Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Trilho

Um dos tópicos mais preocupantes quando falamos em segurança do trabalho é, sem dúvidas, como manter os trabalhadores que atuam em grandes alturas protegidos de acidentes.

Trole para Cabo de Aço inox

Trole para Cabo de Aço inox

Trole para cabo de aço de 8mm á 10mm, confeccionada em aço 1020 ou aço inoxidável.

SKU: R3013750

A consultar

Mini Trole Cabo de Aço

Mini Trole Cabo de Aço

Mini Trole para cabo de aço de 8mm á 10mm, para prender a trava queda retrátil, confecc...

SKU: R3013749

A consultar

Trole para Viga I ou W

Trole ajustável para Viga I ou W de 3" a 6", chapa aço carbono, galvanizado ou inox com...

SKU: R3013747

A consultar

Trole para cabo de aço

Trole para cabo de aço 8mm a 12mm, 2 roldanas em aço ou nylon, chapa aço carbono, galva...

SKU: R3013746

A consultar

Trilho em Viga I

Trilho em Viga I

Trilho em Viga I, Trilho padrão técnico confeccionado em Viga I, com pintura epóxi, uti...

SKU: R3013052

A consultar

Trilho Inox de Segurança

Trilho Inox de Segurança

Trilho Inox de Segurança, moderno e prático sistema de trabalho em fachadas, permitindo...

SKU: R3011998

A consultar

Trole em aço

A R3 epi oferece aos seus clientes uma linha completa em Trole . O Trole oferecido pela R...

SKU: R3013031

A consultar

Trole para Cabo de Aço

Trole para Cabo de Aço

Procurando na web por Trole para Cabo de Aço, encontre as melhores soluções na R3 epi....

SKU: R3013032

A consultar

A IMPORTÂNCIA DO TRILHO PARA LINHA DE VIDA NO TRABALHO EM ALTURA

Qualquer acidente durante a execução do trabalho em altura pode acarretar sérios prejuízos à integridade física do trabalhador e, em casos extremos, até mesmo em uma grande fatalidade.

Por isso, em locais onde esse tipo de serviço é desenvolvido, o empregador deve fornecer treinamento e capacitação para os trabalhadores, além de, é claro, equipamentos de proteção individuais, capazes de protegê-los.

 

trilho

 

Dentre esses equipamentos, estão os sistemas de ancoragem e linhas de vida, onde se inserem os trilhos. Falaremos mais sobre trilhos para trabalho em altura hoje!

PRIMEIRO, QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM BOM SISTEMA DE ANCORAGEM?

Certamente, esse é um dos pontos mais importantes ao se falar sobre trabalho em altura. Mesmo que a sua equipe possua os melhores equipamentos e o treinamento mais eficaz, tudo estará em risco se os pontos de ancoragem não forem bem projetados.

Ou seja, para que o trabalhador tenha proteção completa contra quedas e outros acidentes, é necessário que seja desenvolvido um sistema de ancoragem completo, confiável e resistente.

  • O que é ancoragem? 

A norma reguladora 35 define como sistema de ancoragem o conjunto de instrumentos que, se conectado a equipamentos de proteção individuais, pode proteger a integridade física do utilizador e evitar acidentes.

  • A ancoragem é obrigatória?

Sim, é obrigatória nas quatro categorias de trabalho em altura (retenção de queda, posicionamento, corda e resgate) e, por esse motivo, deve seguir as disposições de normas técnicas regulamentadoras.

  • Como se divide um sistema de ancoragem?

 

  •  A ancoragem em si é composta por uma estrutura sólida, como vigas metálicas ou de concreto;
  • O dispositivo de ancoragem faz a ligação entre essa estrutura sólida e o instrumento de conexão. Esse dispositivo pode ser um gancho ou argola, por exemplo;
  • O instrumento – ou equipamento de conexão – é preso ao cinto de segurança do trabalhador. Podemos citar como exemplos, os trava quedas.

MAS ONDE O TRILHO SE ENCAIXA NA ANCORAGEM?

Na impossibilidade de instalação de uma barreira física capaz de barrar a queda do trabalhador, a linha de vida é uma saída viável para manter o indivíduo seguro durante a execução do trabalho em altura.

Trata-se de um sistema que conecta o cinto de segurança do trabalhador ao ponto de ancoragem, permitindo que haja movimentação e fluidez no trabalho em altura. Tudo isso, sem perder a segurança!

 

trilho2

 

O trilho para trabalho em altura nada mais é do que uma espécie rígida de linha de vida. 

 

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO TRILHO PARA TRABALHO EM ALTURA?

No trabalho em altura, o trilho ocupa uma posição de primordial importância! Isto porque, é uma espécie de linha de vida para sustentar o trabalhador caso alguma queda ocorra. Assim como outras linhas de vida, os trilhos atuam sustentando o peso do trabalhador e impedindo acidentes.

Outras particularidades dessa estrutura são: 

  • O trilho permite que o trabalhador rode por grandes distâncias;
  • É possível conectar mais de um trabalhador por trilho, desde que não exceda o peso total suportado;
  • Deve ser utilizado com troles, pequenos utensílios que deslizam pelo comprimento da estrutura e servem como ponto de fixação do trava quedas;
  • Apresenta inúmeras vantagens quando comparado à linhas de vida flexíveis.

Sobre esse último tópico, falaremos um pouquinho mais a seguir.

 

POR QUE ESCOLHER O TRILHO COMO LINHA DE VIDA?

Você já sabe que existem dois tipos de linhas de vida para trabalhos em altura: as flexíveis e as rígidas e sabe também que os trilhos se encaixam nas linhas de vida rígidas. Agora, saberá porque deve escolhê-los para a sua obra!

Linhas de vida rígida x flexíveis:

  • A linha de vida flexível é composta por um sistema de cabos de aço, bem menos resistente do que o sistema de trilhos composto por metal;
  • Em muitos casos, na linha de vida flexível, o trabalhador precisa se desconectar manualmente para passar ao próximo ponto. Com o sistema formado por trilhos, a passagem é ininterrupta.
  • Já que o trabalhador não precisa parar no meio da execução para se desconectar de um trilho e se reconectar a outro, o serviço flui de forma mais rápida e muito mais segura. Com os trilhos, o perigo de queda é levado ao mínimo;
  • Em termos de economia, à primeira vista, o sistema de trilhos seria aparentemente mais custoso, porém os trilhos possuem custo benefício maior;
  •  Isto porque, caso uma queda ocorra, os cabos de aço utilizados na constituição do sistema flexível devem ser descartados. Os trilhos, por sua vez, podem ser reaproveitados.

 

trilho3

 

Viu? Quando se fala das indispensáveis linhas de vida, os trilhos são a escolha mais segura, resistente e econômica para você. Não se descuide da segurança durante o trabalho em altura!

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat