Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Mosquetão

A R3epi fornece mosquetões de diversos modelos e formato, sendo este um produto muito importa e utilizado para os trabalhos em altura, transmitindo maior segurança para profissionais da area.
Confira abaixo os modelos de Mosquetão disponibilizados pela R3epi solicite seu orçamento online:

Mosquetão Oval De Aço 6MM

Mosquetão Oval De Aço 6MM

Mosquetão Oval De Aço 6MM (também chamada de quick link, conector ou maillon) em aço z...

SKU: R3013822

A consultar

Mosquetão Industrial

Mosquetão Industrial. Dispositivo ideal para os mais variados modos de ancoragem de linha...

SKU: R3012072

A consultar

Mosquetão em Aço Formato D

Mosquetão em Aço Formato D. Dispositivo ideal para variados modos de ancoragem de linhas...

SKU: R3012073

A consultar

Mosquetão Oval em Alumínio

Mosquetão Oval em Alumínio Dispositivo ideal para os mais variados modos de ancoragem...

SKU: R3012072

A consultar

Mosquetão de Aço com Trava Automática

Mosquetão de Aço com Trava Automática Mosquetão HMS pêra em duralumínio com trava a...

SKU: R3011958

A consultar

Mosquetão D em Aço com Trava Automática

Mosquetão D em Aço com Trava Automática Mosquetão D assimétrico em aço com trava aut...

SKU: R3011959

A consultar

Mosquetão de Aço com Trava em Rosca

Mosquetão de Aço com Trava em Rosca Mosquetão em duralumínio com trava em rosca, resis...

SKU: R3011960

A consultar

Mosquetão Aço com Trava Automática

Mosquetão Aço com Trava Automática Mosquetão em aço com trava automática, resistênc...

SKU: R3011961

A consultar

Mosquetão de Alumínio em “D”

Mosquetão de Alumio em “D” Mosquetão D assimétrico em alumínio com trava em rosca,...

SKU: R3013090

A consultar

1 2

O mosquetão é um utensílio indispensável, tanto para quem pratica esportes envolvendo escaladas quanto para o Trabalho em Altura. No entanto, existem diversos modelos, cada um com uma finalidade diferente.

Como é geralmente utilizado em alturas, é imprescindível prestar atenção aos mínimos detalhes no momento de escolher o seu.

Se você tem dúvidas quanto a este material, chegou ao lugar certo. Neste artigo iremos esclarecer todos os principais pontos sobre o mosquetão, como por exemplo, os diferentes tipos, características e finalidades de cada um.

Mosquetão

Além disso, iremos apresentar a você as principais maneiras de utilização e como você pode ter a certeza de que está escolhendo a melhor opção. Tenha uma boa leitura! Se ficar com alguma dúvida, lembre-se, é só comentar abaixo do post.

O que é o Mosquetão?

O Mosquetão é um equipamento de segurança formado por um elo de metal que possui uma parte móvel. Essa pequena parte se abre e fecha possibilitando prender o item a uma corda, tornando-se fundamental para manter o trabalhador em segurança.

São produzidos com materiais super resistentes, e geralmente você encontra de duas formas. Ou feito de liga de alumínio (também chamada de zicral), que possui 88% de alumínio em sua composição; ou, o mais conhecido, o mosquetão de aço.

Outra característica importante que difere um modelo do outro é o tipo de fecho (ou trava) que o objeto possui. Essa informação é essencial pois o sistema de travamento é o principal responsável por assegurar que o colaborador ficará bem preso e seguro, mesmo na altura.

Existem mosquetões sem trava, com trava, com trava de rosca, trava automática… Cada uma delas exige cuidados especiais e uma utilização recomendada. Além disso, você também vai encontrar o objeto de diferentes formatos: oval, pêra, D…

A resistência do equipamento é medida por quilonewton (kN) ou decanewton (daN). Sendo assim, podemos dizer que 1 kN corresponde a 100 kgf (quilograma força). Ou seja, se um mosquetão tiver resistência de 22 kN (2.200 daN ou 2.200 kgf), significa que a partir disso pode ocorrer uma ruptura, o que colocaria o trabalhador em exposição total ao risco.

Sua utilização é imprescindível tanto no Trabalho em Altura quanto em esportes radicais que envolvem escalada, rapel, canyoning, entre outros. No entanto, como você viu, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para adquirir o equipamento ideal.

Modelos de Mosquetão

Podemos classificar os mosquetões de duas formas: os profissionais e os esportivos. Os profissionais são utilizados por trabalhadores que atuam com Trabalho em Altura, Alpinismo Industrial, etc. Já os esportivos são geralmente utilizados de maneira recreativa.

 

Cuidados com o equipamento

Por ser um importante item de segurança, seja para o trabalhador ou para o esportista, é recomendado que sejam tomados alguns cuidados que promovem a durabilidade do equipamento.

Sempre que o mosquetão for posto em contato com sujeira pesada, é imprescindível que seja lavado com água e detergente comum.

Você também pode, eventualmente, lubrificar a dobradiça com óleo ou grafite para que esteja sempre em perfeito funcionamento. Mas depois de feito isso, deverá cuidar para retirar o excesso do produto para que o equipamento não fique escorregadio.

Procure evitar o contato do mosquetão com produtos químicos corrosivos! Alguns podem prejudicar a resistência do material, colocando o usuário em exposição de risco.

Deixe de usar o objeto imediatamente se este apresentar qualquer sinal de desgaste e o substitua por um novo.

Mosquetão 2

Não utilize se estiver amassado ou apresentar rachaduras, ferrugem, ou qualquer característica que tenha comprometido o equipamento original.

Siga as recomendações gravadas na espinha do mosquetão como por exemplo o sentido de uso e sempre respeite a resistência máxima.

Evite impactos na hora de manusear ou de armazenar o equipamento pois podem fragilizar a estrutura, tornando-o assim extremamente perigoso de ser utilizado. Por isso, o cuidado durante o manuseio e armazenamento também são importantes.

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!