Compre ou alugue pelo nosso WhatsApp:
TODOS
PARA ALUGAR
PARA COMPRAR

Chuveiro Lava Olhos

Chuveiro Lava Olhos, aqui na R3EPI você encontra as melhores opções e excelente condições de compra para Chuveiro de Emergência e Lava Olhos.
Entregamos em todo Território Nacional, peça já um orçamento sem compromisso e se surpreenda. Peça já.

Chuveiro Lava Olhos

Chuveiro Lava Olhos

CHUVEIRO LAVA-OLHOS PISO ACIONAMENTO AUTOMÁTICO SEPARADAMENTE VIA PLATAFORMA BACIA AÇO I...

SKU: R3013752

A consultar

Chuveiro de Emergência e Lava Olhos

Chuveiro de Emergência e Lava Olhos consulte nossos preços e condições, entregamos em...

SKU: R3013384

A consultar

Chuveiro com Lava Olhos

Chuveiro com Lava Olhos de emergência em ferro galvanizado e acionamento por pedal.

SKU: R3013385

A consultar

Chuveiro e Lava Olhos para Obra

Chuveiro e lava-olhos de emergência em aço inox e acionamento por pedal. A melhor opç...

SKU: R3013386

A consultar

Lava Olhos de Emergência

Lava Olhos de Emergência em ferro galvanizado.

SKU: R3013387

A consultar

Lava Olhos para Obras

Lava Olhos para Obras Lava-olhos de emergência em aço inox.

SKU: R3013388

A consultar

Lava Olhos

Lava Olhos,/strong> da R3EPI, a melhor opção do mercado em Lava-olhos de emergência em...

SKU: R3013389

A consultar

Lava Olhos de Emergência para Obra

Lava Olhos de emergência em aço inox e acionamento por pedal. Lava Olhos de Emergência...

SKU: R3013390

A consultar

Lava Olhos de Emergência em Ferro Galvanizado

Lava Olhos de Emergência em Ferro Galvanizado

SKU: R3013391

A consultar

1 2

Chuveiro lava olhos: Item de segurança que pode salvar vidas

 

O chuveiro lava olhos é um simples produto de higienização da região os glóbulos oculares, mas um equipamento de proteção coletiva necessário para salvar a vida e a integridade física dos seus funcionários.

 

É um produto que ganhou uma atenção ainda mais especial, inclusive, em estabelecimentos relacionados à área da saúde, tais como hospitais e consultórios médicos, por conta da pandemia do novo corona vírus.

 

Isso porque, como este vírus é transmitido pelas secreções e no ar, é necessário uma rápida higienização com o chuveiro lava olhos caso haja o contato com o corpo dos profissionais da saúde, a fim de evitar que haja a contaminação das pessoas.

 

Além dos locais citados a cima, também é considerado um item obrigatório em outros tipos de estabelecimentos. Só para exemplificar, podemos citar:

 

  • Laboratórios;
  • Indústrias químicas;
  • Indústrias;
  • Almoxarifados;
  • Farmácias;
  • Locais de manuseio de materiais biológicos;
  • Entre outros.

 

Para quem não conhece, o chuveiro lava olhos consiste em um chuveiro produzido em metal e que funciona por meio de uma alavanca ou botão, que, automaticamente faz a higienização dos olhos e do corpo e evita que haja a contaminação ou exposição do corpo ao agente externo a longo prazo.

 

chuveiro-lava-olhos

Contar com um em sua empresa, além de ser um item obrigatório, demonstra a preocupação da sua empresa com a saúde e bem estar dos funcionários, o que permite com que eles possam desempenhar as suas funções com o máximo de atenção e cuidado, a fim de ocasionar em resultados satisfatórios para a sua instituição.

 

Contudo, é importante salientar que não apenas o chuveiro lava olhos, mas também os equipamentos de proteção individual são importantes para diminuir ou anular a possibilidade de acidentes, além de garantir a total proteção.

 

Por conta disso, é importante pesquisar sobre os EPI’s necessários para o seu negócio, a fim de que a sua empresa possa seguir em conformidade com as normas vigentes. Caso os profissionais não estejam equipados, além de aumentar o risco de expor os funcionários a acidentes, a empresa pode inclusive ser penalizada de acordo com as leis de segurança do trabalho.

 

Neste artigo, apresentaremos mais sobre o que é o chuveiro lava olhos, onde deve ser instalado, regulamentações que tornam este item obrigatório e outras informações necessárias que você precisa saber.

 

Chuveiro lava olhos está regulamentado? Fique atento

 

Por ser um equipamento de proteção coletiva, possui uma regulamentação e toda uma norma a fim de que este item seja instalado e utilizado de maneira correta.

Os EPC se diferem dos equipamentos de proteção individual pelo fato de poderem ser adotados por mais pessoas ao mesmo tempo. Por conta disso, é importante sempre ter mais de um chuveiro lava olhos no seu estabelecimento.

A lei está presente na Associação Brasileira de Normas e Técnicas e pode ser encontrada na Norma ABNT NBR 16291:2014 estabelece os requisitos mínimos para o uso e desempenho, principalmente no tratamento de emergência quando ocorre a exposição do corpo a um material corrosivo ou tóxico.

 

chuveiro-lava-olhos2

 

A Norma ABNT NBR 16291:2014 diz respeito à cerca da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde e tem como o principal objetivo “estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral”. Por conta disso, esta norma conta com as medidas de segurança que estão divididas nos seguintes grupos de risco:

  • 32.2 Dos Riscos Biológicos
  • 32.3 Dos Riscos Químicos
  • 32.4 Das Radiações Ionizantes
  • 32.5 Dos Resíduos
  • 32.6 Das Condições de Conforto por Ocasião das Refeições
  • 32.7 Das Lavanderias
  • 32.8 Da Limpeza e Conservação
  • 32.9 Da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

No caso do chuveiro lava olhos a norma está relacionada aos riscos químicos, já que no item 32.3.7 vemos as Medidas de Proteção para a segurança dos profissionais que atuam neste segmento. Existe, inclusive, o item 32.3.7.1.3 que regulamenta que o local que apresente tais Riscos Químicos deva contar com alguns requisitos.

Sinalização e boa localização são importantes na hora de instalar o chuveiro lava olhos

Primeiramente, deve acontecer uma boa sinalização gráfica e fácil visualização e identificação do ambiente. Ou seja, é necessário colocar placas sobre onde o chuveiro lava olhos deve estar localizado.

Além disso, é necessário que a instalação seja feita com o máximo de cuidado, já que é um item que deve ser levado em consideração, pois é necessário que eles estejam em um lugar visível e próximo dos pontos mais propícios a sofrer com estes tipos de acidentes.

Diante deste fator, faça uma análise na sua empresa e verifique quais os pontos mais importantes que devem estar sinalizado o chuveiro lava olhos a fim de que haja o rápido direcionamento e higienização da pessoa que está com os agentes biológicos ou químicos.

Apresentar cores marcantes no local em que está localizado também é importante, pois facilita que a pessoa possa se dirigir de maneira mais ágil. Além disso, no momento de tensão, muitas vezes, a pessoa perde o discernimento de onde está o local.

LEMBRE-SE: A rota para onde está localizado o chuveiro lava olhos não pode, sob nenhuma hipótese, estar obstruída ou com objetos que atrapalhem o trajeto, tais como escadas, caixas, portas, barreiras, pois cada milésimo de segundo conta para garantir o bem estar do profissional que está em contato com um agente químico.

Contudo, converse com os colaboradores, a fim de que eles possam conhecer o espaço e tenham em mente da sua localização, a fim de que eles possam direcionar com o máximo de rapidez para o chuveiro lava olhos.

É importante também, independente do modelo escolhido, seja higienizado e passe por uma manutenção constante, a fim de que ele esteja sempre em bom funcionamento.

É importante que os seus funcionários tenham os equipamentos de proteção individual, a fim de que eles possam utilizá-los e minimizar, ao máximo, a necessidade do uso do chuveiro lava olhos. Por fim, o sistema adequado de descarte é importante para a limpeza e também se livrar adequadamente do material.

Contudo, devemos salientar que os esguichos devem contar com uma tampa de proteção que abra automaticamente no acionamento dos equipamentos. Além disso, ela deve contar com dispositivos para controlar o fluxo de água para os dois olhos.

É importante também destacar que o equipamento lava-olhos deverá fornecer uma vazão mínima de 0,4 galões, o que equivale a 1,5 litro, de água por minuto, durante 15 minutos. Além disso, a água fornecida pelo chuveiro lava olhos deve estar em temperatura ambiente ou morna (no máximo 38ºC) e deve ser potável. Isso porque modelos que não estão totalmente potáveis podem piorar o estado de saúde do trabalhador.

Já o chuveiro deve oferecer uma vazão mínima de 20 galões, o que equivale a 75,6 litros de água por minuto e possa fazer uma coluna de água de 20 polegadas (508 mm) de largura a 60 polegadas (1.524 mm) acima da superfície do piso do usuário.

Conheça os modelos de chuveiro lava olhos

 

Para quem acredita que existe apenas um modelo de chuveiro lava olhos está enganado. Na verdade, são dois os tipos de adotados no mercado. Por conta disso, é importante ficar atento e escolher com cuidado o tipo que você investirá para o seu negócio.

 

O primeiro modelo é o chuveiro lava olhos, que é o tema principal deste artigo e é composto pelo o que citamos acima: Um chuveiro produzido com material resistente que é acionado por meio de uma alavanca ou botão e faz com que haja uma rápida higienização do local atingido.

 

Este é o modelo mais procurado e também recomendado, já que faz a higienização de todo o corpo e não apenas de uma região específica, o que o torna excelente para ser utilizado em qualquer ocasião.

 

Este modelo é totalmente diferente dos chuveiros que temos nos banheiros de casa, que são mais frágeis e é acionado por uma válvula, o que pode ocasionar em uma demora na liberação do fluxo de água. Com isso, nestes casos, cada segundo importa e este tipo se torna ineficaz.

 

Para os que procuram por praticidade, o chuveiro lava olhos que é portátil é uma alternativa mais fácil de adotar, mas detém maior custo, pois é necessário que haja um modelo para cada funcionário. Este tipo consiste de um pequeno frasco, leve e higiênico, com o objetivo de fazer a higienização ocular de maneira imediata.

Você sabia que também existe um lava olhos que não necessita de um chuveiro acoplado? Este modelo existe e é chamada de ducha oftalmológica, que vem com um quatro de fixação na parede com cinco duchas, com capacidade de 500 m cada. Contudo, vale lembrar que este modelo é o mais procurado para locais com um grande acúmulo de poeira e insetos, como em almoxarifados e estoques, por exemplo.

 

Do que é feito o chuveiro lava olhos?

 

Como dito a acima em nosso artigo, o chuveiro lava olhos deve seguir uma série de requisitos e normas que vão, inclusive, no material utilizado para a sua confecção. Primeiramente, conta com o corpo constituído em plástico e crivo em plástico ABS, além do filtro ser incorporado e o tubo e conexões serem de ferro galvanizado ou aço inox 304 de 1”. A pintura é epóxi eletrostática a pó verde segurança, com alta resistência à oxidação e ataques químicos, já que parte do material pode cair nestes pontos e, em contato com outros materiais, pode corroer a médio e longo prazo, inutilizando o equipamento.

 

Existe também um dispositivo de esguicho afixado ao chuveiro, que é o lava olhos, com bacia, sistema de captação dos líquidos contaminados misturados com a água e é acionado por um pedal ou placa.

 

Existem também tampas de proteção no chuveiro lava olhos que evitam a entrada de respingos químicos, poeiras e até insetos. O acionamento é feito de forma manual, por meio de uma válvula de esfera de 1”, que pode ser ligada em um segundo, com abertura total com apenas ¼ de volta, que após acionada permanece aberta e seu fechamento é controlado pelo operador.

 

Estas descrições devem ser avaliadas com o máximo de cuidado e atenção, a fim de que você adquira o modelo de chuveiro lava olhos que siga com todas as normas e recomendações vigentes dos órgãos de defesa ao trabalhador. A ausência nos ambientes listadas podem ocasionar em sérios riscos de saúde para os funcionários e punições para a instituição.

 

Conheça a operação para o uso chuveiro lava olhos

 

Existe também um protocolo específico para o uso adequado do chuveiro lava olhos a fim de que ocorra uma rápida higienização e o mínimo de riscos ao trabalhador. Contudo, é importante frisar que, mesmo com a limpeza da área que ficou exposta aos agentes químicos ou biológicos, é de extrema necessidade buscar ajuda médica a fim de comprovar que o funcionário não sofreu danos que podem vir a se tornar permanentes.

 

Os primeiros 15 segundos são os essenciais para garantir a vida ou a ausência de sequelas para a pessoa que fica em contato com esses objetos tóxicos. Caso não haja um chuveiro lava olhos por perto, a recomendação é que a pessoa fique deitada de costas e a água seja derramada no local por quinze minutos ou até a chegada da assistência médica.

 

Agora que você conhece a importância de contar com um chuveiro lava olhos, o primeiro passo é retirar qualquer joia ou apetrechos que possam conter resíduos do agente contaminante.  As roupas também devem ser retiradas, a fim de que não haja nada que possa manter a contaminação.

 

Em seguida, você deve estar embaixo do crivo e puxar a haste tipo triângulo de acionamento ou apertar a placa, caso o acionamento seja no segundo caso, e tomar uma ducha por cerca de 15 minutos.

 

No caso apenas do lava olhos é necessário acionar a placa empurre, segurar as pálpebras bem abertas com os dedos de ambas as mãos e utilizar o equipamento pelo mesmo período que o chuveiro lava olhos.

 

Outro ponto que também deve ser levado em consideração na hora de instalar o chuveiro lava olhos esteja com os componentes da unidade combinada, ou seja, que possam ser acionados simultaneamente pelo usuário.

 

Após ser acionada, a válvula deverá permanecer aberta sem que o usuário precise utilizar as mãos para controlar o fluxo de água. Isso é importante, pois o cuidado deve ser, exclusivamente, higienizar a área contaminada. A válvula deve ser de fácil operação e poder passar da posição “fechada” à posição “aberta” com apenas um segundo de tempo, ou menos.

 

Outra preocupação que as pessoas pouco pensam na hora de instalar o chuveiro lava olhos diz respeito a saída do material contaminante que estava no corpo ou nos olhos do funcionário. Diante disso, é importante pensar nas saídas que devem ser protegidas destes contaminantes que serão arrastados com a água ou em suspensão no ar.

 

Por isso, evite utilizar encanamento de PVC para levar os resíduos e utilize encanamento em metal galvanizado, com a finalidade de garantir o transporte destes materiais.

 

Sobre a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

 

Além da ABNT, outro documento importante e que deve ser levado em consideração no momento de escolher e instalar o seu lava olhos de emergência e também para outras informações sobre o cuidado com materiais tóxicos é a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, também conhecida como FISPQ.

Esta ficha fornece as informações a cerca dos diversos aspectos dos produtos químicos e levam também em consideração a segurança, saúde, proteção e o meio ambiente. Valem lembrar que apenas são consideradas FISPQ os itens que estão em conformidade integral com a norma técnica NBR 14.725 da ABNT.

Para cada produto presente nesta ficha, existem diversas informações importantes para facilitar os processos e os tramites necessários, principalmente para aumentar a segurança dos seus funcionários e são a seguintes:

  • Identificação do produto;
  • Medidas de segurança;
  • Riscos ao fogo;
  • Propriedades fisico-químicas;
  • Informações ecotoxicológicas;
  • Dados gerais.

 

Caso você queira saber mais, acesse a lista completa de produtos químicos, a fim de conhecer quais que fazem parte da FISPQ.

 

Sobre a Norma ABNT NBR 16291:2014

 

Embora tenhamos citado acima sobre a Norma ABNT NBR 16291:2014, pode existir a dúvida sobre o que é e para que serve este documento. Esta Norma estabelece os requisitos mínimos de desempenho e uso para os lava-olhos e chuveiros no tratamento de emergência dos olhos ou corpo de uma pessoa que tenha sido exposta a materiais perigosos. Este regulamento abrange os equipamentos como chuveiros de emergência, lava-olhos, lava-olhos/face e chuveiros com lava-olhos.

 

 

chuveiro-lava-olhos3

 

Como escolher o melhor chuveiros lava-olhos

 

Agora que você já está expert quando o assunto é chuveiros lava olhos é necessário procurar por empresas que possuam experiência na produção e entrega.

 

Diante disso, faça uma pesquisa aprofundada por instituições reconhecidas no mercado e que possuam o máximo de informações e consultores especializados no assunto, com a finalidade que você tenha em mãos mais do que apenas, mas um item que vai durar por anos e escolher o melhor custo benefício.

 

O cuidado com a vida das pessoas é muito sério e, por conta disso, uma excelente opção para obter os chuveiros lava olhos com o máximo de cuidado é atenção para o seu consumidor é com a R3EPI, uma empresa com os melhores produtos e profissionais no mercado.

 

A instituição assume como um dos seus principais compromissos o oferecimento das melhores soluções não apenas de chuveiros lava olhos, como também os equipamentos de proteção individual, ferramentas e uniformes para a indústria e a construção civil, sempre tendo como o norte o cuidado com a qualidade e a segurança das pessoas.

 

A R3EPI compreende que o cuidado com a vida das pessoas é algo sério e, por isso, conta com profissionais especialistas no segmento, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos, o que inclui principalmente os chuveiros lava olhos, além de outros tipos de EPI’s e EPC’s.

 

Este cuidado e atenção com os parceiros fez com que a R3EPI adquirisse prestígio no mercado e também diante dos principais órgãos reguladores. Por conta disso, todas as soluções oferecidas seguem rigorosos padrões de qualidade e possuem C.A. – Certificado de Aprovação Nacional.

 

Este certificado é regulamentado pela NR-6 que deve estar presente em qualquer equipamento de proteção individual, tanto para o uso quanto para a comercialização. Segue, abaixo, o trecho que denota a importância deste certificado para o equipamento:

 

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho,o Ministério do Trabalho e Emprego.

Com este certificado, você tem a comprovação de que o EPI passou por todos os testes e exames necessários a fim de que ele possa receber a aprovação para ser utilizado pelo trabalhador, o que evitará os acidentes e aumentará a segurança dos trabalhadores. Os testes verificam a eficácia e assertividade da proteção do equipamento, bem como sua durabilidade e conforto de uso.

Agora que você conhece mais sobre o C.A. – Certificado de Aprovação Nacional para contar com um chuveiro lava-olhos de qualidade, entre em contato com a R3EPI e confira os modelos que possuímos, com o máximo de cuidado e qualidade, a fim de que você possa oferecer mais do que apenas um item obrigatório para a sua empresa, mas também um equipamento de proteção coletivo que demonstrará a importância da saúde dos seus funcionários.

 

Fale agora com um de nossos colaboradores!

Visite também outras de nossas categorias de Equipamentos de proteção e encontre aquele que se encaixe perfeitamente em sua campanha!

Open chat