Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Projeto Linha de Vida

Linha de Vida – Projetos: O que é e quais cuidados devem ser tomados

Os acidentes de trabalho ocasionados por quedas são os que mais têm preocupado os trabalhadores. Só para ter uma ideia, em 2019, cerca de 40% dos funcionários foram acometidos de sinistros ocasionados por conta da queda de locais altos, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante disso, surgiu a necessidade de desenvolver diversas ações, com a finalidade de garantir a segurança dos seus profissionais para que a linha de vida – projetos possam ser desenvolvidos com o máximo de cuidado.

Antes de iniciarmos todas as etapas necessárias para a realização da linha de vida – projetos é importante salientar que o desenvolvimento do projetodeve ser feito junto com um profissional capacitado e especializado neste tipo de trabalho, para que ele siga com todas as normas e regulamentações específicas para garantir o máximo de segurança para o público.

Os equipamentos e projetos que estão relacionados com a linha de vida estão resguardados pela NBR-16325-2 no qual fala a cerca do uso destes equipamentos para o desenvolvimento de ancoragens, a fim de garantir a proteção e saúde de todos os que estarão envolvidos e adotarão este material.

Outros documentos que demonstram a importância do uso da linha de vida – projetos em ambientes altos é a Norma Regulamentadora 35, em seu Anexo que apresenta as formas pela qual se deve trabalhar com a linha de vida – projetos. Além disso, de acordo com os dados, os locais em que mais acontecem os acidentes por queda são:

Comércio

Construção civil;

Centros de Saúde;

Hospitais;

Transporte de carga;

Entre outros.

Sobre o PCMAT – NR18 e a sua utilização na linha de vida – projetos

O Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT-NR18) é um dos requisitos primordiais e necessários para os projetos de linha de vida. Esse documento é obrigatório para que os empreendimentos da indústria da construção possam adotar para a utilização deste equipamento de proteção coletiva.

O PCMAT é adquirido após as empresas possuírem o projeto de dimensionamento e instalação da linha de vida, devido à exigência da Norma Regulamentadora 18 de projeto para todos os EPCs.

Para ser necessário o uso do PCMAT, toda a construção que terá o pico de 20 trabalhadores ou mais devem contar com este documento, além de adotar com as prevenções contidas nele. Já no caso de obras com um número de 19 trabalhadores ou menos é necessário o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

A elaboração do PCMAT deve ser feito antes do início das atividades e contempla, assim como a PPRA, todas as etapas da obra e não possui uma validade definitiva.

O documento deve passar por uma reavaliação global, periodicamente, a fim de que ele esteja sempre atualizado com a situação e as etapas do projeto e utilização da linha de vida. Caso haja a necessidade, deve ser feito ajustes necessário estabelecendo novas metas e prioridades de segurança.

É obrigatório que, todo estabelecimento com mais de 20 trabalhadores, tenha um PCMAT elaborada e implementada em seu projeto para a linha de vida. A falta deste implicará nas penalidades previstas na legislação que poderão variar de multa até a paralisação das atividades do estabelecimento em questão até que seja desenvolvido e trabalhado de forma correta.

Sobre a PPRA para a linha de vida – projetos


O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA, são medidas desenvolvidas pela própria empresa com a finalidade de garantir a saúde e qualidade de vida do seu estabelecimento, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o bem estar e o ambiente de trabalho. O uso da linha de vida – projeto com a PPRA deve ser feito caso o número de trabalhadores envolvidos seja até 19 pessoas.

São elaboradas no PPRA não apenas as técnicas, como também os equipamentos de proteção individual e coletivo. A criação, desenvolvimento e aplicação do PPRA são obrigatórios para as empresas e deve ser desenvolvido, sob pena de sofrer punições dos órgãos de defesa do trabalhador caso não seja cumprido ou não siga as normas e determinações dos órgãos de proteção.

O PPRA está amparado na NR-9, no qual estabelece a implementação e obrigatoriedade do programa e é válido para todas as empresas que manuseiam produtos que podem ocasionar o risco para a integridade do ser humano e contem com trabalhadores em regime de CLT.

Para destacarmos a importância do PPRA, separamos um trecho presente na NR9 no qual destaca importância dela para a saúde e bem estar de todos os funcionários a empresa: “Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

Confira o passo a passo para desenvolver a linha de vida – projetos

Primeiramente, após contar com um profissional especializado em linha de vida – projetos ele deve realizar uma visita técnica no espaço pelo qual vão ser utilizados estes dispositivos. A partir disso, ele analisará todos os pontos pelo qual será realizado o trabalho. O desenvolvimento desses projetos para linha de vida deve ser adotado durante trabalhos nas seguintes estruturas:

Plataformas;

Telhados;

Janelas;

Entre outros.

A partir disso, o projeto vai determinar quais locais haverá a instalação da linha de vida – projetos e também se ela será fixa ou móvel.

A linha de vida – projetos que éfixa consistem em um sistema que, como o próprio nome diz, fica acoplado de forma estática em um único local para a realização do trabalho. Este tipo é muito adotado em locais como telhados, por exemplo, no qual não são realizadas grandes movimentações.

Por sua vez, a linha de vida – projetos móveis são realizados, principalmente, em áreas de carga e descarga ou também para manutenção de máquinas. A linha de vida – projetos podem ser utilizadas, principalmente, em regiões nos quais são realizadas atividades em diversos locais altos e são necessárias as alterações por conta da disposição dos veículos.

Outro ponto importante que devem ser levados em consideração diz respeito a também o tipo de atividade que será realizada, além da amplitude da movimentação que será exigida para que o colaborador realize todo o trabalho necessário com o máximo de cuidado e segurança. Além disso, o número de profissionais que vão trabalhar na linha de vida – projetos é outro fator muito importante e que deve ser levado em consideração.

Quais são os materiais essenciais para a linha de vida – projetos?

Ao ter noção sobre estes dados é necessário que também se leve em consideração outros fatores de extrema importância na hora de fazer a linha de vida – projetos que são os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos.

Um dos pontos principais é a própria linha de vida que será utilizada nos projetos. Ela pode ser confeccionada com diversos tipos de cabos. Entre alguns dos principais tipos de linha de vida – projetos que estão disponíveis no mercado e em conformidade com as normas e regulamentações presentes podem ser citados:

Aço galvanizado;

Vigas metálicas;

Fitas sintéticas;

Outros tipos de cabos;

Entre outros.

Contudo, vale salientar que o uso da linha de vida que será utilizada nos projetos depende do que for decidido durante a elaboração da estratégia. Outros tipos de produtos importantes e que não podem faltar na linha de vida – projetos são os grampos e parafusos de ancoragem.

Caso seja necessário adotar a linha de vida móvel para os seus projetos é importante que estes produtos sejam adquiridos de maneira separada e que sigam com todas as normas e regulamentações presentes.

Vale lembrar que a elaboração dos projetos para a linha de vida deve ser baseada nas regulamentações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas, assim como os equipamentos de proteção individuais que serão adotados devem seguir com as Normas Regulamentadoras, principalmente a NR6, que determina sobre o uso dos EPI’s específicos.

A instalação da linha de vida – projetos deve ser feita seguindo todas as determinações e normas apresentadas, a fim de garantir o máximo de proteção para os funcionários.

Outro ponto que deve ser feito é a transmissões das informações necessárias e também os treinamentos específicos para que os profissionais possam manejar a linha de vida – projetos e realizar os trabalhos específicos com todo o cuidado e atenção para que não ocorram acidentes ou problemas por conta da inexperiência da utilização do equipamento.

Projetos de linha de vida para telhado

Para os que pretendem utilizar a linha de vida – projetos para telhados possuem algumas regulamentações e cuidados específicos. Só para exemplificar, a NR18 instrui que a fixação da ancoragem deve ser feita em uma estrutura definitiva da edificação.

Esse tipo de linha de vida foi desenvolvido para trabalhos em alturas, com diversas finalidades e leva em consideração que linha de vida – projetos seguem com as determinações da NBR 16.325 – proteção contra quedas de altura. Entre alguns dos serviços nos quais este tipo de trabalho deve seguir regulamentações específicas, devemos ressaltar:

Limpeza de telhado;

Limpeza de chaminés;

Manutenção de telhado (troca de telhas);

Higienização de calhas de telhados.

Outro ponto importante que deve ser destacado para os projetos em linhas de vida em telhados nos quais possuem uma cobertura frágil tenha o trânsito de pessoas sendo feita por meio de passarelas de alumínio, que possui uma constituição mais leve, ou também tábuas de madeira para que o peso do trabalhador não fique diretamente nos pés, o que pode ocasionar no rompimento da cobertura do telhado. O uso do cinto de segurança ancorado não interfere nesta recomendação, pois, neste caso, o equipamento não evita o acidente apenas reduz sua gravidade.

Linha de vida – projetos: Satisfação dos funcionários

O investimento no desenvolvimento da linha de vida – projetos além de colocar os funcionários com o máximo de proteção para a execução das atividades permite que os trabalhadores se sintam mais acolhidos pela a instituição e, consequentemente, aperfeiçoem a realização das tarefas com mais cuidado e agilidade.

Ou seja, investir em itens de qualidade para as linhas de vida – projetos além de garantir a segurança dos seus profissionais pode também incentivar os seus profissionais para melhorar o rendimento.

Pesquisas realizadas com os funcionários demonstram que os locais nos quais eles se sintam mais acolhidos pelos empreendedores são os que aumentam o rendimento na realização das atividades. E isso passa desde na motivação por meio dos treinamentos como também no oferecimento de equipamentos de proteção individual e em projetos para linha de vida bem apresentados em conjunto.

Por conta disso, mais do que apenas uma maneira de garantir a segurança de todos que estarão envolvidos em seus projetos, a linha de vida é uma forma também de motivar os seus funcionários e fazer com que eles queiram aumentar a produtividade da sua marca.

Como escolher os melhores materiais para a linha de vida – projetos

Agora que você conhece todas as etapas para o desenvolvimento da linha de vida – projetos em sua obrasão necessários procurar pelas empresas que possuam experiência na produção e entrega de projetos para a linha de vida. Para isso, apresentamos, abaixo, alguns dos principais pontos para que você faça a escolha certa e tenha em mãos os melhores equipamentos para os seus projetos de linha de vida.

Diante destes fatores, é de extrema importância fazer uma pesquisa aprofundada por meio das instituições que sejam reconhecidas no mercado e que possuam o máximo de informações e consultores especializados no assunto, com a finalidade que você tenha em mãos mais do que apenas os equipamentos de proteção coletiva e individuais direcionados para a linha de vida – projetos, mas um item que vai durar por anos e escolher o melhor custo benefício.

Uma dica para quem procura por qualidade e custo benefício, uma excelente alternativa é a busca por instituições que comercializem e produzam as linhas de vida – projetos a fim de que você possa conversar diretamente com os responsáveis e escolher os itens que mais combinem com a necessidade das pessoas.

Por conta disso, entrem em contato com os principais fornecedores no segmento de equipamentos para linha de vida – projetos e converse com os seus consultores, a fim de que possa analisar sobre o conhecimento destes profissionais e também os materiais adotados para a confecção destes equipamentos, com a finalidade de ter a maior quantidade de dados a mão para escolher o que mais corresponder as suas expectativas.

Analisar também se as empresas que confeccionam e comercializam a linha de vida – projetos possuem a documentação apropriada para desenvolver este tipo de trabalho são muito necessários, já que essas instituições precisam seguir com todas as regras e protocolos para evitar o máximo o risco de acidentes.

O documento mais importante que deve ser procurado é o Certificado de Aprovação Nacional. Caso os órgãos de fiscalização verifiquem e notem que os equipamentos adquiridos para linha de vida – projetos ou outros materiais não possuam o C.A a sua empresa pode, inclusive, ser penalizada por expor os colaboradores ao risco de acidentes.  

Sobre o Certificado de Aprovação Nacional para a linha de vida – projetos

A obtenção do Certificado de Aprovação Nacional está regulamentada na Norma Regulamentadora-6 que deve estar presente em qualquer equipamento de proteção individual, tanto para o uso quanto para a comercialização. Segue, abaixo, o trecho que denota a importância deste certificado para o equipamento:

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho,o Ministério do Trabalho e Emprego.

Com este certificado, você tem a comprovação de que o equipamento de proteção individual passou por todos os testes e exames necessários a fim de que ele possa receber a aprovação para ser utilizado pelo trabalhador.

Essa importância é ainda maior no caso da obtenção da linha de vida – projetos, o que evitará o número de acidentes e aumentará a segurança dos trabalhadores. Os testes verificam a eficácia e assertividade da proteção do equipamento, bem como sua durabilidade e conforto de uso.

Agora que você conhece mais sobre o C.A. – Certificado de Aprovação Nacional para contar com os melhores materiais para compor a sua linha de vida – projetos com o máximo de qualidade, entre em contato com a R3EPI e confira os modelos que possuímos, com o máximo de cuidado e qualidade, a fim de que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório paraa sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo que demonstrará a importância da saúde dos seus funcionários.

Onde encontrar os melhores equipamentos para os projetos de linha de vida? Conheça a R3EPI

Agora que você conhece a importância e como procurar por uma empresa referência no segmento de equipamentos para linha de vida, mas não sabe onde encontrar o fornecedor adequado para os seus projetos queremos lhe apresentar uma sugestão que vai fazer com que você não queira pensar em outro fornecedor.  

A R3EPI é uma empresa líder no segmento de equipamentos de proteção individual e coletivos, uniformes e ferramentas, além de ter como um dos seus principais carros forte a produção dos equipamentos para projetos de linhas de vida com todos os itens necessários para cada tipo de ação, seja fixa ou móvel.

A instituição conta com as melhores soluções no mercado, sempre prezando pelo cuidado na qualidade e a segurança das pessoas como os seus maiores compromissos a fim de surpreender os seus parceiros com o que existe de melhor no segmento de manter a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Os profissionais da R3EPI são altamente capacitados e focam no cuidado e o bem estar das pessoas na fabricação de itens de segurança, o que inclui os materiais para os projetos de linha de vida, fez com que a instituição conquistasse diversas condecorações.

Entre os prêmios e certificados adquiridos pela R3EPI, estão o Certificado de Aprovação, e o prestígio de diversos parceiros no mercado, o que garantiu que o seu espaço fosse crescendo cada vez mais e se tornar-se uma das referências quando o assunto é segurança do trabalho.

Se você deseja adquirir os melhores itens para linhas de vida – projetos com o máximo de proteção, agilidade e com os profissionais especialistas no segmento de segurança do trabalho, amplo conhecimento no mercado, entre em contato conosco em nossas redes sociais ou no portal e faça um orçamento, que você vai se surpreender com os resultados.

Contamos com os melhores profissionais no segmento de segurança no trabalho que estão à disposição para ajudá-los na busca dos itens necessários para linhas de vida – projetos e sanar todas as suas dúvidas para que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório paraos funcionários da sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo e também individual, que demonstrará a importância da saúde dos seus colaboradores, com o máximo de conforto para exercerem as suas atividades e que mantenham o ótimo ritmo do seu estabelecimento.

Confira o nosso portfólio com os principais produtos direcionados para linhas de vida – projetos e tire todas as suas dúvidas, pois, a partir do primeiro contato com os nossos consultores para a criação dos materiais adequados para as linhas de vida – projetos você se surpreenderá com o retorno a curto, médio e longo prazo. Tire as suas dúvidas com os consultores e, a partir disso, aliado com o que foi discutido para os projetos de linha de vida você terá em mãos os melhores equipamentos para garantir a proteção dos seus funcionários para exercerem as suas funções com o máximo de segurança e cuidado com os detalhes.

EndereçoOnde nos encontrar