Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Proteção para Pele

Proteção para pele e a sua importância para a qualidade de vida no trabalho

A proteção para pele é um dos principais passos para os trabalhadores poderem desempenhar o seu papel com o máximo de segurança, principalmente os que realizam o seu serviço ao ar livre. Por conta disso, é necessário ficar atento com o maior órgão o corpo humano: a pele.

Creme Luvex Water Proof 200G

Creme Luvex Water Proof 200G

SKU: R3013423

A consultar

Bloqueador Solar FPS 30 U.V.A

Bloqueador Solar FPS 30 U.V.A

Bloqueador Solar FPS 30 U.V.A Proteção da pele contra a ação nociva das radiações u...

SKU: R3012729

A consultar

Bloqueador Solar Spray FPS 30 U.V.A

Bloqueador Solar Spray FPS 30 U.V.A

Bloqueador Solar Spray FPS 30 U.V.A Bloqueador Solar FPS 30 em forma spray para facilitar...

SKU: R3012730

A consultar

Bloqueador Solar 80 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar 80 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar 80 FPS U.V.A. Proteção da pele contra a ação nociva das radiações...

SKU: R3012720

A consultar

Bloqueador Solar Facial 80 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar Facial 80 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar Facial 80 FPS U.V.A. Indicado para regiões mais sensíveis ao sol, tais...

SKU: R3012744

A consultar

Bloqueador Solar 30 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar 30 FPS U.V.A.

Bloqueador Solar 30 FPS U.V.A. Indicado para proteger a pele contra a ação nociva das r...

SKU: R3012745

A consultar

Creme de Proteção Contra Graxa e Outros

Creme de Proteção Contra Graxa e Outros

Creme De Proteção Contra Graxa E Outros Grupo 2 - CA 4234 - óleo-resistente - Sem sili...

SKU: R3012737

A consultar

Creme Protetor para as Mãos e Pele

Creme Protetor para as Mãos e Pele

Creme Protetor para as Mãos e Pele Grupo 3 - PM 100 - Creme Especial - Pintura / Óleo-Re...

SKU: R3012738

A consultar

Creme Protetor Óleos Brutos e Outros

Creme Protetor Óleos Brutos e Outros

Creme Protetor Óleos Brutos E Outros Grupo 1- PM 150 - água-resistente. Indicação: In...

SKU: R3012739

A consultar

1 2

Isso porque embora seja responsável por ser a primeira camada de proteção contra os agentes externos, a pele é uma membrana fina e delicada a certos riscos ambientais que pode comprometer com a saúde do corpo humano e, inclusive, ocasionar no afastamento do funcionário no cumprimento de suas atividades.

Só para exemplificar, a exposição da pele sem a devida proteção na radiação solar pode oferecer uma série de complicações e problemas a curto, médio e longo prazo. Entre alguns dos principais, podemos salientar:

  • Flacidez;
  • Lesões;
  • Manchas solares;
  • Envelhecimento precoce;
  • Lesões;
  • Queimaduras;
  • Entre outros.

Outra preocupação das pessoas diz respeito à cerca do câncer de pele, doença ocasionada, principalmente, pela exposição aos raios ultravioleta sem algum tipo de proteção, o que é muito grave e demanda de um tratamento bem complicado.

Esta doença, inclusive, tem apresentado cerca de 6,2 mil pessoas. Deste número, 2,9 mil são homens enquanto 3,3 mil das pessoas atingidas representam as mulheres, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Bloqueador solar e a sua importância para a proteção para pele

 

O bloqueador solar é um dos produtos mais conhecidos e procurados para garantir a proteção para pele contra a radiação solar durante a execução das atividades ao ar livre.

Composto por um creme que deve ser passado no corpo antes das atividades, ele funciona exatamente como os que encontramos e adotamos ao sair para a praia, mas oferece um fator de proteção superior para garantir uma melhor cobertura e resistência contra os raios do sol, o que garante uma proteção para pele.

 

Contudo, é necessário ficar atento e tomar algumas medidas mesmo após adquirir o bloqueador solar. Primeiramente, é importante transmitir o máximo de informações para os seus trabalhadores sobre a necessidade de se utilizar e conservar este equipamento para a proteção para pele. Transmita todas as recomendações sobre como passar no corpo e no rosto, priorizando os locais no qual terá a exposição direta do sol.

As regiões que não terão um contato tão direto como o peito e as costas, por ter a proteção para pele extra devido a presença das roupas, devem ser passadas o bloqueador solarem uma quantidade inferior. Contudo, não se pode esquecer as orelhas, pés e pescoço, em um mínimo de 30 ml a fim de garantir que essas áreas não fiquem vermelhas e com queimaduras ao final do dia.

Outra dica importante ao adquirir e adotar o uso do bloqueador solar como um item para a proteção para pele diz respeito a forma de passar este produto. Utilize sempre a palma da mão para a sua aplicação e, caso o corpo tenha contato com água, inclusive o suor é necessário que seja passado uma nova camada do creme para reforçar a proteção para pele.

Mais um ponto importante que deve ser levado em consideração é que, caso não haja a necessidade do uso de capacetes, é necessário que o funcionário adote o uso de boné na execução da atividade, já que ele oferece um bom fator de proteção para o rosto e pescoço.

Sobre o nível de proteção para pele do bloqueador solar

Na hora de adquirir o protetor solar para a proteção para pele é importante ficar atento também ao nível de proteção dele para o seu uso ao ar livre. Isso porque quanto maior este número, maior a segurança que oferecerá para a pele dos trabalhadores durante o exercício das atividades.

Isso ocorre, pois são diferentes os tipos de pele e, por conta disso, a sua proteção varia e leva em consideração tanto o tempo no qual ela estará exposta na radiação solar como também a resistência dela, por isso é necessário procurar pelos fatores de proteção mais altos, já que a tendência é que os funcionários fiquem expostos ao sol por longos períodos de tempo.

Isso porque o FPS adequado para nosso tipo de pele é determinado pela quantidade de tempo que a pele consegue se proteger e ficar exposta ao sol sem queimaduras solares. Os fatores de proteção são divididos em diferentes níveis: baixo (6-10), médio (15-25), alto (30-50) e muito alto (50+).

Os tipos de bloqueadores solares recomendados para serem adotados no segmento da segurança do trabalho e garantir uma perfeita proteção para pele são os modelos a partir do 30, pois já apresentam uma resistência maior aos raios solares e por muito mais tempo.

Bloqueador solar a fim de oferecer a proteção para pele é considerado um equipamento de proteção individual?

Embora a proteção para pele seja um fator importante, o uso do bloqueador solar como um equipamento de proteção individual não está presente diretamente nas regulamentações e normas do trabalhador.

Só para exemplificar, na Norma Regulamentadora 6 não estabelece diretamente o uso do bloqueador solar como um equipamento de proteção individual para a proteção para pelo. Entretanto, em contrapartida, existe uma cláusula no qual fala a cerca do uso de cremes para os membros superiores, o que está relacionado aos braços e região do rosto.

Além disso, existe outro porém nesta questão. De acordo com a lei 8213-artigo 19 inciso 1° a empresa é responsável pelas medidas de segurança do trabalhador, o que inclui, principalmente, no uso do bloqueador solar como um item indispensável para manter a saúde e bem estar dos seus colaboradores.

Além disso, outra norma importante, que é aNR-21,também apresenta maiores informações a cerca dos itens de proteção para pele e estabelece, principalmente, que a empresa tem o dever garantir a saúde e segurança do trabalhador que está exposto ao sol, frio e outros tipos de intemperes, o que apresenta, indiretamente, a necessidade do uso do protetor solar.

Por isso, embora não exista uma norma específica e que evidencie o uso do bloqueador solar, como um item de proteção para pele, ele é crucial e de extrema importância para o cuidado dos funcionários, principalmente os que estarão expostos em trabalhos externos.

Só para exemplificar, alguns tipos de funcionários que necessitam do uso do bloqueador solar como um item de proteção para pele estão:

  • Trabalhadores de serviços essenciais (água, luz, telefone);
  • Construção Civil;
  • Promotores de vendas;
  • Funcionários que trabalham em ações de merchandising;
  • Trabalhadores de vias públicas ou privadas;
  • Entre outros.

Contudo, outro ponto importante e que merece ser levado em consideração diz respeito às leis locais no qual a sua empresa está inserida. Isso porque existem regiões que o uso do bloqueador solar como um item de proteção para pele é obrigatório.

Só para exemplificar, este é o caso de Goiânia, em Goiás, no qual o bloqueador solar com o fator mínimo 30 deve ser disponibilizado para os seus colaboradores. Por conta disso, é necessário ficar atento às leis municipais, estaduais e federais sobre o uso de itens para a proteção para pele, com a finalidade de analisar qual tipo de bloqueador solar deve ser utilizado em cada caso específico.

Além disso, promover o cuidado da saúde por meio do bloqueador solar para a proteção para pele e do corpo é uma maneira também de incentivar os seus funcionários, a fim de que eles possam melhorar o rendimento no serviço e se sentirem acolhidos pela sua empresa.

Sabonete desengraxante:proteção para pele na higienização das mãos

Para os que pensaram que apenas quem desempenha as suas atividades na rua deve ter a proteção para pele como foco está enganado. Os profissionais que desempenham as funções dentro das empresas também necessitam de uma atenção especial, principalmente os que trabalham com manutenção e tem contato com óleos e outros tipos de produtos químicos.

Isso porque a exposição prolongada a graxas e outros tipos de óleo na proteção para pele pode ocasionar em crises alérgicas e também é nocivo para o corpo humano. Diante disso, é necessário adotar os materiais corretos para uma higienização adequada e a proteção para pele. Um dos itens que não podem faltar é o sabonete desengraxante e que, assim como o bloqueador solar, deve ser um dos primeiros itens que devem ser colocados em sua lista.

O sabonete desengraxante consiste em uma loção antisséptica, ou seja, que impede a contaminação ou infecção por agentes externos. Outro benefício em se adotar este item como uma proteção para pele é o fato de ser hipoalérgico, o que não ocorre em problemas para a saúde de quem o usa.

O sabonete desengraxante possui uma consistência semelhante aos modelos líquidos que encontramos em supermercados e lojas de bairro. Entretanto, antes que vá buscar por estes produtos como uma solução paliativa ao modelo profissional de proteção para pele, não se engane.

Estes dois materiais são muito distintos em relação a eficácia contra óleos, graxas e outros tipos de produtos químicos que podem ter o contato com a pele.

O sabonete desengraxante possui propriedades únicas o que o torna um material excelente para a segurança do trabalho e para garantir a proteção para pele.

Quais os profissionais que devem utilizar o sabonete desengraxante como um item de proteção para pele?

O uso do sabonete desengraxante como um produto de proteção para pele é muito adotado, principalmente, para os profissionais que realizam os trabalhos de manutenção ou limpeza de máquinas ou outros tipos de equipamentos, nos quais se utilizam da graxa ou outros tipos de óleos como lubrificantes ou maneiras de manter o seu funcionamento com o mínimo de ruído.

Entretanto, é importante salientar que este produto de proteção para pele também pode ser adotado em outros diversos segmentos do mercado, entre os quais podemos frisar.

  • Linhas de montagem;
  • Laboratórios de ensaios mecânicos;
  • Montagem de equipamentos;
  • Oficinas;
  • Produção de máquinas e peças;
  • Entre outros.

A regulamentação do sabonete desengraxante como item de proteção para pele

Primeiramente, é importante salientar que o uso do sabonete desengraxante como um produto de proteção para pele está presente na Norma Regulamentadora 9, no qual diz respeito a higiene para evitar a exposição de agentes biológicos que podem ocasionar em sérios problemas de saúde.

Por conta disso, é necessário ficar atento a NR-9 e seguir passo a passo a cerca dos itens de higienização adequados a fim de oferecer o máximo de proteção para os seus trabalhadores. Além disso, deve-se destacar a necessidade de instrução dos funcionários a cerca da importância de uma higiene adequada para a proteção para pele, a fim de garantir o máximo de proteção e saúde paratodos.

Sobre a PPRA para a proteção para pele

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA, são medidas desenvolvidas pela própria empresa com a finalidade de garantir a saúde e qualidade de vida do seu estabelecimento, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o bem estar e o ambiente de trabalho, o que inclui também a proteção para pele.

São elaboradas no PPRA não apenas as técnicas, como também os equipamentos de proteção individual e coletivo. A criação, desenvolvimento e aplicação do PPRA são obrigatórios para as empresas e deve ser desenvolvido, sob pena de sofrer punições dos órgãos de defesa do trabalhador caso não seja cumprido ou não siga as normas e determinações dos órgãos de proteção.

O PPRA está amparado na NR-9, no qual estabelece a implementação e obrigatoriedade do programa e é válido para todas as empresas que manuseiam produtos que podem ocasionar o risco para a integridade do ser humano e contem com trabalhadores em regime de CLT.

Para destacarmos a importância do PPRA, separamos um trecho presente na NR9 no qual destaca importância dela para a saúde e bem estar de todos os funcionários a empresa: “Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

Sobre o Certificado de Aprovação Nacional para a proteção para pele

A obtenção do Certificado de Aprovação Nacional está regulamentada na Norma Regulamentadora-6 que deve estar presente em qualquer equipamento de proteção individual, tanto para o uso quanto para a comercialização, o que inclui, principalmente, os produtos de proteção para pele. Segue, abaixo, o trecho que denota a importância deste certificado para o equipamento:

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho,o Ministério do Trabalho e Emprego.

Com este certificado, você tem a comprovação de que o equipamento de proteção individual passou por todos os testes e exames necessários a fim de que ele possa receber a aprovação para ser utilizado pelo trabalhador.

Essa importância é ainda maior no caso da obtenção dos itens de proteção para pele, o que evitará o número de acidentes, manterá o rendimento dos funcionários e aumentará a segurança dos trabalhadores. Os testes verificam a eficácia e assertividade da proteção do equipamento, bem como sua durabilidade e conforto de uso.

Agora que você conhece mais sobre o C.A. – Certificado de Aprovação Nacional para contar com os melhores materiais para proteção para pele com o máximo de qualidade, entre em contato com a R3EPI e confira os modelos que possuímos, com o máximo de cuidado e qualidade, a fim de que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para a sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo que demonstrará a importância da saúde dos seus funcionários.

Onde encontrar os melhores equipamentos de proteção para pele? Conheça a R3EPI

Agora que você conhece a importância e como procurar por uma empresa referência no segmento de equipamentos de proteção para pele, mas não sabe onde encontrar o fornecedor adequado para os seus projetos queremos lhe apresentar uma sugestão que vai fazer com que você não queira pensar em outro fornecedor.

A R3EPI é uma empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual e coletivos, uniformes e ferramentas, além de ter como um dos seus principais carros forte a produção dos equipamentos de proteção para pele com todos os itens necessários.

A instituição conta com as melhores soluções no mercado, sempre prezando pelo cuidado na qualidade e a segurança das pessoas como os seus maiores compromissos a fim de surpreender os seus parceiros com o que existe de melhor no segmento de manter a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Os profissionais da R3EPI são altamente capacitados e focam no cuidado e o bem estar das pessoas na fabricação de itens de segurança, o que inclui os materiais para os projetos de proteção para pele, fez com que a instituição conquistasse diversas condecorações.

Entre os prêmios e certificados adquiridos pela R3EPI, estão o Certificado de Aprovação, e o prestígio de diversos parceiros no mercado, o que garantiu que o seu espaço fosse crescendo cada vez mais e se tornar-se uma das referências quando o assunto é segurança do trabalho.

Se você deseja adquirir os melhores itens de proteção para pele com o máximo de proteção, agilidade e com os profissionais especialistas no segmento de segurança do trabalho, amplo conhecimento no mercado, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou no portal e faça um orçamento, que você vai se surpreender com os resultados.

Contamos com os melhores profissionais no segmento de segurança no trabalho que estão à disposição para ajudá-los na busca dos itens necessários de proteção para pele e sanar todas as suas dúvidas para que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para os funcionários da sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo e também individual, que demonstrará a importância da saúde dos seus colaboradores, com o máximo de conforto para exercerem as suas atividades e que mantenham o ótimo ritmo do seu estabelecimento.

Confira o nosso portfólio com os principais produtos de proteção para pele e tire todas as suas dúvidas, pois, a partir do primeiro contato com os nossos consultores para a criação dos materiais adequados para a proteção para pele você se surpreenderá com o retorno a curto, médio e longo prazo.

Agora que você conhece mais sobre a importância da proteção para pele e deseja adquirir os melhores itens para assegurar a saúde e bem estar dos seus funcionários entre em contato com a R3EPI e solicite um orçamento, sem compromisso, pois mostrar que a sua empresa se preocupa com a qualidade de vida dos seus colaboradores é uma excelente maneira de diminuir o número de acidentes e demonstrar a preocupação com a instituição com a saúde dos seus profissionais.

Com isso, a proteção para pele pode ser uma maneira de fazer com que aumente o rendimento dos seus funcionários dentro da sua instituição, já que vai agilizar o dia a dia do estabelecimento, além de facilitar a organização e cuidados em caso de acidentes, como encontrar os itens para impedir um incêndio ou equipamentos de primeiros socorros, o que pode salvar vidas e diminuir o estrago proveniente de um sinistro.

Tire todas as suas dúvidas com os consultores e, a partir disso, aliado com o que foi discutido para a proteção para pele, você terá em mãos os melhores equipamentos para garantir a proteção dos seus funcionários para exercerem as suas funções com o máximo de segurança e cuidado com os detalhes.

Conheça o nosso site e também as redes sociais que verá a satisfação dos nossos parceiros que confiaram no nosso trabalho e tiveram em mãos os melhores equipamentos de proteção para pele do mercado.

Open chat