas no PPRA não apenas as técnicas, como também os equipamentos de proteção individual e coletivo. A criação, desenvolvimento e aplicação do PPRA são obrigatórios para as empresas e deve ser desenvolvido, sob pena de sofrer punições dos órgãos de defesa do trabalhador caso não seja cumprido ou não siga as normas e determinações dos órgãos de proteção.

O PPRA está amparado na NR-9, no qual estabelece a implementação e obrigatoriedade do programa e é válido para todas as empresas que manuseiam produtos que podem ocasionar o risco para a integridade do ser humano e contem com trabalhadores em regime de CLT.

Para destacarmos a importância do PPRA, separamos um trecho presente na NR9 no qual destaca importância dela para a saúde e bem estar de todos os funcionários a empresa: “Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

Sobre o Certificado de Aprovação Nacional para os equipamentos de proteção auditiva

A obtenção do Certificado de Aprovação Nacional está regulamentada na Norma Regulamentadora-6 que deve estar presente em qualquer equipamento de proteção individual, tanto para o uso quanto para a comercialização, o que inclui, principalmente, os produtos como os equipamentos para proteção auditiva, que são essenciais para a execução de diversas atividades no dia a dia de vários estabelecimentos. Segue, abaixo, o trecho que denota a importância deste certificado para o equipamento:

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho,o Ministério do Trabalho e Emprego.

Com este certificado, você tem a comprovação de que o equipamento de proteção individual passou por todos os testes e exames necessários a fim de que ele possa receber a aprovação para ser utilizado pelo trabalhador.

Essa importância é ainda maior no caso da obtenção dos itens como os de proteção auditiva, o que evitará o número de acidentes, manterá o rendimento dos funcionários e aumentará a segurança dos trabalhadores. Os testes verificam a eficácia e assertividade da proteção do equipamento, bem como sua durabilidade e conforto de uso.

Agora que você conhece mais sobre o C.A. – Certificado de Aprovação Nacional para contar com os melhores itens para proteção auditiva com o máximo de qualidade, entre em contato com a R3EPI e confira os modelos que possuímos, com o máximo de cuidado e qualidade, a fim de que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para a sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo que demonstrará a importância da saúde dos seus funcionários.

Onde encontrar os melhores equipamentos de proteção auditiva? Conheça a R3EPI

Agora que você conhece a importância e como procurar por uma empresa referência no segmento de equipamentos de proteção auditiva, mas não sabe onde encontrar o fornecedor adequado para os seus projetos queremos lhe apresentar uma sugestão que vai fazer com que você não queira pensar em outro fornecedor.

A R3EPI é uma empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual e coletivos, uniformes e ferramentas, além de ter como um dos seus principais carros forte a produção dos equipamentos de proteção individual, tais como os itens direcionados para proteção auditiva.

A instituição conta com as melhores soluções no mercado, sempre prezando pelo cuidado na qualidade e a segurança das pessoas como os seus maiores compromissos a fim de surpreender os seus parceiros com o que existe de melhor no segmento de manter a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Os profissionais da R3EPI são altamente capacitados e focam no cuidado e o bem estar das pessoas na fabricação de itens de segurança, o que inclui os nossos modelos deEPI’s para proteção auditiva, fez com que a instituição conquistasse diversas condecorações.

Entre os prêmios e certificados adquiridos pela R3EPI, estão o Certificado de Aprovação, e o prestígio de diversos parceiros no mercado, o que garantiu que o seu espaço fosse crescendo cada vez mais e se tornar-se uma das referências quando o assunto é segurança do trabalho.

Se você deseja adquirir os melhores equipamentos do mercado para proteção auditiva com o máximo de cuidado, agilidade e com os profissionais especialistas no segmento de segurança do trabalho, amplo conhecimento no mercado, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou no portal e faça um orçamento, que você vai se surpreender com os resultados.

Contamos com os melhores profissionais no segmento de segurança no trabalho que estão à disposição para ajudá-los na busca dos itens necessários para proteção auditiva e sanar todas as suas dúvidas para que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório paraos funcionários da sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo e também individual, que demonstrará a importância da saúde dos seus colaboradores, com o máximo de conforto para exercerem as suas atividades e que mantenham o ótimo ritmo do seu estabelecimento.

Confira o nosso portfólio com os principais itens para proteção auditivae tire todas as suas dúvidas, pois, a partir do primeiro contato com os nossos consultores para a criação dos materiais adequados para proteção auditivavocê se surpreenderá com o retorno a curto, médio e longo prazo.

Agora que você conhece mais sobre a importância da proteção auditiva e a necessidade de desenvolver um projeto a fim de garantir a saúde e bem estar dos seus funcionários e deseja adquirir os melhores itens para assegurar a saúde e bem estar dos seus funcionários, mas não sabe por onde começar entre em contato com a R3EPI.

Solicite um orçamento, sem compromisso, dos equipamentos de proteção auditiva,pois mostrar que a sua empresa se preocupa com a qualidade de vida dos seus colaboradores é uma excelente maneira de diminuir o número de acidentes e demonstrar a preocupação com a instituição com a saúde dos seus profissionais.

Com isso, os equipamentos de proteção auditiva podem ser uma maneira de fazer com que aumente o rendimento dos seus funcionários dentro da sua instituição, já que vai aumentar a produtividade do dia a dia do estabelecimento, além de facilitar a organização e cuidados em caso de acidentes, como encontrar os itens para impedir um incêndio ou equipamentos de primeiros socorros, o que pode salvar vidas e diminuir o estrago proveniente de um sinistro.

Tire todas as suas dúvidas com os consultores e, a partir disso, aliado com o que foi discutido sobre proteção auditiva, você terá em mãos os melhores equipamentos para garantir a proteção dos seus funcionários para exercerem as suas funções com o máximo de segurança e cuidado com os detalhes.

Conheça o nosso site e também as redes sociais que verá a satisfação dos nossos parceiros que confiaram no nosso trabalho e tiveram em mãos os melhores modelos de equipamentos de proteção individual direcionados para proteção auditiva do mercado.

Open chat