Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Coletes Refletivos

Confira as melhores opções de Coletes De Sinalização, Coletes Refletivos, Coletes em X, Ideal para proteção ao usuário em serviços que haja necessidade de destacar seus movimentos em empresas rodoviárias, aéreas, estacionamentos, coleta de lixo..
Confira abaixo os modelos de Coletes Refletivos disponibilizados pela R3epi e solicite seu orçamento online:

Colete

Colete

Quando falamos em colete, a pessoa logo vem a mente da peça de roupa que compõem ternos...

SKU: R3013761

A consultar

Colete Refletivo Sinalizador

Colete Refletivo Sinalizador confeccionado em PVC forrado, composto por duas abas frontais...

SKU: R3010677

A consultar

Coletes Refletivos: Proteção e segurança para qualquer hora do dia

Quando falamos em colete, a pessoa logo vem a mente da peça de roupa que compõem ternos e outras vestimentas mais formais, mas na segurança do trabalho o coletes refletivos tem uma função muito mais importante do que apenas compor a roupa da moda.

O uso apropriado pode salvar vidas e garantir o bem estar do trabalhador durante a execução do seu serviço, por conta de uma série de motivos importantes.

Coletes-Refletivos

Diante disso, apresentaremos, neste artigo, uma lista de fatores que fará vocês repensarem sobre a importância do coletes refletivos e como escolher o ideal, que siga com todas as determinações da segurança do trabalho e garanta o máximo de cuidado para os operários.

Primeiramente, adotado para a segurança do trabalhador é diferente do que imagina para o uso na moda. Este tipo de colete é maior em tamanho e possui cores chamativas, como o laranja, além de faixas reflexivas.

Isso acontece, pois o coletes refletivos tem a importante função de identificar o trabalhador na execução das suas atividades e torna-lo mais visível, principalmente em situações com baixa iluminação. Isso é de extrema importância, pois evita-se que ocorram empurrões, esbarroes ou, em caso de trabalho em ambientes abertos, acidentes automobilísticos.

As faixas reflexivas presentes no colete permitem absorver toda a luz que é emitida, mesmo que em pequena quantidade e brilhar para que a pessoa a frente possa perceber que existe um obstáculo na frente, neste caso, uma pessoa, e possa desviá-lo com o máximo de cuidado.

Quais as normas sobre o uso adequado do coletes refletivos?

Embora exista uma dúvida se o uso do colete é obrigatório ou não, existe uma norma regulamentadora na Associação Brasileira de Normas e Técnicas que explica sobre a sua obrigatoriedade. A NBR 15292 apresenta os motivos e como deve ser utilizado o colete na sua empresa.

Coletes-Refletivos-2

Uma das principais diretrizes presentes nessa norma está o uso de vestimenta de alta visibilidade, no qual se encaixa o colete. Existe, inclusive, uma estimativa que o item possa proporcionar a visualização do trabalhador em uma distância de até 300 metros.

Isso é muito importante, pois oferece um maior espaço de tempo para que a pessoa possa evitar o acidente, já que, sem a utilização dos coletes refletivos ou outro tipo de equipamento que forneça a alta visibilidade, o espaço entre as pessoas cairiam para 65 metros e, principalmente em locais que tem um alto fluxo de veículos, o tempo e distância são tudo para se evitar um acidente.

Só para exemplificar, alguns lugares nos quais não pode faltar o uso dos coletes refletivos para o seu dia a dia são:

  • Onde haja um intenso tráfego de veículos;
  • Regiões com condições climáticas adversas (como chuva, fumaça, neblina, etc);
  • Ambientes com baixa luminosidade ou visibilidade (que pode ser devido a poeira por exemplo);
  • Qualquer atividade que exponha o trabalhador ao risco por falta de visibilidade.

O que não pode faltar em coletes refletivos?

Ao conhecer a regulamentação adequada e a importância de se usar o colete para o desenvolvimento do trabalho, outro ponto importante é a escolha do colete adequado para a realização de cada serviço.

Primeiramente, para que seja seguro, é importante que seja seguida a norma regulamentadora que diz respeito ao uso dos coletes refletivos. Este item deve ser confeccionado com tecido fluorescente, dentro de três cores determinadas, que são:

  • Amarelo esverdeado fluorescente;
  • Vermelho alaranjado fluorescente;
  • Vermelho fluorescentes.

O colete pode ou não possuir as faixas retrorrefletivas, o que proporciona uma maior visibilidade quando possui a exposição projetada de luz. Contudo, é importante escolher o colete que siga com todas as normas e que, principalmente, conte com o Certificado de Aprovação, que é um item obrigatório.

O C.A demonstra que o coletes refletivos passou por todos os testes que trabalham não apenas a resistência, mas eficácia, conforto e cuidado para que o trabalhador possa executar a sua atividade com o máximo de atenção.

Coletes-Refletivos-3

Contudo, se você tem dúvidas sobre onde adquirir o seu colete que siga com todas as normas e regulamentações necessárias, queremos lhe apresentar a R3EPI, empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual e coletivo, ferramentas e uniformes, com uma ampla experiência no mercado.

O nosso cuidado com a segurança do trabalhador nos permitiu adquirir o Certificado de Aprovação, o que demonstra que os nossos produtos são testados e com o máximo de conforto e segurança para o uso do trabalhador no cumprimento das suas atividades.

Por conta disso, se você procura pelos melhores tipos de coletes refletivos no mercado, mas não sabe por onde começar, procure por um de nossos consultores que, a partir do primeiro contato, não vai pensar em procurar por outra especializada e criará um forte vínculo para adquirir os seus equipamentos com a R3EPI. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas que estamos à disposição.

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!