Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Trava Quedas

A R3 epi comercializa Trava Quedas para trabalho em altura de excelente qualidade, este produto é considerado a peça mais importante de um sistema de retenção de queda, proporcionando alto segurança para pessoas que realizam trabalhos em altura.
Confira abaixo os modelos de trava queda disponibilizados pela R3epi e solicite seu orçamento online:

Trava Quedas para Cabo de Aço Epi

Trava Quedas para Cabo de Aço Epi

Trava Quedas para Cabo de Aço Equipamento confeccionado em aço inox, com mosquetão para...

SKU: R3011974

A consultar

Trava Quedas para Corda

Trava Quedas para Corda Utilizado para deslocamentos verticais e como backup em cordas de...

SKU: R3011975

A consultar

Trava Quedas para Corda com Duplo Travamento

Trava Quedas para Corda com Duplo Travamento Trava-quedas em aço, com duplo travamento...

SKU: R3011903

A consultar

Dispositivo Trava Queda em Aço Inox p/ Corda de 12 mm

Dispositivo Trava Queda em Aço Inox p/ Corda de 12 mm Trava-queda em aço inox, duplo tr...

SKU: R3011904

A consultar

Trava Quedas Guiado para Cabo de Aço com 8 mm XA

Trava Quedas Guiado para Cabo de Aço com 8 mm Nossos cabos são fornecidos com um termina...

SKU: R3012005

A consultar

Trava Quedas Guiado para Cordo de 12mm

Trava Quedas Guiado para Cordo de 12mm

Trava Quedas Guiado para Cordo de 12mm só utiliza corda de nylon trançado, 12 mm de diâ...

SKU: R3012006

A consultar

Trava Quedas para Cabo de Aço

Trava Quedas para Cabo de Aço Equipamento de proteção individual para trabalho em altur...

SKU: R3012061

A consultar

Trava Quedas para Corda Automático

Trava Quedas para Corda Automático equipamento para trabalho em altura, prático e funcio...

SKU: R3012062

A consultar

Trava Quedas em Aço com Sistema Dupla Trava

Trava Quedas em Aço com Sistema Dupla Trava

Trava Quedas em Aço com Sistema Dupla Trava equipamento para trabalho em altura, prátic...

SKU: R3011877

A consultar

1 2

TRAVA QUEDAS: O EQUIPAMENTO ESSENCIAL NO TRABALHO EM ALTURA

Sem dúvidas, quando falamos de segurança do trabalho, a área com campo mais árduo para fornecer proteção ao trabalhador, é o trabalho em altura. Isto porque, qualquer mínimo acidente pode causar grandes danos à integridade física do trabalhador.

Por isso, existem diversas normas regulamentadoras que se propõem a defender a segurança do trabalhador, determinando a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individuais para atividades praticadas a mais de 2 metros de altura do solo.

 

trava-quedas

Dentre esses EPIs, o trava quedas é, sem dúvidas, um dos mais importantes quando falamos em salvar vidas caso alguma queda ocorra. Quer saber mais sobre ele? Continue lendo!

COM DÚVIDAS COM RELAÇÃO AO FUNCIONAMENTO DO TRAVA QUEDAS?

Atuando em dupla com o cinto de segurança paraquedista, o trava quedas é um equipamento de proteção individual que, como o próprio nome deixa claro, serve para refrear o movimento que ocorre quando o corpo do trabalhador entra em queda.

Trata-se de um instrumento mecânico, que tem uma de suas extremidades conectada ao corpo do indivíduo, por meio do cinto de segurança paraquedista, e a outra em um ponto de ancoragem – chamado de cabo de vida –, que será responsável pela sustentação do trabalhador.

No caso de uma possível queda, o trava quedas detecta o movimento brusco para baixo e trava rapidamente o movimento do corpo, evitando que o acidente ocorra.

Já na hipótese de o movimento ocorrer para cima, mesmo que seja brusco, o trava quedas simplesmente desliza pelo ponto de ancoragem, sem atrapalhar o desempenho do profissional e a rapidez na execução do serviço. 

Legal, né? Continue lendo para entender mais sobre a utilização do trava quedas!

NÃO SE ARRISQUE! SAIBA COMO UTILIZAR O TRAVA QUEDAS PERFEITAMENTE!

Primeiramente, é bom lembrar que a norma reguladora 35 define que o empregador deverá fornecer, além dos equipamentos de proteção individual para seus trabalhadores, treinamento específico para os EPIs selecionados.

Sendo assim, levando em consideração que existem alguns modelos diferentes de trava quedas disponíveis no mercado, é interessante que o responsável pelo trabalho em altura prepare tecnicamente seus colaboradores para a utilização do modelo de trava quedas escolhido.

Como dito anteriormente, uma ponta do trava quedas deverá ser presa na corda de segurança posicionada no ponto de ancoragem e a outra ponta ficará presa ao cinto de segurança alpinista que o indivíduo estará vestindo.

trava-quedas-2

Essa corda é chamada em termos técnicos de linha de vida e, para que o trabalho em altura se desenrole de forma tranquila, a corda de segurança deve passar por dentro do trava quedas.

É fácil abrir o equipamento! Basta retirar um pequeno pino na extremidade do equipamento. Depois que a corda estiver na posição correta, é só recolocar o pino e está pronto para uso!

Porém, fique ligado! Se, ao invés de corda, o trabalhador for utilizar cabos de aço para se manter preso ao ponto de ancoragem, a espécie de trava quedas deve ser diferente.

  • Trava quedas com cordas: esse modelo, como dito anteriormente, pode ser aberto para a passagem da corda. Além disso, possui um sistema de travamento dentado, que fixa a corda no lugar correto!
  • Trava quedas com cabos de aço: o modelo ideal de trava quedas para ser utilizado com cabos de aço não pode ser aberto. A passagem do cabo de dá por um orifício na estrutura do equipamento, o que acontece facilmente, já que não possui o sistema dentado.

É possível inserir um cabo de aço em um trava quedas feito para cordas? Sim, mas é arriscado. O trava quedas para cordas possui, como dito anteriormente, dentes de travamento, que podem amassar o cabo de aço e prejudicar a eficácia do EPI.

 

LEMBRE DE SEGUIR TODAS AS REGRAS DE USO PARA MÁXIMA PROTEÇÃO!

É completamente normal que todos os EPIs possuam regras de uso bastante delimitadas e com o trava quedas não é diferente. No trabalho em altura, essas regras devem ser seguidas com perfeição, para que nenhum prejuízo à vida do trabalhador seja causado.

  • Lembre de ler as normas de utilização dispostas na embalagem e na superfície do equipamento! 
  • As regras indicarão se o trava quedas foi colocado do lado correto ou não, já que, até mesmo por questões de segurança, o instrumento só trava de um lado! Siga sempre a seta indicativa, que deve ser direcionada ao ponto de ancoragem.
  • Não esqueça de conferir o peso máximo suportado pelo equipamento e de verificar se seu ponto de ancoragem se encaixa nas normas da ABNT!
  • Desobstrua a área abaixo de onde será realizado o trabalho em altura. Em caso de falha dos equipamentos, é melhor que a trajetória de queda esteja limpa.
  • Lembre-se de verificar se o seu trava quedas é para cordas ou cabos de aço e cheque as dimensões dessas linhas de vida.

trava-quedas-3

Pronto! Agora você sabe escolher o trava quedas adequado para o seu tipo de trabalho em altura. Fique ligado em nosso site para mais informações sobre equipamentos de segurança!

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

 

Open chat